9 grandes festas anuais no mundo que você precisa curtir um dia

Baladeiro que se preza sempre fica de olho no calendário de festas das baladas Brasil adentro. Mas pelo mundo afora também há grandes eventos que atraem gente dos quatros cantos do globo para dias e noites de muita curtição.

Separamos a seguir algumas das grandes festas do mundo que rolam anualmente para você preparar o seu calendário de curtição..

Tomorrowland (Bélgica)

tom

Recém-promovida pela primeira vez no Brasil, o grande festival Tomorrowland será nosso ponto de partida. Esse rolê – que surgiu em 2005 – é um dos mais famosos do mundo e costuma reunir milhares de pessoas quando acontece na cidade de Boom (na Bélgica), elevando a temperatura da cidade no verão europeu todo o mês de julho.

São três dias de agito em que os baladeiros curtem o som dos DJs literalmente de sol a sol em um cenário cuja decoração faz menção a um mundo mágico. Nada mal para encontrar muitas princesas por lá.

Coachella (Estados Unidos)

coachella-el-hombre

Um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, o Coachella rola todos os anos na quente cidade californiana de Indio, reunindo a cada edição mais de 100 atrações que levem ao delírio os fãs de rock, da música eletrônica, do hip hop e também de artistas alternativos. Esse é um bom momento para conhecer novas bandas e novos artistas a cada edição, ampliando seu repertório musical.

É um evento que também impressiona pela enorme estrutura e elementos que compõem a decoração do espaço. Por lá também é possível que os baladeiros montem suas barracas e passem – literalmente – todos os dias dentro deste festival. Há, por exemplo, até espaços para massagens, para recarregar os celulares e para lavar roupas.

Sónar (Espanha)

sonar-el-hombre

Outro festival de grande porte deste guia, o Sónar é ao mesmo um festival internacional de música avançada e também um grande evento voltado para as novas mídias.

Acontece desde 1994 em Barcelona todo mês de junho e também desde 2002 em outras cidades do mundo como Reykjavik, Buenos Aires, Nova Iorque, Londres, Frankfurt, Seul, Lisboa, Lyon, Hamburgo, Toronto, Montreal, Chicago, Boston, Denver, Oakland, Los Angeles, Tóquio, Osaka e São Paulo.

O evento surgiu como o pioneiro por seu formato e conteúdo que valorizam a multiplicidade cultural de cada local onde o festival desembarca – promovendo também novas tendências da música eletrônica, da dança e da criação digital e novas mídias, valorizando a ligação entre criatividade a tecnologia. Por isso é ponto de encontro para pessoas criativas dos mais variados setores.

Um evento muito interessante para o hombre plugado nesse mundo cada mais conectado.

Westman Islands Festival (Islândia)

westman-island-festival-el-hombre

Realizado em agosto, o Westman Islands Festival é um festival de música que acontece na costa sul da Islândia. E, apesar de o país ser muito pequeno, esse festival é tido com um dos maiores do mundo e um dos mais agitados.

Afinal, segundo relatam, por lá é proibido dormir durante o final de semana em que rola esse agito. E isso é levado tão a sério que há pessoas que transitam pelos lugares com uma única função: acordar os dorminhocos que são obrigados a tomar vodca.

E para segurar a friaca, há fogueiras espalhadas pelo espaço e fogos de artifício deixam a festa ainda mais bonita.

kaZantip (Ucrânia)

kazantip-el-hombre

A cidade de Popovka, na Ucrânia, sedia outro grande festival de música: o kaZantip. O evento se propõe a ser a festa dos seus sonho que leva você para um lugar imaginário onde se pode escapar para curtir as férias de verão no leste europeu ao som de muita música eletrônica.

E se você, leitor perspicaz, já ligou uma coisa a outra, podemos garantir que sim, é o rolê em que certamente não faltarão belas mulheres europeias (incluindo as loiras de olhos coloridos) para você venerar.

Essa é uma festa cheia de peculiaridades, a começar pela existência de um estatuto que delimita regras específicas a serem aplicadas dentro dos limites do evento. A maior delas é: “Procurar a felicidade, achar a felicidade, voar de tão feliz, acreditar no surreal e acreditar em milagres. As pessoas que não estiverem em conformidade com esses direitos e responsabilidades são taxados de infeliz e a culpa é somente delas”.

Já falamos sobre a kaZantip aqui.

Open’er Festival (Polônia)

open-er-festival-el-hombre

Vem da Polônia nossa próxima sugestão. Trata-se do Open’er Festival, que reúne sempre grandes nomes da música como Blur, Coldplay, The Strokes, Snoop Dogg, The White Stripes, Franz Ferdinand, Kanye West, Muse, Kings Of Leon, Arctic Monkeys, Pearl Jam, Faith No More, Fatboy Slim entre outros. Há também apresentações de artistas poloneses.

O festival, um dos mais respeitados da Europa, também dá atenção para a arte com apresentações de peças de teatro e também com um espaço para o Museu de Arte Moderna de Varsóvia. Sem mencionarmos que você ainda poderá ver muitas polonesas curtindo esse agito. Nada mal, hein?!

Holi (Índia)

holi-el-hombre

O início da primavera sugere sempre a chegada de um mundo de cores. Pensando nisso, ocorre na Índia a festa Holi, que celebra a chegada da estação reunindo em dois dias de festas gente do mundo todo que, munidas de tintas feitas de pó de arroz, vão às ruas para jogarem essas tintas uns nos outros.

Sacerdotes hindus também entram na brincadeira e jogam água colorida e flores sobre a multidão com o objetivo de celebrar a saída do mal e o triunfo do bem nesse festejo que começa com o acendimento de uma fogueira.

Full Moon Party (Tailândia)

full-moon-party-el-hombre

“O que é isso sobre a festa que atrai tanta gente?” “A magia da lua, talvez…”. É esta a indagação que muitos fazem quando chegam ao Full Moon Party, festival que acontece uma noite antes ou após a acalmada da lua cheia na cidade de Koh Phangan.

Esse rolê agita o verão da Tailândia em que milhares de pessoas aproveitam a noite tendo a lua como maior espectadora sobre suas cabeças.

O evento começou quando um grupo de turistas percebeu a beleza da lua no local e decidiu fazer uma festa para celebrar a noite de lua cheia. O rolê é de grandes proporções tendo apresentações de DJs dos mais variados estilos e até cuspidores de fogo e malabaristas.

Fuji Rock Festival (Japão)

Fuji-Rock-Festival-el-hombre

É lá do outro lado do mundo que acabamos o nosso giro, aos pés do Monte Fuji, no Japão. Afinal, por lá rola o Fuji Rock Festival, que acontece em uma estação de esqui e é um dos maiores festivais de música da Terra do Sol Nascente.

E por acontecer no Japão, você pode esperar por um festival com melhor organização e também com a tecnologia a seu favor – sabendo que você pode comprar sua cerveja em uma máquina de venda automática, sendo que há um esquema que reduz (e muito) as filas.

Artistas de peso como Arcade Fire, Kanye West, Jack Johnson, Franz Ferdinand e Lorde já subiram ao palco deste evento que tem como cenário o famoso monte japonês.