fbpx
sexta-feira, julho 19, 2024
InícioLifestyleSaúde8 erros de cuidados com a pele que te fazem parecer mais velho

8 erros de cuidados com a pele que te fazem parecer mais velho

Todos nós queremos “envelhecer graciosamente”, minimizando rugas e garantindo que nossa pele permaneça saudável e radiante. Mas manter seu rosto jovem é um desafio e, embora sua rotina de cuidados com a pele seja destinada a prevenir os efeitos do envelhecimento, você também pode estar cometendo erros que inadvertidamente fazem você parecer mais velho, dizem os especialistas.

“Cuidar da sua pele é essencial porque, à medida que envelhecemos, nossa pele fica mais fina, flácida e enrugada, em grande parte devido à redução da produção de colágeno, uma proteína chave em nossa pele que é essencial para manter a elasticidade e firmeza da pele”, conta Paul Charette, esteticista mestre e fundador da Charette Cosmetics, à Best Life. “Nossa pele está constantemente sendo exposta aos elementos da vida, como poluentes ambientais, sujeira, excesso de óleo, bactérias e outros fatores que a pele do rosto encontra diariamente. Isso é muito para a sua pele lidar todos os dias, e é por isso que, à medida que envelhecemos, os danos se tornam mais notáveis — especialmente se nada está sendo feito para contrariar o dano.”

Muitos de nós tomamos medidas para prevenir ou retardar essas mudanças antes do tempo, em vez de procurar um tratamento depois de notá-las no espelho. No entanto, se você tem seguido certas abordagens na sua rotina de cuidados com a pele e não notou melhorias, talvez seja hora de dar um passo para trás. Continue lendo para saber os 8 erros de cuidados com a pele que podem fazer você parecer mais velho.

1) Ignorar ingredientes anti-idade

À medida que você envelhece, precisa procurar produtos que tenham ingredientes para combater a pele envelhecida, diz Valerie Aparovich, bioquímica e cosmetologista-esteticista certificada da OnSkin, à Best Life.

“Seria um erro não incorporar produtos cosméticos com ingredientes ativos apropriados à idade que ajudam a suavizar rugas, estimular a síntese de colágeno e manter a pele rejuvenescida e tonificada”, ela explica. “As três principais estrelas anti-idade são a vitamina C, o retinol e os peptídeos.”

Cada ingrediente serve a um propósito diferente para sua pele, acrescenta Aparovich. Por exemplo, a vitamina C “estimula a síntese da proteína colágeno, promovendo a firmeza e elasticidade da pele e tornando a diminuição da turgência da pele menos visível, possui propriedades clareadoras, ajuda a desbotar a pigmentação e fortalece as paredes capilares.”

O retinol promove a renovação da pele, acelerando a renovação celular, também esfoliando, clareando e apoiando a síntese de fibras de colágeno e elastina, o que engrossa a textura da pele para suavizar linhas finas e rugas, diz ela. Os peptídeos, por outro lado, aumentam a firmeza e elasticidade da pele impactando na síntese de colágeno.

2) Não usar protetor solar

Durante os meses de verão, a maioria de nós recorre ao protetor solar para se proteger do sol. Mas o FPS é uma necessidade durante todo o ano, mesmo no inverno, quando você pode não pensar em usá-lo.

“Um erro comum de cuidados com a pele é deixar de usar um FPS diariamente só porque pode não estar ensolarado”, diz Charette. “Os raios ultravioleta (UV) ainda podem transmitir através de nuvens e até vidro de janela, tornando sua pele suscetível ao envelhecimento precoce e rugas, o que é por isso que proteger a delicada pele do seu rosto … é uma parte crucial de toda rotina de cuidados com a pele para que você não pareça mais velho. Experimente optar por um hidratante mais leve com um protetor solar de amplo espectro FPS 50 que possa ser usado em conjunto para benefícios ideais de cuidados com a pele.”

De acordo com Rachel Lee Lozina, esteticista licenciada pelo Estado de Nova York, técnica de laser e esteticista oncológica, e fundadora do Blue Water Spa em Oyster Bay, Nova York, você também deve ficar de olho em certos ingredientes.

“Normalmente, eu recomendo um creme de óxido de zinco ou titânio micronizado com antioxidantes adicionados para ajudar com o envelhecimento/dano oxidativo”, diz ela. “Gosto ainda mais se vier em uma versão com cor para minimizar a aparência branca que as formulações de zinco geralmente têm. Ingredientes como ácido hialurônico e esqualeno ajudarão a bloquear a umidade e hidratar a pele.”

3) Aplicar produtos apenas no rosto

Não é apenas o seu rosto que precisa de atenção — você deve aplicar FPS e produtos de cuidados com a pele no seu pescoço e peito também.

“Prestar atenção no seu rosto é ótimo, mas é muito importante não esquecer do pescoço e do peito”, diz Soyoki Abo, esteticista, beleza certificada e fundadora da Abosoyoki.

Ela continua, “Você precisa aplicar produtos de cuidados com a pele nessas áreas também, pois elas recebem a mesma exposição ao sol que o rosto. Por favor, também certifique-se de aplicar protetor solar e produtos hidratantes na área do decote para prevenir rugas e manchas escuras. Mesmo que seu rosto pareça jovem, se você tiver rugas e manchas escuras no decote, isso pode fazer você parecer mais velho.”

