fbpx

9 bikes-conceito que gostaríamos de ver nas ruas

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Essas bicicletas, além de bonitas e elegantes, oferecem ferramentas que facilitariam muito nossas vidas.

bikes-conceito-el-hombre
A 1865 Electirc Velocipede homenageia o modelo que foi o pai das bicicletas

E as bikes vão se multiplicando pelas cidades. Cada vez mais as pessoas estão percebendo o potencial que esse veículo tem de modificar a realidade caótica das metrópoles.

Quem pedala sabe o quão útil é uma bicicleta. Mas elas poderiam ser ainda mais.

É o que nos mostra os incontáveis conceitos lançados frequentemente. Algumas ideias são bem absurdas. Outras, em contrapartida, bastante possíveis. Isso sem falar nos belíssimos projetos que valem só pelo design.

Como já vimos muita coisa boa por aí, resolvemos fazer uma seleção com as bikes-conceito que gostaríamos de ver rodando pelas ruas. De preferência sob nossa direção. E chegamos nessas 9 maravilhas. Dá uma olhada:

Nulla Bike

nulla-bike-el-hombre

Uma bike sem raios, corrente e eixos? Sim é possível. Pelo menos é o que diz o conceito da Nulla. Eu sinceramente não sei quais os tipos de problemas mecânicos que essa bike poderia oferecer – mas, sem eixo, sem aros e sem corrente, ela já nos livraria de muitos pepinos, com certeza.

Bike de madeira de Yojiro Oshima

bike-de-madeira-el-hombre

Esse não é o único conceito de bicicleta de madeira no mundo, mas certamente é um dos mais bonitos. Idealizada num projeto de graduação no Japão, essa bike é composta por quadro, rodas, selim e guidão de madeira. Talvez a pedalada não seja muito confortável, mas a beleza e elegância estarão garantidas.

Air Purified Bike

air-bike-purified-el-hombre

Se não bastasse o zero de emissão de gases tóxicos que as bicicletas proporcionam, esse conceito ainda tem a ousada proposta de purificar o ar literalmente. O mecanismo – um filtro instalado na frente da bike – que faria a mágica acontecer funcionaria da seguinte maneira: enquanto a pessoa pedala, o ar que entra seria filtrado e liberado pelo outro lado mais puro. Além disso, a parte de cima do quadro da bicicleta teria um sistema capaz de gerar oxigênio por meio de fotossíntese, o que tornaria o ar mais puro.

Onebike

onebike-bike-el-hombre

Essa bicicleta certamente não serviria para te levar ao trabalho todos os dias. Mas, ei, não tem gente que tira o possante da garagem apenas aos fim de semana? A Onebike seria a nossa grande bike de exibição. Vai dizer que não ganharíamos fácil qualquer mulher ao pedalar com uma dessa no parque? Bom, o veículo garantiria ao menos a atenção e a elegância – o resto seria com você.

Merge

merge-bike-el-hombre

A ideia dessa bike é se adaptar às necessidades que uma cidade como a de Nova York oferece aos ciclistas. Então ela serviria também muito bem para São Paulo e outras metrópoles. Com diversas funcionalidades, essa bicicleta é ideal para percorrer espaços apertados. Ela é compacta e ágil, e oferece luzes, bagageiro, dispositivo para carregamento USB, de forma que quando não estão em uso permanecem bem discretos. Além disso, a Merge tem um design bastante interessante.

Evo

evo-bike-el-hombre

Essa é uma bicicleta híbrida, ou seja, que serve tanto para cidade quanto para terrenos um mais acidentados. A Evo é perfeita para quem usa a bike como um meio de transporte. Adotando um quadro simétrico, ela pode carregar a mesma quantidade de peso na frente e atrás sem prejudicar o equilíbrio do ciclista. E os racks dianteiros e traseiros podem ser coloados ou retirados a qualquer momento com muita praticidade. A Evo ainda tem uma corrente de segurança embutida em seu quadro que pode ser retirada para amarrar o veículo a postes, grades ou outros locais.

nCycle

ncycle-bike-el-hombre

A nCycle oferece algumas ideias bem interessantes. Você não precisará carregar consigo uma trava para garantir a segurança da bicicleta, já que o próprio guidão serve como uma. O guidão ainda rotaciona 360º para se adaptar às características do ciclista e oferece duas opções de pegadas. Outra ideia interessante é uma bolsinha estabelecida bem no centro do quadro. Nela é possível carregar diversos objetos (até mesmo um computador) e quando vazia o compartimento se retrai para dentro do quadro.

Para facilitar ainda mais nossa vida, a nCycle, que tem aros grande, é dobrável e não oferece muito trabalho para ser carregada. Também existe uma versão elétrica da bicicleta, que mantém a bateria escondida entre os pedais de forma bem discreta. A nCycle ainda têm luzes traseiras e dianteira embutidas, e uma pequena (mas potente) caixa de som atrás da luz dianteira.

Levitation

levitation-bike-el-hombre

Hoje a gente tem que levar o carregador do celular para todos os cantos. Certo? Não se você tivesse uma Levitation. Essa bike de design agressivo possui um gerador e uma bateria potente que vai carregando conforme o ciclista pedala. Com uma entrada USB no guidão, basta você conectar seu smartphone ali e pronto, ele estará carregando. E essa energia ainda pode servir para alimentar outros dispositivos ou mesmo sua casa. A bike, de alguma forma que não entendi como, também ofereceria wi-fi ilimitado.

1865 Electric Velocipede

1865-bike-el-hombre

 

Esse modelo foi criado para homenagear a primeira bicicleta que foi acionada por pedais em 1865. A diferença, além do design, é que essa daqui é elétrica. Provavelmente você não a usaria rotineiramente, para ir e vir do trabalho. Mas que seria legal dar uns passeios com uma 1865 Electric Velocipede, ah, isso seria.