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Howard Schultz starbucks

9 lições de negócios com Howard Schultz, do Starbucks

Howard Schultz, o homem por trás do Starbucks, foi um dos maiores empreendedores do último século. A revista “Forbes” fez um excelente artigo sobre 9 lições de empreendedorismo que podemos aprender com ele. Se você tem um negócio próprio — ou se pensa em abrir num futuro próximo — vale a pena ouvir esses conselhos:

1# Aprenda a vender

“Os empreendedores podem até serem gênios técnicos, como Bill Gates e Mark Zuckerberg, mas eles sabem como vender, seja pessoalmente ou online. O primeiro emprego de Schultz foi em vendas, na Xerox. A busca por clientes o ensinou a superar rejeições e a vender a si mesmo.”

2# Fique atento às tecnologias e tendências

“Schultz sugere que as probabilidades estão contra o primeiro de uma indústria. A maioria dos empreendedores bilionários entrou num mercado estabelecida usando uma tendência ou tecnologia nova.”

3# Compreenda sua indústria

“Uma das lições mais importantes que Schultz destaca é estudar seus concorrentes e entender suas forças e fraquezas, para melhorá-las. Schultz até mesmo desenvolveu um guia sobre seus concorrentes diretos e indiretos.”

4# Foque-se em uma coisa por vez

“O foco é importante, especialmente no início. Sam Walton, do Wallmart, focou no mercado rural antes de expandir. Jeff Bezos, da Amazon, focou em livros antes de expandir. Schultz sugere que os CEOs não podem perseguir muitas coisas de uma vez e devem estabelecer prioridades.”

5# Crie valor

“Schultz destaca que as empresas precisam oferecer benefícios e mostrar valor aos clientes para poder cobrar mais do que os concorrentes. Isso significa oferecer diferenciação significativa e saber como vender os benefícios a um preço mais alto.”

6# Seja financeiramente inteligente

Schultz sugere muitas estratégias para ser financeiramente inteligente, incluindo:

➤ Compreender a economia das unidades, que significa o investimento e o retorno do produto/serviço.

➤ Saber o que os investidores desejam e fazer o melhor para fornecê-los. Prometa menos e entregue mais. Ele recomenda especialmente fazer projeções razoáveis para alcançá-las, especialmente nas primeiras fases de um negócio (primeiro ano) e assim construir credibilidade.

➤ Acompanhar continuamente os números do seu negócio, para que as finanças mensais e trimestrais não sejam uma surpresa depois.

7# Encontre os investidores certos

“Schultz sugere buscar investidores que compartilhem seus valores, incluindo o olhar para o negócio com uma perspectiva de longo prazo. Também entenda como seus investidores reagiriam se as coisas não correrem bem. Quem controla o empreendimento pode demitir o empreendedor para ‘melhorar’ a gestão. Steve Jobs foi demitido da Apple, por exemplo. Depois ele voltou e acabou virando o salvador da empresa.”

8# Seja um líder, não um gerente

“Talvez sua regra mais importante seja tornar-se um líder. Ajude as pessoas a serem maiores do que elas mesmas. Esse ponto pode ser especialmente importante em um negócio orientado para pessoas como o Starbucks, onde a experiência do cliente é baseada esmagadoramente no funcionário, não na tecnologia.”

9# Olhe para frente

“Muitas pessoas na casa dos 60 anos usam a frase ‘eu deveria ter feito isso ou aquilo” para lamentar sobre suas vidas. É uma frase que descreve adequadamente sonhos não realizados, muitas vezes causados pela auto-sabotagem. Schultz destaca que todo mundo tem dúvidas sobre si mesmo, mas sugere que você pode correr um risco calculado sem deixar o medo do fracasso impedi-lo.”