Drácula

7 séries que todo hombre deveria assistir em 2014

Das safadezas de “Californication” às tramas de “House of Cards”, passando pelo mundo mítico de “Game of Thrones”, reunimos opções para todos os gostos.

Drácula
A NBC fez uma remontagem do clássico “Drácula de Bram Stoker”

Todo mês publicamos aqui no El Hombre uma lista com os melhores filmes para se ver no cinema. Eis que um leitor nos cobrou: “E cadê as séries?” Ele estava correto. Desde que falamos sobre as os 12 seriados mais esperados da temporada 2013/14, há quase 10 meses, que não tocávamos no assunto. Então decidimos pedir ao nosso novo colunista, Gleyson Navarro, para listar 7 programas que todo hombre deveria assistir em 2014. Das safadezas de “Californication” às tramas de “House of Cards”, passando pelo mundo mítico de “Game of Thrones”, há opções para todos os gostos. Confira a seguir.

7# Dracula

Sobre a série: Com uma mistura de drama, terror e suspense, a série britânico-americana foi ao ar pela primeira vez no dia 25/10/2013 pelo canal NBC. É uma remontagem do clássico “Drácula de Bram Stoker”. Atualmente possui somente uma temporada, que chegou ao seu término no dia 24/01/2014. Foi indicada a 3 premiações, mas não venceu em nenhuma. No Brasil, é exibida pelo canal de TV por assinatura Universal.

Sinopse: A história mostra a vida do Conde Drácula quando chega a Londres como um investidor americano, atendendo pelo nome de Alexander Grayson, com a promessa de levar ciência moderna à cidade. Mas na verdade, seu objetivo é se vingar da “Ordem do Dragão”, que foi responsável por arruinar sua vida séculos atrás. Ao mesmo tempo ele se apaixona pela mulher que acredita ser a reencarnação de sua amada.

Análise: A série não foi tão bem na audiência enquanto esteve no ar na Europa, mas eu apostaria minhas fichas nesta produção. Assim como aconteceu com “Hannibal”, também assisto “Dracula” desde o episódio piloto desta série, por ser muito fã do personagem. Na minha opinião a série ainda deixa muito a desejar, mas como já disse antes, aposto minhas fichas, acho que tem muito potencial e pode vir a melhorar futuramente.

6# Hannibal

Sobre a série: É um thriller psicológico produzido pelo canal NBC. Estreou no dia 04/04 de 2013 e atualmente está em sua 2ª temporada, cada uma contendo um total de 13 episódios. É baseado no romance de Thomas Harris “Red Dragon”. No Brasil, a série é exibida pelo canal de TV por assinatura AXN.

Sinopse: A história se desenvolve a partir da relação entre o investigador especial do FBI, Will Graham (Hugh Dancy), que tem o dom de recriar cenas de crimes como se fosse o próprio assassino para desvendá-los e o Dr. Hannibal Lecter (Mads Mikkelsen), um brilhante psiquiatra forense que é também canibal e assassino em série.

Análise: Uma produção que ainda não foi indicada a nenhuma premiação, porém, parece ser apenas questão de tempo para que isso aconteça. É um prato cheio para quem gosta de séries mais “cabeçudas”, que exigem do telespectador. Acompanho desde sua estreia, por ser um mega fã do Dr. Hannibal desde “O Silêncio dos Inocentes”. Não estava muito animado por não acreditar que o ator escolhido seria tão bom quanto Anthony Hopkins. Felizmente, eu estava enganado. Mads Mikkelsen se torna um homem de rara classe quando está no papel do canibal, além de conseguir passar com clareza a frieza e superioridade intelectual do mesmo.

5# Mad Men

Sobre a série: Mad Men é um drama do canal AMC que estreou em 2007. Após 6 temporadas, foi anunciada uma 7ª e última, que será feita em duas partes, cada uma com 7 episódios. A primeira parte será exibida em 2014, a partir do dia 13/04. Os episódios restantes serão exibidos no ano de 2015, marcando assim, o seu encerramento. No total, a série já foi indicada a 177 premiações, das quais venceu 68. No Brasil, é exibida pela TV Cultura no canal aberto e pela HBO no canal fechado.

Sinopse: A série se passa nos anos 60 e situa-se na cidade de New York, onde o protagonista é Don Draper (Jon Hamm), diretor criativo de uma agência de publicidade. O foco se mantém nos negócios acerca da propaganda naquela época, tal como na vida pessoal das personagens, dentro e fora do escritório, não deixando de lado as mudanças que vinham ocorrendo nos Estados Unidos.

Análise: Ótima série, sendo o personagem principal um daqueles que se tornam inesquecíveis pela sua atitude e personalidade. Além disso, aos que se interessaram, há também a muito comentada cena de sexo selvagem protagonizada por Peggy Olson (Elisabeth Moss). Encha seu copo de whisky, acenda seu charuto e prestigie esta grande produção.

