8 ensinamentos sobre estilo e elegância masculina

Estilo e elegância. Estas são duas virtudes masculinas que, há incontáveis anos, homens de todo o mundo perseguem. Mas você já se perguntou o que, exatamente, estas palavras significam? Não é simples dizer, nem mesmo olhando no dicionário, pois há uma carga de subjetividade em ambos.

Trata-se, afinal, de um comportamento construído ao longo de séculos — não de um objeto palpável como, sei lá, um tijolo. De Oscar Wilde a Arthur Ashe, grandes homens já proferiram frases sábias e imortais sobre o tema. Com elas, podemos aprender muito. E, quem sabe, aumentar nossa compressão sobre ser estiloso e elegante.

1# “Você jamais estará excessivamente bem-vestido ou será excessivamente educado.” — Oscar Wilde

O irlandês Oscar Wilde é um dos maiores frasistas da história. Mais de 100 anos após sua morte, esta máxima dele sobre elegância masculina continua atual: é impossível ser estiloso (não confunda com “vaidoso”) ou educado em excesso, pois são duas virtudes que enriquecem um homem. O problema é quando uma pessoa vive na falta de tais qualidades. Aí, sim, há um sinal de que é preciso mudar algo.

2# “Ser notado sem se esforçar para ser notado, isso é o que significa elegância.” — Luciano Barbera

Esta é uma das minhas frases prediletas. O que é ser elegante, afinal? O estilista Luciano Barbera, um ícone da moda italiana, deu a sua opinião: ser notado sem se esforçar para isso. Quando uma pessoa só consegue ganhar a atenção dos outros com roupas chamativas, falando alto demais e este tipo de atitude, é porque não tem conteúdo. Lição? Seja um homem interessante e as pessoas vão parar para te ouvir.

3# “O homem vulgar se cobre, o rico ou o tolo se decoram, e o elegante se veste.”  — Honoré de Balzac

Seguindo no debate sobre elegância, temos esta atemporal frase de Balzac, o grande romancista francês. Ele faz uma crítica àqueles que acreditam que, para se vestir bem, é preciso se decorar. Todas as peças e acessórios caros do mundo não são o suficiente para compensar algo chamado “bom gosto” e “personalidade”.

4# “Homens não precisam de vários escolhas, mas da escolha certa.” — Sid Mashburn

O estilista Sid Mashburn oferece uma lição mais prática. Você não precisa ter um closet imenso, com centenas de peças das mais variadas naturezas — e, sim, as roupas certas à disposição, ele defende. Um belo sapato marrom, por exemplo. Aquele terno bem cortado. Uma jaqueta de couro. Ao montar seu guarda-roupas, dê preferência à qualidade em vez da quantidade.

5# “Um homem deve parecer que comprou suas roupas com inteligência, as colocou com cuidado e depois se esqueceu delas.” — Hardy Amies

Vejo nesta sensacional frase do designer Hardy Amies um paralelo com o mundo dos esportes. Explico. Os grandes atletas são aqueles que executam seus movimentos — pense em Federer batendo um forehand ou Messi dando um drible — como se fosse algo natural deles, que nasceram fazendo. Mas, obviamente, eles praticaram os lances à exaustão para chegar a tal nível.

Com a moda não é muito diferente. O que é um homem estiloso? Aquele que passa a impressão de que escolheu e vestiu sua roupa com cuidado — mas, depois disso, a usou como se fosse parte do próprio corpo. O segredo disso? Muita prática e treino, para encontrar a combinação perfeita de um estilo que se encaixe com a sua personalidade.

6# “Estilo é a resposta para tudo. Uma maneira estimulante de encarar algo tedioso ou perigoso. Fazer uma tarefa estúpida com estilo é melhor do que fazer uma perigosa sem. E fazer algo perigoso com estilo é o que chamo de arte.” — Charles Bukowski

Quem lê Charles Bukowski pode adorá-lo ou odiá-lo. Mas dificilmente alguém fica indiferente à sua obra, marcada pela ousadia, personalidade e provocação. Bukowski tem uma interpretação interessante sobre estilo: é a capacidade de elevar uma ação (seja se vestir ou qualquer coisa) a um nível além do corriqueiro. Em outras palavras, botar paixão em tudo o que você faz.

7# “Estilo é quando estão te expulsando da cidade e você faz parecer que está liderando uma parada.” — William Battie

O que William Battie, um médico inglês do século 18, está fazendo nesta lista? A resposta é simples: a maravilhosa frase acima é de sua autoria. Interpreto suas palavras como uma ode à atitude. Não importa o que você faz, a questão é fazer com personalidade. E isso, meus caros, é a essência do estilo — agir de acordo com suas convicções, não ser um clone dos outros.

8# “Roupas e maneiras não fazem o homem; mas quando ele está feito, elevam grandiosamente a sua aparência.” — Arthur Ashe

Para fechar a lista, as palavras do tenista Arthur Ashe são perfeitas. Ele lembra a todos que não basta se vestir bem para ser um grande homem — é preciso ir muito além disso. Mas, quando você já for um homem virtuoso, o estilo e os modos vão te levar ao próximo nível.

VÍDEOS EM DESTAQUE