fbpx

8 motivos para você não perder o Super Bowl XLIX de jeito nenhum

Thiago Sievers Head de Parcerias

Domingo é dia de Super Bowl XLIX, hombres, e teremos um jogaço. De um lado o campeão da temporada passada, o Seattle Seahawks, e do outro o maior campeão do século XXI, o New England Patriots.

Os dois times são liderados por grandes quarterbacks. Russell Wilson, do Seahawks, ainda está escrevendo seu nome na história do esporte. Iniciou a carreira profissional na temporada de 2012, quando ganhou o prêmio de Novato do Ano. E logo na temporada seguinte liderou o Seattle Seahawks ao primeiro título do Super Bowl na história do time.

Já o Patriots conta com o gigante Tom Brady, considerado um dos melhores quarterbacks da história do futebol americano, apesar das polêmicas que têm envolvido seu nome ultimamente (ele está no meio do escândalo das bolas murchas). Ele esteve nos três títulos do SB do New England Patriots (2001, 03 e 04). Se você for checar seus número vai compreender porque ele é um dos grandes nomes do esporte.

Mas hoje não viemos para falar de nenhum dos dois. Hoje não falaremos de quarterbacks (aqueles que lançam a bola), os queridinhos do futebol americano – mas de running back (aqueles que correm com a bola).

MARSHAWN LYNCH, A BESTA

Se tem um cara que impressiona com as jogadas, esse cara é Marshawn Lynch. O running back do Seattle Seahawks é um verdadeiro trator quando agarra a bola e parte em direção à end zone (área onde acontece o touchdown). Tanto é assim que seu apelido é beast mode, que traduzindo é “o modo da besta”. Quando ele aciona esse modo, sai da frente.

E esse é o jogador que estamos ansiosos para ver na grande final do futebol americano de 2015 (temporada 2014, vale notar).

Quer entender o porquê? Dê uma olhada nessa seleção de lances espetaculares que fizemos da besta. Nem é preciso entender de futebol americano para ver que o que ele faz é fora de série.

Veja e certamente seus olhos também estarão vidrados na tv domingo à espera de algum atropelamento em massa.

(A tv americana tem um política rigorosa de direitos autorais e, por isso, é difícil encontrar vídeos com boa qualidade no YouTube, mesmo dos grandes lances.)

8# 56 jardas – 2007 contra Cincinnati Bengals

Foi nesse jogo, mais especificamente nessa jogada, que a estrela se mostrava ao mundo. Em sua primeira temporada como profissional, Lynch cravou esse touchdown numa corrida de 56 jardas. Feito monstruoso para colocar qualquer um sob os holofotes. Foi também a primeira vez que ele correu mais de cem jardas numa única partida.

O engraçado é perceber que, como ainda não se tinha noção das verdadeiras potências de Lynch, a defesa não estava preparada para o que viria. Percebe-se que, após Lynch quebrar o primeiro tackle (ação em que um jogador tenta impedir o avanço do adversário com a bola), não há jogadores para impedir sua corrida. Essa moleza terminaria nos anos seguintes.

7# 43 jardas – 2013 contra o Houston Texans

Essa é a única jogada da lista que não termina com um touchdown. Se terminasse é possível que estivesse encabeçando o ranking.

Aqui vemos toda a potência de Marshawn Lynch, que vai quebrando taclkes e mais tackles até finalmente ser levado ao chão 43 jardas depois da linha onde começou a jogada.

É incrível como ele é capaz de mudar de rota e se safar de situações em que parece não ter nenhuma saída. Veja um vídeo com mais qualidade aqui.

6# 33 jardas – 2012 contra o Arizona Cardinals

Marshawn Lynch e companhia simplesmente atropelaram o Cardinal nessa partida válida pela temporada de 2012. O placar final foi de 58 a 0. Isso mesmo. E a besta colaborou em muito.

Primeiro com um touchdown de 20 jardas em que demonstrou toda a sua habilidade em mudar a corrida de direção e sua velocidade. E depois ele fez uma jogada impressionante de 33 jardas. Justo ou não?

Infelizmente não conseguimos achar um vídeo com as jogadas em separado, mas no clipe acima você pode vê-las nos minutos 2:15 e 3:00, respectivamente.

5# 77 jardas – 2012 contra o Detroit Lions

Você pode estar perguntando por que uma corrida de 77 jardas não está mais para frente na lista. Por um simples motivo: Lynch não foi tocado nessa jogada. Os parceiros do running back o defenderam tão bem que ele apenas teve que acionar suas pernas para correr livremente até a end zone.

Não estamos dizendo que foi fácil, mas certamente menos difícil do que os feitos abaixo. Veja o vídeo oficial aqui.

4# 49 jardas – 2014 contra o San Francisco 49ers

Na final da Conferência Nacional de Football (equivalente às semifinais da NFL) da temporada de 2013 o Seahawks jogou contra o San Francisco 49ers. E no terceiro quarto, quando o time de Seattle perdia por 10 a 3, Lynch fez esse touchdown incrível de 40 jardas. Dê uma olhada nessa filmagem da torcida e veja se a galera não foi à loucura.

No fim seu time venceu a partida por 23 a 17 e se classificou para o Super Bowl 2014. O Seahawks foi o campeão do ano passado dando uma lavada no Denver Broncos de 43 a 8.

3# 15 jardas – 2011 contra Philadelphia Eagles

Uma corrida de 15 jardas certamente não mereceria estar no pódio dos melhores de Lynch. Mas a forma como ela aconteceu muda essa realidade.

O jogador acionou o seu “beast mode” aqui e fez algo que ninguém poderia acreditar. Nem mesmo o narrador, que disse: “Lynch, não vai conseguir nada aí. Bem, talvez…”. Foi o primeiro touchdown da partida. E o jogador também marcou o segundo numa corrida impressionante de 40 jardas sem ser tocado por ninguém.

2# 67 jardas – 2010 contra New Orleans Saint

Eis a jogada que está no topo de qualquer lista das melhores corridas de Lynch (você entenderá por que não está na nossa em breve). No primeiro jogo dos playoffs da temporada de 2010 (o que seria a oitavas-de-final), o Seahawks superou o Saint por 41 a 36 graças a essa jogada épica da besta.

A jogada foi tão épica que ganhou até um apelido: Beast Quake (ou “O Terremoto da Besta”). E esse apelido não foi por acaso. Dizem que durante a corrida e, principalmente, ao final dela, a empolgação de quem estava no estádio foi tão grande que a movimentação das pessoas fez o chão tremer de tal maneira que seria possível registrar um abalo sísmico. Aqui um vídeo filmado da arquibancada.

Muitos dizem ter sido a maior jogada de um running back que já viram na vida. Absolutamente histórico.

1# 79 jardas – 2014 contra Arizona Cardinals

Faz pouco tempo que Marshawn Lynch bateu seu próprio recorde numa única corrida: 79 jardas. O feito aconteceu no dia 21 de dezembro do ano passado contra o Arizona Cardinals, em partida válida ainda para a temporada regular (antes dos playoffs, que é o mata-mata).

O running back correu simplesmente 79 jardas feito uma besta maluca mesmo, passando no meio da defesa do Cardinals, quebrando tackles como ninguém e quase saiu pela lateral do campo. Um animal! A jogada com certeza ficará marcada na história da NFL.