fbpx

8 filmes sobre o espaço que vão além da ficção

Pedro Cohn
Pedro Cohn Diretor de Negócios

No último mês o universo esteve em pauta. A descoberta do planeta primo da Terra, o Kepler 252b; as primeiras imagens de Plutão; e o anúncio de um investimento de 100 milhões de dólares num programa de procura de vida extraterrestre foram destaques de jornais e sites de notícia por todo o mundo.

E já que o espaço está em voga, resolvemos fazer uma lista com alguns filmes realistas sobre o universo e viagens espaciais para nos colocar no clima.

Dessa vez, nada de ficções surreais, senhores.

1# No Assombroso Mundo da Lua (1968)

O diretor Robert Altman dirige esse filme que se passa no meio da Guerra Fria, quando dois astronautas americanos ganham uma corrida até a Lua dos soviéticos.

Uma curiosidade é que foi pedido a Altman que ele regravasse um diálogo que a produtora entendeu que não estava bom – mas o diretor se negou completamente a atender o comando. Resultado? Ele foi despedido e o diálogo, que teoricamente estava ruim, se tornou o ponto mais forte do filme, passando autenticidade à obra.

O diretor credita toda a realidade de seu filme ao acesso que teve aos prédios da NASA no Cabo Canaveral.

2# 2001: Uma odisseia no espaço (1968)

Talvez o maior clássico de ficção científica já feito no cinema. O Diretor Stanley Kubrick se apegou aos detalhes em sua realização e o filme é super preciso quando o assunto é viagem espacial.

Ele contratou mais de 50 especialistas de organizações espaciais para trabalharem de consultores no filme. Muito da tecnologia inovadora que a obra mostra acabou se tornando realidade, como a ligação com vídeo, espaço naves com motores nucleares e computadores assistentes pessoais (né, Siri?).

3# Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo (1995)

Quem não lembra da frase “Houston, we have a problem”? Pois é, os astronautas da missão Apollo 13 realmente passaram por problemas e usaram uma frase super parecida: “Houston, we had a problem”, em 1970.

O filme é baseado na história real da missão espacial e toda a tensão e sentimento de claustrofobia que o diretor Ron Howard passa no filme nos faz quase que viver na pele o desespero que os tripulantes devem ter sentido durante a viagem.

4# Lunar (2009)

Só de pensar em ficar sozinho durante três anos na Lua já é de arrepiar. Essa é a premissa do longa estrelado por Sam Rockwell.

Durante sua estadia em nosso satélite natural, ele se depara com uma descoberta perturbadora. Todos os problemas psicológicos que um ser humano teria ao ter essa experiência foi discutido por cientistas da NASA e colocado em ação no filme.

Quer mais real que isso?

5# Viagem à Lua de Júpiter (2013)

Conhecida também por Europa, esse satélite natural ficou famoso nos últimos anos por conter oceanos abaixo de sua superfície. A descoberta foi feita pelas sondas espaciais Voyager 1 e Voyager 2.

Até aí tudo realmente aconteceu. Mas o filme brinca com a seguinte ideia: se existe um oceano, deve existir vida também.

Com um ar de documentário, o longa, que teve um orçamento apertado, é considerado um exemplo de realidade no aspecto tecnológico e físico (de física, a ciência mesmo).

Já em relação à vida extraterrestre em nosso sistema solar, isso ainda demorará um bom tempo para descobrirmos.

6# Gravidade (2013)

Sanda Bullock fez uma performance impressionante nesse filme, a computação gráfica deixa tudo ainda mais realista – mas o que realmente chama à atenção é como a física foi trabalhada no longa.

Cada pedaço de nave flutuando no espaço é uma obra de realidade. Chega a ser assustador como tudo aquilo parece ser de verdade. Sem contar que todo esse cenário de satélites se chocando é uma teoria conhecida por Síndrome de Kessler, primeiramente proposta por Donald Kessler in 1978.

7# Interestelar(2014)

A visão realista de Chistopher Nolan não é apenas creditada às cenas ambientadas no espaço, mas também à como ele vislumbra a morte do planeta Terra. A morte por falta de comida é crível e nos faz pensar se será assim que perderemos nossa casa.

O filme aborda ainda outro assunto: buracos negros. A existência deles já está mais que comprovada. O que não sabemos é se caso entrarmos em um teremos o controle do tempo como o Matthew McConaughey tem no filme.

Alguém se habilita?

— BÔNUS —

8# Perdido em Marte (2015)

Pode parecer pretensioso colocarmos um filme que ainda nem foi lançado e que tem somente um trailer no ar entre grandes obras do assunto. Mas a real é que o filme é baseado em um livro – e um ótimo livro.

Na obra, o astronauta Mark Watney fica preso em Marte e precisa sobreviver ao inóspito planeta vermelho até que uma unidade de resgate venha ao seu encontro. O autor fez uma pesquisa minuciosa para escrever “O Marciano”, procurando ser super realista.

A Adaptação para o cinema está sendo dirigida por Ridley Scott e será estrelada por Matt Damon e Jessica Chastain. O filme estreia dia 26 de novembro no Brasil.