fbpx
domingo, maio 26, 2024
InícioEntretenimento7 frases de Orgulho e Preconceito que todo mundo deveria ler uma vez na vida

7 frases de Orgulho e Preconceito que todo mundo deveria ler uma vez na vida

Jane Austen, com sua obra-prima “Orgulho e Preconceito”, captura a essência da vida social inglesa do século XIX de uma maneira que poucos romances conseguem. Suas páginas estão repletas de diálogos afiados, críticas sociais perspicazes e, claro, frases memoráveis que transcenderam gerações.

Nestas linhas, exploraremos 7 citações do livro que, ainda hoje, ressoam profundamente, oferecendo lições de vida, amor e sociedade. Prepare-se para mergulhar na sabedoria de Austen, descobrindo como suas palavras permanecem relevantes, iluminando os labirintos do coração humano e as complexidades das relações sociais.

1# SOBRE A CANDURA ARTIFICIAL

“A candura afetada é bastante comum, Jane; encontra-se por toda a parte – mas apenas você consegue ser cândida sem ostentação ou artifício, ver o lado bom do caráter de todos, torná-lo ainda melhor e ignorar o lado mau.”

2# SOBRE A DISTINÇÃO ENTRE ORGULHO E VAIDADE

“A vaidade é o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras sejam muitas vezes usadas como sinônimos. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho se relaciona mais com a opinião que temos de nós mesmos, e a vaidade com o que desejaríamos que os outros pensassem de nós.”

3# SOBRE DISFARÇAR OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS

“Às vezes é desvantajoso ser tão reservada. Se, com a mesma habilidade, uma mulher esconde os seus sentimentos do objeto de sua afeição, pode perder a oportunidade de conquistá-lo; e então haveria muito pouco consolo em saber que os outros também padeciam da mesma ignorância. Existe tanto de gratidão ou de vaidade em quase todas as afeições que não é algo seguro abandoná-las à própria sorte. Todos podemos dar o primeiro passo livremente; uma ligeira preferência é bastante natural, mas são poucos os que têm coragem suficiente para amar sem receber algo em troca.”

4# SOBRE CASAMENTOS FELIZES

“Caso se casasse com ele amanhã, acredito que teria tanta probabilidade de ser feliz quanto se passasse um ano estudando seu caráter. A felicidade no casamento é apenas uma questão de sorte. Mesmo que os noivos conheçam de antemão as tendências um do outro, e que estas sejam semelhantes, sua felicidade posterior não estará garantida. Eles acabarão se tornando suficientemente diferentes para que experimentem seu quinhão de amargura; e o melhor é conhecer o mínimo possível os defeitos da pessoa com a qual temos de passar a vida.”

5# SOBRE AS MULHERES E O CASAMENTO

“A imaginação das mulheres é muito veloz; salta da admiração para o amor, e do amor para o casamento em um instante.”

6# SOBRE O ESFORÇO E OS OBJETIVOS

“O esforço deveria sempre ser proporcional ao fim que se propõe a alcançar.”

7# SOBRE MERECER A PRÓPRIA FELICIDADE

“Uma felicidade duradoura jamais pertenceria a um casal que só se unira porque suas paixões eram mais fortes que suas virtudes.”

Camila Nogueira Nardelli
Camila Nogueira Nardelli
Leitora ávida, aficcionada por chai latte e por gatos, a socióloga Camila escreve sobre desenvolvimento pessoal aqui no El Hombre.