Com o final de março, chega ao fim também o verão. Ou seja? A partir de agora a temperatura ficará cada vez menos convidativa para um pulo na praia ou aquele passeio no parque. Mas tudo bem, pois 9 ótimos filmes estreiam este mês no Brasil, que vão garantir algumas boas horas de diversão no aconchego da poltrona. Vamos a eles:

1# Noé (03)

Após brilhar com O Lutador (2008) e Cisne Negro (2010), o diretor Darren Aronofsky decidiu se aventurar numa história bíblica: a Arca de Noé. O filme tem Russell Crowe no papel principal, além de Jennifer Connelly, Anthony Hopkins e Emma Watson no elenco. Com orçamento de US$ 125 milhões, você pode esperar uma grande produção, mas nada muito além disso: apenas 47% da audiência aprovou Noé nos EUA, onde estreou sexta-feira passada.

2# Toque de Mestre (03)

Após 5 anos afastado dos palcos, devido a uma fobia social, o brilhante pianista Tom Selznick (Elijah Wood) retorna para um show. O que ele não esperava? Que o seu pior pesadelo se realizasse. No meio da partitura há uma recado dizendo: “Toque uma nota errada e você morrerá.” Trote? Piada de mau gosto? Não, realmente há um sniper no teatro ameaçando a sua vida. Muito elogiado pela crítica, Toque de Mestre é uma aposta certa para quem gosta de suspense.

3# Capitão América (10)

Não vá pensando que Capitão América 2: O Soldado Invernal é o típico blockbuster mediano de super-herói. Nada menos do que 92% dos críticos dos EUA elogiaram o filme, passado 2 anos após Os Vingadores e que mostra o Capitão América lutando (novamente) para salvar o mundo.

4# Yves Saint Laurent (10)

O estilista francês Yves Saint Laurent (1936-2008) foi um dos maiores gênios da moda no século passado. O filme conta a ascensão dele ao cargo de diretor criativo da Dior, então aos 21 anos, e a montanha-russa de sua vida pessoal e profissional nas décadas seguintes.

5# O Grande Mestre (17)

Que tal, agora, alguma coisa mais agitada? O Grande Mestre retrata a história real de Ip Man (1893-1972), o mestre de Bruce Lee, durante a guerra sino-japonesa de 1937. A rivalidade entre os dois países levanta a discussão: qual tem os melhores lutadores de artes marciais? E Ip Man acaba entrando de cabeça (literalmente) neste debate.

6# Divergente (17)

Se você gosta de ficção científica e não perde os novos capítulos de Jogos Vorazes, este é o filme para você. Numa sociedade distópica e pós-apocalíptica, onde a liberdade das pessoas é quase inexistente, uma garota decide desafiar as convenções morais. Clichê, não? Mas tudo bem, pois a deliciosa Shailene Woodley (atriz principal) compensa qualquer roteiro.

7# Amante a Domicílio (24)

Woody Allen fazendo um cafetão desajustado. O que mais você precisa para te convencer? Vamos ao próximo filme.

8# A Recompensa (24)

Após 12 anos de prisão, o arrombador de cofres Dom Hemingway (Jude Law) é liberado. E, agora, ele quer a sua recompensa por manter a boca fechada. Esta comédia negra tem, como plus, a presença de Emilia Clarke, a Khaleesi de Game of Thrones, para quem está com saudades da série.

9# Jogada de Rei (24)

E para finalizar a lista, mais um filme envolvendo um ex-detento. Mas desta vez não é uma comédia e, sim, um drama estrelado por Cuba Gooding Jr, que cria um clube de xadrez para ajudar jovens perdidos a tomar um rumo na vida — e acaba encontrando um verdadeiro talento do tabuleiro.