4) Ignorar a área ao redor dos olhos

Mesmo que você esteja hidratando e usando os soros apropriados, você ainda pode estar errando se não prestar atenção à área sensível ao redor dos olhos.

“A pele ao redor dos olhos é naturalmente mais fina, mais delicada e mais sensível do que no resto do rosto e perde sua firmeza e elasticidade mais rapidamente. Portanto, os sinais de envelhecimento são sempre mais visíveis aqui”, observa Aparovich. “Além disso, a pele nesta área é mais propensa à secura e requer hidratação regular para prevenir rugas miméticas e relacionadas à idade.”

Em vez de apenas usar seu creme facial geral ao redor dos olhos, Aparovich sugere um “creme para os olhos bem formulado” para tornar as rugas e bolsas menos proeminentes.

“Os cremes para os olhos geralmente são formulados com uma textura mais leve do que os produtos faciais, por isso são melhor absorvidos pela pele delicada. A maioria dos cremes para os olhos são direcionados [e] formulados com a delicadeza desta área específica da pele em mente”, ela diz. “Geralmente, eles contêm concentrações mais altas de componentes hidratantes e ingredientes abordando preocupações particulares desta zona da pele, como cafeína para olheiras ou derivados de menta para resfriamento e inchaço.”

5) Esquecer a esfoliação

Pular a esfoliação é outro erro de cuidados com a pele que pode fazer você parecer mais velho. Embora seja um erro comum, de acordo com Charette, você vai querer corrigi-lo o mais rápido possível. “É um passo importante nas rotinas de cuidados com a pele porque é uma oportunidade para eliminar células mais antigas e sem brilho que podem fazer você parecer mais velho e fazer com que sua pele não funcione no seu melhor!” ele diz. “A camada mais externa da nossa pele, chamada estrato córneo, é composta por células mortas da pele que podem fazer a pele parecer opaca, áspera e podem obstruir os poros. A esfoliação ajuda a remover essas células mortas da pele, revelando uma pele mais fresca e suave por baixo.”

Não tem certeza de com que frequência você deve esfoliar para evitar exageros? Jessica Iturzaeta, esteticista licenciada, podcaster por trás do Learning to Glow, e fundadora da SJ Skincare, recomenda esfoliar de uma a três vezes por semana, dependendo do produto que você está usando. Se você faz tratamentos faciais regularmente, isso também pode ter um “grande impacto”, ela acrescenta.

6) Não limpar corretamente

Se você é bom em lavar o rosto regularmente, pode não pensar que precisa abordar essa etapa na sua rotina de cuidados com a pele. No entanto, se você não estiver limpando por pelo menos 30 segundos ou se usar lenços removedores de maquiagem, Lindsey Zubritsky, MD, FAAD, dermatologista certificada pelo conselho, diz, “Você está fazendo errado.”

“Durante todo o dia, estamos acumulando sujeira, detritos, suor na nossa pele — e se não tirarmos isso da nossa pele, isso vai entupir nossos poros e nos fazer parecer mais velhos”, ela diz em um TikTok de julho de 2023. Isso “também pode levar a surtos de acne e rosácea.”

Você também deve esperar para limpar até depois de ter escovado os dentes.

“Quando você escova os dentes, está deixando para trás saliva, pasta de dente, [e] bactérias na pele”, diz Zubrisky. Quando esses permanecem na pele, podem levar a surtos de acne, bem como a dermatite perioral (uma erupção cutânea vermelha que se forma ao redor da boca).

7) Não hidratar corretamente

Depois de terminar a limpeza, é vital continuar com um hidratante hidratante para uma pele de aparência jovem — e esta é outra etapa com a qual você não deve ser inconsistente.

“Repor a pele com ácido hialurônico mais os ceramidas adequados é a melhor maneira de aumentar a hidratação camada por camada”, diz Lozina. “Ao não manter a pele hidratada, a pele tende a ficar propensa à flacidez e rugas, o que fará você parecer mais velho.”

Aparovich observa que um bom hidratante fortalecerá a barreira protetora na sua pele, prevenindo a absorção de estressores externos como sujeira e bactérias e protegendo contra interrupções relacionadas ao clima, como vento e geada. A pele bem hidratada simplesmente parece “mais espessa, densa, mais cheia e mais brilhante”, ela acrescenta, minimizando assim qualquer vincos e rugas.

Precisa de um novo hidratante? Aparovich recomenda procurar ingredientes como ácido hialurônico, colágeno, fosfolipídios e extrato de aloe vera.

8) Aplicar base em pele seca

A maquiagem deve realçar nossas características e nos fazer sentir que estamos apresentando nosso melhor rosto. Mas se você pular a hidratação e aplicar sua camada base em pele seca, provavelmente não terá esse efeito positivo.

“Quando a pele é naturalmente seca, ela não receberá muita nutrição dos componentes hidratantes nas formulações de produtos de tez”, diz Aparovich. “Além disso, algumas bases podem ressecar a pele para manter uma aparência mate. Não só a pele seca perderá umidade e, portanto, sua plenitude e suavidade, mas as linhas finas e rugas ficarão mais definidas, adicionando anos à sua aparência.”


Artigo escrito por Abby Reinhard no site Best Life, traduzido ao português pelo El Hombre

Redação El Hombre
Redação El Hombrehttps://www.elhombre.com.br
O El Hombre é um portal de lifestyle para o homem contemporâneo com mais de 5.000 artigos sobre estilo, carreira, fitness e muito mais. Fale conosco pelo email [email protected]