fbpx

8 músicas que estão bombando na internet em 2014

As águas de março que fecham o verão já chegaram. No último mês, a temporada mais quente do ano se despediu oficialmente. É momento, então, de olhar no retrovisor e lembrar as músicas que chacoalharam os primeiros meses do ano e cujos álbuns ainda devem fazer muito barulho em 2014.

Fizemos uma seleção um pouco diferente do básico “melhores músicas”. Como você já deve conhecer produções como “Happy” (Pharrell Williams), “Team” (Lorde) ou “All Of Me” (John Legend), optamos por selecionar coisas que talvez ainda não conheça, mas que estão sendo comentadas nos sites e blogs especializados.

8# Beck – “Blue Moon”

Tire alguns minutos para percorrer a grande rede e você vai notar que 10 entre cada 10 blogs de música tem o novo disco do Beck como um dos mais aguardados de 2014.

Pois Morning Phase, o álbum, chegou às prateleiras em fevereiro e revela missão cumprida: a décima-segunda bolacha do californiano é de tirar o fôlego. Maduro, introspectivo e recheado de belas melodias. “Blue Moon” é prova máxima disso.

7# Silva“Janeiro”

Também construída ao redor de lindas melodias é Janeiro”, música que trouxe o primeiro aperitivo para o novo álbum de Silva.

Lançada ainda em fevereiro, a track resume as 11 canções de Vista Pro Mar: arranjo otimista, clima ensolarado, pitadas de sintetizadores oitentistas e, acima de tudo, a comprovação de que o capixaba é sim um dos mais talentosos novos nomes da nossa música.

Daqui a alguns dias, Silva apresenta o recém lançado disco nos palcos do Lollapalooza Brasil. Depois, embarca em turnê pelo país e o mundo. Esse ano promete.

6# Temples – “Shelter Song”

A melhor nova banda britânica. Se depender dos “padrinhos”, difícil negar.

O Temples é uma banda nascida em Kettering, cidadezinha localizada 130 km ao norte de Londres. E, com a afirmação, acima foi apresentada ao mundo pelo ex-The Smiths Johnny Marr e por Noel Gallagher, ex-guitarrista do Oasis.

Com o pé cravado nos anos 60, o quarteto faz um rock psicodélico de altíssimo nível – algo como os Beatles na fase Rubber Soul e Revolver (talvez por isso Mr. Gallagher tenha caído de amores pelos caras).

Sun Structures, o disco de estreia do Temples, foi lançado em fevereiro. “Shelter Song” é um ótimo ponto de partida.

5# Rick Ross – Sanctified

Ter gigantes como Jay-Z, Kanye West e Diddy participando do seu disco não é para qualquer um. É para Rick Ross, que com o lançamento de Mastermind tem tomado de assalto o mundo do hip hop nesse princípio de 2014.

Lançado no dia 3 de março, o sexto álbum de Ross foi direto ao número 1 da Billboard, a parada norte-americana. Vem embalado por beats e arranjos poderosos – como em “Sanctified”, que traz vocais de Kanye e Big Sean e um sample inesquecível da soul woman Betty Wright.

4# Rio Shock – “Transante”

Música onipresente nas festas mais antenadas, que levou a banda ao palco do Caldeirão do Huck e cujo clipe soma mais de 600 mil views no YouTube. “Transante” foi, definitivamente, a trilha sonora desse verão (carioca, especialmente).

Criado pelo incansável DJ e produtor João Brasil, o Rio Shock é um divertido mix entre o funk carioca e a dance music dos anos 90 (tão popular mundo afora após ser reciclada com muito bom gosto por artistas como Disclosure).

Contando ainda com as vozes de Dannie e MC Sabará e as coreografias de Safadin Dancy, o Rio Shock lançou há pouco um EP com 4 tracks. E promete um álbum completo para a metade do ano.

3# Lykke Li – “No Rest For The Wicked”

Lykke Li é sueca. E, pasmem, é loira (o que, antes mesmo de ouvir a música, já garante a sua atenção. Afinal, sim: ela é uma gata).

Talvez seja esse o motivo de a cantora de 28 anos ter declarado: “Meu novo disco é sobre a vergonha e a confusão de ser uma mulher mal interpretada e julgada pelas aparências”.

Ok, Lykke, a gente entende. O fato é que você escreve canções de derreter corações apaixonados. E o seu terceiro e novo álbum, I Never Learn, já diz a que vem com a balada “No Rest for the Wicked”.

2# Damon Albarn – “Lonely Press Play”

Damon Albarn é Blur. Damon Albarn é Gorillaz. Damon Albarn é The Good, The Bad & The Queen. E agora, Damon Albarn é Damon Albarn.

Depois de moldar a música britânica nos anos 90, conquistar o mundo com um grupo feito em animação e se aventurar ao lado de um integrante do lendário The Clash, Damon resolveu voar em carreira solo.

Everyday Robots é o nome do disco. Prometido para abril, já ganhou um first taste: “Lonely Press Play”.

1# Warpaint – “Love Is to Die”

Quatro garotas em uma mesma banda fazendo rock ‘n’ roll. Começar o ano dessa maneira não foi nada mal.

Warpaint, o autointitulado segundo disco do grupo de Los Angeles, chegou às prateleiras em janeiro, imediatamente levando as garotas para a capa da Dazed & Confused e para os principais programas da TV norte-americana, entre eles o do Conan O’Brien.

Entre os blogs de música mais antenados, já há uma aposta: Warpaint estará entre os melhores discos de 2014 nas famosas listas de fim do ano.