longevidade-viver-100-anos

9 hábitos que farão você viver até os 100 anos

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

A ideia de viver até os 100 anos parece um daqueles sonhos tão impossíveis quanto namorar uma Angel da Victoria’s Secret. Mas sabia que existem mais de 32 mil centenários no Brasil? Pois é. Se eles chegaram lá, por que você não conseguiria também? Eis 9 hábitos que vão te ajudar nessa dura (e longa, se tudo der certo) empreitada:

1# Saia do sofá e vá fazer exercício

longevidade-viver-100-anos

A primeira lição? Mexa-se. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Oslo, na Noruega, descobriu que praticar 3 horas de exercício por semana (ou 30 minutos por dia) aumenta em torno de 5 anos a expectativa de vida. Infelizmente, jogar Fifa no videogame não entra na conta.

2# Não falte ao happy hour

longevidade-viver-100-anos

Quem você diria que vive mais: pessoas que bebem muito álcool ou nada? Prepare-se para a bomba. Um surpreendente estudo da Universidade do Texas diz que é o primeiro grupo. Mas sabe quem se dá ainda melhor? Aqueles que tomam seus drinks com moderação.

Um grupo de 1824 pessoas foi observado durante 20 anos para chegar a essa conclusão. No período 69% dos abstêmio morreram, contra 60% dos boêmios mais pesados e apenas 41% dos moderados. Ou seja, o happy hour realmente faz bem para a nossa saúde, basta não exagerar.

3# Bote mais salada nesse prato

longevidade-viver-100-anos

Quando foi a última vez que você colocou uma folha de alface no seu prato? Novembro de 2012? Pode ter certeza que, a partir de agora, você vai se lembrar de fazer isso sempre. E com generosidade. A turma da University College of London descobriu que pessoas que comem 7 porções de frutas e vegetais por dia têm 42% menos chance de morrer jovem em relação a quem não consome nada.

4# Coloque o meninão para trabalhar

longevidade-viver-100-anos

Você não precisa de nenhum argumento científico para querer fazer mais sexo. Mas de qualquer jeito, vamos te dar um. Sabe qual é o maior causador das mortes masculinas? Os problemas cardíacos. Sabe como resolver isso? Transe 3 vezes por semana e a chance de morrer do coração diminui em 50%, diz uma pesquisa. Bote o meninão para trabalhar.

5# Pare de ser um glutão

longevidade-viver-100-anos

É um hábito masculino não largar o garfo até o prato estar vazio. Sei lá, deve ser herança de nossos ancestrais, que depois de caçar um mamute não sabiam quando iriam comer de novo. Naquela época podia ser uma boa ideia. Hoje? Nem tanto. Ao analisar a vida dos homens mais velhos do Japão, um pesquisador notou que eles têm algo em comum: só comem até estar 80% cheios. Depois um estudo da St. Louis University confirmou que comer menos realmente retarda o envelhecimento.

6# Get up, stand up

longevidade-viver-100-anos

Prepare-se para conhecer um inimigo oculto da sua saúde: ficar sentado. Exato. Quando você passa mais de 11 horas do dia sentado, o risco de morrer por qualquer causa aumenta em 40%, revelou uma pesquisa da New South Wales University. Ok, você trabalha sentado, como quase o mundo inteiro. E agora? Existe uma maneira eficaz de combater isso. De hora em hora, levante-se e caminhe por uns 2 minutos. O pessoal do escritório pode achar esquisito. Azar deles. Vamos ver quem vive mais para contar a história.

7# Use o fio dental

longevidade-viver-100-anos

Por essa aqui você não esperava, né? Mas, sim, usar o fio dental diariamente é algo que pode prolongar a sua vida. Segundo um especialista da área, em até 6 anos. Por quê? A boca é a porta de entrada para várias bactérias. Ao usar o fio dental, você garante que sua gengiva fica saudável e não libera essas bactérias no seu organismo, diminuindo a chance de ataque cardíaco, câncer, diabetes e várias outras doenças.

8# Mantenha seus amigos por perto

longevidade-viver-100-anos

…e pode deixar os inimigos longe, mesmo. A ciência provou que existe uma ligação entre socialização e longevidade. Pesquisadores analisaram a vida de 308 mil pessoas num período de 7,5 anos. Sabe o que descobriram? Aqueles com laços sociais fortes (com família ou amigos) têm uma chance 50% maior de viver mais. A socialização ajuda a reduzir o nosso estresse e também nos incentiva a adotar hábitos saudáveis. Só na ficção os ermitões vivem mais.

9# Veja o copo meio cheio, não meio vazio

longevidade-viver-100-anos

E para finalizar a nossa lista, seja otimista! Pesquisadores dos EUA, ao analisar 1,1 mil pessoas ao longo de 30 anos, concluíram que os otimistas vivem 19% mais do que os pessimistas. A próxima vez que alguém te perguntar se o copo está meio cheio ou meio vazio, agora você já sabe o que responder.

PS: E NÃO SE ESQUEÇA DE IR AO MÉDICO REGULARMENTE

Você sabia que as mulheres vivem em média 7 anos a mais do que os homens? O motivo é simples: elas se cuidam melhor. Enquanto nós evitamos ir ao médico a todo custo, elas vão regularmente. Se você quer chegar longe, portanto, adquira esse hábito preventivo também. Pare de buscar ajuda médica apenas quando a situação estiver crítica.

VÍDEOS EM DESTAQUE