8 filmes memoráveis de Robin Williams

Compartilhe

O falecimento de Robin Williams chocou a todos nós. Ele foi um dos atores mais talentosos da sua geração. Brilhou tanto em papéis cômicos (quer marcaram a infância de muita gente) quanto dramáticos, vivendo figuras com uma vulnerabilidade extremamente sincera.

Williams tinha uma energia diferente. Toda vez que entrava em cena, a câmera capturava isso, trazendo uma imprevisibilidade que poucos atores conseguem causar no público. Em tributo a esse gigante do cinema, selecionamos 8 filmes memoráveis dele.

1# Bom dia, Vietnã (1987)

Esse filme foi responsável por trazer notoriedade a Williams depois de alguns fracassos no começo de carreira. Ele interpretou um DJ da rádio das forças armadas dos EUA no Vietnã, que imortalizou a vinheta “bom dia, Vietnã”. O segredo do roteiro foi deixar Robin o mais livre possível, improvisando todas as transmissões que fazia.

2# Sociedade Poetas Mortos (1989)

Numa das primeiras mostras de sua versatilidade, Williams emocionou muitos com a interpretação de um professor de literatura que inspira seus alunos contra o pragmatismo da rígida escola que estudam. E pode-se dizer que sua atuação foi além, inspirando mais do que apenas seus alunos, mas também o público.

3# Pescador de Ilusões (1991)

Um dos melhores filmes dirigidos por Terry Gilliam apresenta Robin Williams fazendo uma mistura de seus papéis cômicos com sua veia mais dramáticas. Enquanto a trama se desenvolve, o personagem vivido pelo ator vai se transformando do simples “mendigo louco” que tem visões de fadas gordas do começo do filme, até as camadas do personagem irem caindo e apresentando o sofrimento que ele vive por dentro, ao revelar sua história.

4# Hook – A Volta do Capitão Gancho (1993)

O filme pode ter sido um fracasso de crítica; pode não ter conseguido pagar o dinheiro investido pela Disney; mas essa adaptação que apresenta um Peter Pan adulto tendo que voltar à Terra do Nunca para resgatar seus filhos que foram sequestrados pelo Capitão Gancho, sem sombra de dúvidas, fez a infância de muita gente. Williams se tornou o Peter Pan definitivo das crianças da época.

5# Alladdin (1992)

Um dos principais personagens dos longas animados que fizeram a Disney ressurgir com toda sua força – e que até hoje é relembrado – é o Gênio de Alladin, interpretado por Robin Williams no seu melhor estilo cômico, cheio de riffs, improvisações e imitações. Sem dúvida, um dos papéis mais memoráveis do ator.

6# Uma Babá Quase Perfeita (1993)

Seguindo a linha dos filmes feel-good que o ator participou nos anos 1990, Uma Babá Quase Perfeita conta a história de um homem recém-divorciado que se veste de babá para passar mais tempo com seus filhos, misturando uma boa dose de comédia com momentos mais dramáticos. A interpretação rendeu a Robin Williams um Globo de Ouro.

7# Gênio Indomável (1997)

Possivelmente no maior momento de sua carreira, Robin Williams interpreta um terapeuta que aceita trabalhar com um garoto problemático no filme que estourou a carreira dos jovens atores e roteiristas, Ben Affleck e Matt Damon. Numa de suas atuações mais humanas, Williams equilibra momentos carismáticos, melancólicos, engraçados e vulneráveis enquanto vai conquistando com seu charme o adolescente vivido por Matt Damon, na performance que lhe rendeu um Oscar.

8# Insônia (2002)

E quando todos pensávamos que Williams não tinha mais nada de novo a mostrar, eis que o ator apresenta mais uma de suas facetas. No remake do filme norueguês de mesmo nome — dirigido por um Christopher Nolan em começo de carreira — Williams interpreta um psicopata numa performance sutil, silenciosa e sombria.

***

Veja também a nossa lista dos melhores filmes de Paul Walker (1973-2013).

VÍDEO EM DESTAQUE

Diego Marques

Diego Marques é formado em Rádio & TV pela FAAP; fez um curso de televisão na National Film and Television School, em Londres; e estudou cinema na New York Film Academy.

Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.

Saiba Mais