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7 dicas para alavancar seu negócio freelancer

Seu site é o canal onde você pode conquistar o reconhecimento do seu público-alvo, mas é claro que isso só é possível se você souber aproveitar o design dele corretamente para que ele possa aumentar de forma eficaz o reconhecimento da sua marca online.

Quando o consumidor escolhe uma marca existem duas características principais que ele observa. Uma delas é a sensação, diretamente ligada à identificação pessoal com a empresa. A outra é o que o produto ou serviço irá representar para ele, que nesse caso, está vinculado à sanar uma dor do cliente ou o que ele tanto deseja que esse negócio pode fornecer.

Mas apesar disso, mesmo que o seu produto seja ótimo, não basta apenas dizer isso ao cliente. Antes do consumidor saber da qualidade, ele vai ser guiado pela imagem o que é denominado de qualidade percebida. Nossos sentimentos e desejos norteiam nossas tomadas de decisão de compra.

É exatamente por isso que um site de sucesso deve ser bem estruturado, ter uma aparência profissional, consistente e com uma identidade marcante. Só assim é possível oferecer para o cliente uma experiência de compra. Confira uma lista com os pilares para impulsionar seus negócios aprimorando a identidade do seu negócio a partir do seu site:

1# DEFINA A SUA IDENTIDADE

Assim como pessoas, marcas também têm uma identidade própria e segundo uma matéria no site da Forbes sua marca é um ecossistema e portanto sua identidade engloba muitos pontos e perspectivas. A sua identidade se reflete através da definição da missão e valores que um negócio constrói e que vai nortear as decisões que ele irá tomar e como ele se comunica no virtual.

Todos os detalhes de uma empresa  geram na cabeça do cliente uma impressão. Mas, quando uma marca possui uma identidade marcante, ela se destaca e é uma das primeiras a ser lembrada pelo seu público-alvo.

2# PENSE NO SEU ESTILO, UM TEMA GERAL PARA O SEU SITE

Para o bom funcionamento de um site e para atender as necessidades do consumidor ele precisa ser de fácil navegação tanto no computador como no celular. A forma como o produto ou serviço é apresentado é um fator crucial para a decisão de compra. Para isso, o design do site deve ser escolhido de maneira coerente.

Existem diversos templates prontos que facilitam esse processo e passam para o seu site um ar de profissionalismo. Um bom exemplo de plataforma que descomplica essa etapa  de maneira útil é a ThemeForest que conta com um catálogo para todos os tipos de negócios.

3# DESIGN

Esse tópico está vinculado aos outros anteriores, mas vamos focar especificamente no logotipo. A logo é uma representação de um negócio de maneira gráfica, responsável por traduzir o conceito vinculado a uma marca. Pode não parecer, mas a criação do logotipo pode ser um processo fácil, com auxílio de plataformas diversas hoje em dia esse processo é simples e descomplicado. Se você está precisando criar uma logo deveria acessar o site da Tailor Brands, o site possui uma gama de ferramentas capaz de criar um logotipo profissional.

4# PALETA DE CORES

O ser humano é movido pelas sensações e é nesse quesito que a escolha da paleta de cores influencia. Existem estudos da psicologia por trás das cores baseadas em áreas do cérebro que elas ativam e da associação criada que se conecta às memórias afetivas.

Vamos fazer um teste: pense em um estabelecimento com as paredes todas pintadas de roxo e verde e em seguida pense em que produto você venderia nesse local? A resposta mais comum provavelmente seria açaí pela associação direta que fazemos. Viu como as cores funcionam como fatores determinantes?

Então, sabendo do papel das cores para a construção da identidade de um negócio, vale saber como escolher a paleta do melhor jeito possível. Uma grande dica é o site Coolors.co, através dele é possível gerar paletas automáticas, pesquisar combinações que funcionam entre si e acompanhar opções de combinações que estão em alta. Mas, atenção: durante a escolha, não esqueça de relacionar as cores com a identidade do seu negócio.

5# SELEÇÃO DE FONTES

Pense nas diversas marcas que você consome durante o seu dia a dia, algumas delas têm fontes tão marcantes que só de bater o olho você já consegue identificar de onde são. Pode parecer algo pouco relevante de início, mas as fontes ou tipografias estabelecem a personalidade da sua marca.

Definir o conjunto de tipografias vai influenciar na percepção do cliente. Inclusive, é possível combinar fontes de estilos diferentes para compor a identidade da sua marca se isso for necessário.

Existem fontes com serifa (aqueles traços no fim das hastes das letras) que dão um tom de formalidade por serem mais clássicas e tradicionais. No geral, são mais legíveis em trabalhos impressos devido ao seu acabamento em serifa.

Também há fontes sem serifa, conhecidas como sans-serif. Esse grupo transmite uma impressão mais moderna. Muito usadas quando se quer passar uma informalidade, descontração. Elas geralmente são usadas para dar ênfase.

E, as fontes que lembram o “feito à mão” possuem um efeito intimista. Neste caso, elas podem  ser cursivas ou não. Quando cursivas conferem um toque de elegância ao texto. Já modelos com letras não cursivas, lembram o trabalho humano por trás, a simplicidade, o lado mais rústico. Em ambos os casos, vale tomar mais atenção para escolher uma fonte que possibilite a leitura.

6# LAYOUT E ESPAÇO EM BRANCO

A palavra layout está relacionada com a estrutura física que apresenta um jornal ou revista, também uma página na internet. Nele estão incorporados todos os elementos desde o texto, formas e imagens e a organização deles ao longo do espaço, incluindo as margens e demais aspectos estruturais.

No momento de definir o layout do site, deve-se pensar também nos espaços em branco entre os elementos. Esse recurso do design visual é amplamente utilizado e torna a visualização mais agradável ao público. Esses white spaces ou negative spaces são áreas sem informações que atuam em diversas funções.

Ele pode ser usado para definir uma hierarquia entre informações no layout, separando as informações entre si, o que ajuda a agrupar informações relacionadas ou separar as de categorias distintas. Outra finalidade é não cansar o leitor do site por criar  áreas de respiro fornecendo uma leitura mais fluida.

Esses espaços podem ser divididos em duas categorias. A primeira seria o micro espaçamentos encontrados entre as letras de uma linhas, das linhas que compõem um parágrafo. Outro caso é o macro espaçamento, eles ficam localizados do lado externo de blocos.

7# IMAGENS

Para a composição de um site frequentemente é necessário o uso de imagens. E o ponto mais relevante a ser considerado é a qualidade dessas imagens. Não faz sentido ter um site maravilhoso e encher ele com imagens que não evidenciam o potencial do seu produto ou serviço.

Caso você não saiba fazer as imagens restam duas alternativas. A primeira é contratar alguém para fazer para você, assim as imagens vão ser feitas exclusivamente para o seu negócio.

E, uma segunda alternativa é utilizar um banco de imagens online. Atualmente existe uma infinidade de bancos de imagens na internet  que variam entre plataformas pagas ou gratuitas. Neles é possível pesquisar e escolher fotografias para construção do seu site. Mas nesse caso, se atente para a licença de uso da imagem para entender quais os usos permitidos para ela e evitar dores de cabeça no futuro.

Bom, agora que você sabe alguns dos tópicos mais importantes para criação de um site completo, não existe desculpa para não procurar ferramentas e começar a aplicar para vender mais.