Fazer um esquenta em casa tem várias vantagens. Primeiro que você não vai precisar pagar uma fortuna nas bebidas como paga dentro das baladas. Segundo que você já chega na festa calibrado. Terceiro que a noite fica ainda mais longa, o que nos dá mais tempo de curtição. E quarto (para ficar apenas em 4 vantagens) que você já pode começar a se aproximar daquela mulher que está de olho antes de todos os caras da balada lotarem seus ouvidos de xaveco.

Por isso, decidimos dar umas dicas para você ser anfitrião de um bom esquenta. Você pode perguntar: “Mas porque raios eu gostaria de ser um anfitrião de um esquenta se isso só dá dor de cabeça?”. Bom, antes de qualquer coisa: sua casa, suas regras. Ali você manda e desmanda. Você vai dizer o que pode e o que não pode. Não estamos sugerindo que você seja um tirano. Mas, digamos, um bom líder, que sabe como agradar o povo.

E, depois de qualquer coisa, a popularidade. Anfitriões são sempre populares. Se sua casa se tornar o centro de encontro da galera, a chance de você ser o centro da turma é muito grande.

Então veja algumas sacadas importantes para que você não passe vergonha ao propor para a galera que seu lar sirva como aquecimento para a noite. Se tudo der certo, a pista de dança da boate ficará em segundo plano.

1# Saiba quem convidar

O esquenta é uma pequena festa. E festas, seja do tamanho que for, dão algum trabalho. Esse trabalho será tão maior quanto menor for o nível de noção de seus participantes. Então saiba quem está indo ao seu esquenta. Sempre tem os amigos dos amigos que adoram destruir lares. Tudo bem que não será uma festa e não terá tempo suficiente para isso. Mas nunca duvide desses caras. Controle a presença deles e libere a presença delas. Saber quem irá ao esquenta também é bom para organizar os comes e bebes, que vêm logo abaixo.

2# A bebida

O esquenta, como o próprio nome sugere, é um momento em que os baladeiros esperam ter em mãos bebidas que possam deixá-los mais soltos para a curtição. Por isso, é muito importante que você tenha já em casa algumas cervejas na geladeira antes da galera chegar para facilitar o início dos trabalhos. É um saco o esquenta começar e ter que ficar esperando a bebida gelar.

Por isso, cuide também de ter gelo pronto no freezer. Afinal, é bem provável que algum amigo leve uma garrafa de algum destilado para que vocês façam um drinque, uma caipirinha, tomem com energético… Há mil e uma maneiras de fazer um drinque, mas em quase todas o gelo é essencial para o preparo. Se você vacilou e reparou em cima da hora que seu estoque não está completo, seja ligeiro e peça a algum amigo que traga um saco de gelo. Ou dois – depende das proporções de seu esquenta.

3# A comida

Os esquentas costumam começar mais ou menos no horário do jantar (isso se você e sua turma forem minimamente organizados). Por isso, o pessoal vai ter fome. E, se você quer preservar sua noite e a de seus amigos, providencie comida. Beber das 21 horas ao final da noite de barriga vazia é encrenca na certa.

Batatas chips, salgadinhos, amendoins, torradas com patê e queijos podem ser ótimas opções de petiscos que não precisam sujar pratos para servir. Colocá-los numa tigela evita sujeira também.

Mais uma vez, se organize para quando seus amigos chegarem os petiscos já estarem prontos. Ter que começar a comprar as coisas quando todo mundo estiver na sua casa atrasa todo o planejamento da noite.

4# Onde servir

Como falamos, é importante que a casa esteja arrumada quando as pessoas chegarem. É isso que um bom anfitrião faz. Mas, calma, não precisa de muito requinte para a ocasião. Jogar uma toalha qualquer (mas limpa, claro) sobre a mesa da sala com os aperitivos, copos, garrafas e outros itens necessários é o suficiente para que todos possam se servir e se sentir à vontade.

Uma dica: opte por copos descartáveis para não ter o trabalho de precisar lavar a louça depois. A não ser que vocês façam muita questão que o copo seja feito de um material bom para preservar a qualidade da bebida. Uma tábua, facas para frutas, açúcar e sal também entram nessa lista.

5# O som

Se o intuito do encontro é aquecer os motores, então não se esqueça da seleção musical. A fonte da música pode ser até mesmo o seu smartphone tocando sobre a mesa. O importante é ter um sonzinho rolando para ditar o tom da curtição. Procure escolher músicas do gênero da balada que vocês irão após o esquenta.

6# Antes de partir

É hora de sair para a noite. Um pouco antes, no entanto, reúna os amigos para dar um tapa geral na casa. Esse é um momento difícil. Todos estão um tanto ébrios e só querem saber de curtir a noite. A última coisa que eles desejam é arrumar uma casa. Você precisará usar toda sua lábia para conduzi-los ao objetivo. Ou então, em último caso, sua autoridade de anfitrião.

Não esqueça de fazer isso, caso contrário sobrará tudo para você no dia seguinte. Com os esforços de todos, vocês resolvem o problema em 3 minutos. Jogar as latas de cerveja no lixo e colocar todas as louças na pia já faz diferença.

7# Acerte a conta

Antes de sair de casa acerte as contas com os amigos. Você teve que comprar cervejas e petiscos antecipadamente. O dinheiro saiu do seu bolso, mas todos consumiram e então boa parte da bufunfa deve voltar de onde veio. Combine isso antes do esquenta com todos para não ter problema. Conforme os pré-baladas em sua casa forem se tornando um hábito, isso vai ser uma rotina e não necessitará mais de avisos.

8# Indo para a balada

Sabemos que já está mais do que claro, no entanto, precisamos fazer nossa parte: não beba e dirija. Sempre tem um amigo que não bebe ou então utilize a ideia do “cara da vez”. Se não tiver um, chame um táxi. Para isso, tenha em mãos números de pontos próximos a sua casa ou baixe aplicativos no seu celular para pedirem um carro. Essa tarefa é sua, hombre.

Seguindo todos esses passos você será um ótimo anfitrião e a galera reconhecerá isso. Acredite. Afinal, se a balada não for boa pelo menos o esquenta já valeu a noitada.

#Mudança de planos

O esquenta está bombando? Bebida boa, amigos fieis, mulheres bonitas e solteiras, música no alto? Se a noite já está rolando ali mesmo, por que sair para uma balada? Talvez o melhor seja mudar o plano e deixar a festa rolar na sua casa mesmo. Tenha em mãos o número de alguns parceiros e algumas gatas para fazer a festa ficar ainda melhor, caso a balada fique para outro dia e aproveite.