4# Homeland

Sobre a série: Homeland é um thriller psicológico do canal Showtime muito aclamado pela crítica e está no ar desde 2011. Em 2014, estreará a sua 4ª temporada, que assim como as anteriores, terá também 12 episódios. No total, a série já foi indicada a 56 premiações, das quais venceu 37. No Brasil, é exibida no canal aberto pela TV Globo e no canal fechado pelo FX.

Sinopse: A história tem seu início quando o franco-atirador da marinha, Nicholas Brody (Damian Lewis), é resgatado de um cativeiro onde era mantido como prisioneiro de guerra. O personagem volta aos EUA como heroi nacional, mas a agente da CIA Carrie Mathison (Claire Danes) – que sofre de transtorno bipolar – desconfia que Brody possa ter sofrido lavagem cerebral e agora planeja ataques terroristas a seu próprio país.

Análise: É uma série com ótimos roteiros e que transmite ao telespectador muito bem os momentos de tensão. Acaba deixando a desejar quando foca demais nos dramas adolescentes da filha de Nicholas Brody, Dana Brody. Mas ainda assim, a produção é uma das melhores da atualidade, nunca deixando claro o que pode vir a acontecer e mantendo a expectativa alta. Também é uma boa oportunidade para conferir o trabalho da bela carioca Morena Baccarin no papel de Jessica Brody, com direito a nudez já no primeiro episódio.

3# Californication

Sobre a série: Californication é uma dramédia do canal Showtime que estreou em agosto de 2007. No dia 13/04 estreará sua 7ª – e possível última – temporada, como anunciado em dezembro de 2013, contendo 12 episódios, assim como nas anteriores. A série já foi indicada a 24 prêmios, ganhando 6 destes. É transmitida na TV aberta pelo canal SBT e era exibida no Warner Channel na TV fechada, mas atualmente é transmitida pelo canal I-Sat.

Sinopse: Hank Moody (David Duchovny) é um escritor que se muda para a Califórnia em meio a um bloqueio mental, que o faz não obter tanto êxito quando tenta escrever algo novo. Seu vício em sexo e bebidas pioram ainda mais a situação, dificultando também a tentativa de mostrar que pode ser uma pessoa responsável para a mulher amada, Karen (Natascha McElhone) e para sua filha Becca (Madeleine Martin).

Análise: É uma série muito equilibrada, que na maior parte do tempo faz o telespectador rir e mantém cada episódio agradável, principalmente com o personagem Charlie Hunkle (Evan Handler). Há muitas cenas de sexo e a vida do protagonista é de causar inveja a qualquer hombre que se preze, regada à bebidas e mulheres.

2# House of Cards

Sobre a série: House of Cards é uma readaptação da minissérie homônima que foi ao ar no Reino Unido em meados dos anos 90 pelo canal BBC. Consiste em um drama político do serviço de streaming Netflix que estreou em fevereiro de 2013 e já foi renovada para uma 3ª temporada, que irá ao ar em 2015. A produção já foi indicada a 23 premiações, das quais venceu 9. Atualmente não é exibida em nenhum canal de TV no Brasil.

Sinopse: A série se passa em Washington e narra a história de Frank Underwood (Kevin Spacey), um democrata a quem foi prometido o cargo de secretário de Estado americano, mas que acabou sendo passado para trás na última hora. Agora ele fará de tudo, não importando os meios que serão usados, para se vingar daqueles que o traíram.

Análise: Está, com certeza, entre as melhores séries do momento. A atuação magistral de Kevin Spacey contribui muito para tal, além da forma com que seu personagem conta somente aos espectadores seus planos mais nefastos, nos levando a crer que somos próximos e também fazemos parte de tudo. Apesar de ser uma ficção, é ótima para entender como funciona a relação entre políticos e mídia na vida real. PS: Por ser exibida no Netflix, não é necessário assistir apenas um episódio por semana, uma vez que o serviço disponibiliza todos os episódios da temporada de uma só vez. É uma vantagem e tanto! Atualmente há 2 temporadas completas.

1# Game of Thrones

Sobre a série: É um drama produzido pelo canal HBO, que estreou na TV em 17/04 de 2011, baseado nos livros de George R. R. Martin. No dia 06/04 irá ao ar o primeiro episódio de sua 4ª temporada. A produção já foi indicada a 105 premiações, das quais saiu como vencedora em 54. Atualmente só é exibida pelo canal de TV por assinatura HBO.

Sinopse: A trama se passa nos continentes fictícios Westeros e Essos. Após um verão que durou décadas, os 7 reinos de Westeros entram em guerra pela conquista do trono de ferro, enquanto cresce a iminente ameaça do inverno que se aproxima, além de criaturas míticas situadas em regiões desconhecidas ao norte.

Análise: Esta é possivelmente a série que mais agrada à maioria dos espectadores, é quase uma unanimidade dentre aqueles que têm costumes de assisti-las. E não é para menos, a produção é impecável! Figurinos, cenários, efeitos especiais e quaisquer outros quesitos são muito bem feitos, além de ter roteiros totalmente imprevisíveis, onde até aquele personagem que achamos ser indispensável para a série é morto sem piedade, podendo ser até um protagonista. Isso acaba tornando a história muito mais interessante, apesar dos dias de luto que rendem aos que assistem.