9 praias que são tão excêntricas quanto incríveis

Muitas pessoas são apaixonadas por praias. Mas também há quem não goste nem um pouco de areia. Mas, sabe de uma coisa, existem praias no mundo que até esses últimos não se renderiam a um convite para uma visita.

Quer ver só? Dê uma olhada nessas 9 praias belas e inusitadas e me diga se alguém recusaria conhecê-las.

9# Hidden Beach – Mexico

1-hhh

Como o próprio nome diz, a peculiaridade dessa praia se dá por ela ser muito escondida. Está localizada a pouco mais de 20 milhas náuticas a oeste de Puerto Vallarta. Também é conhecida como Playa del Amor e para chegar lá é preciso, além de pegar um barco, nadar alguns metros por um túnel que tem um espaço de menos de 2 metros entre a água e as pedras que formam o “teto”.

Fora isso, a Hidden Beach só é uma praia graças a uma cratera que há no chão, pois, caso contrário, seria uma caverna. Ela está meio que abaixo do solo. Se você não entendeu, a imagem é auto-explicativa.

8# Glass Beach – Estados Unidos

1-glass-beach

Essa é mais uma prova do que a natureza é capaz de fazer – inclusive, uma prova de que é capaz de minimizar o impacto de muitas das besteiras humanas. No começo do século XX esse local na Califórnia era um depósito de lixo irregular. E foi assim por anos – até 67, quando o governo fechou a praia e deu início a um programa de limpeza.

Para colaborar, a água do mar foi quebrando e lapidando os cacos de vidros que por ali ficaram, fazendo com que esses se misturassem às pedrinhas na areia. Hoje a praia é formada por  um “tapete” de pedras cristalinas de vidro que recobrem a faixa de areia da praia. Mesmo sendo proibido, alguns turistas recolhem um pouco do material da região para levar como recordação para casa.

7# Vik Beach – Islândia

1-vik-beach

A Islândia pode não ser necessariamente o melhor lugar do mundo para se pegar uma praia, ainda mais no pequeno vilarejo Vík í Mýrdal, um dos mais chuvosos de toda a ilha. Mas o que torna esta praia singular são suas areias de coloração negra, que são assim devido às rochas de origem vulcânica.

6# Papakolea – Havaí

1-green-beach

Se o assunto é areia incomum, você vai querer conhecer esta praia no Havaí. Seu diferencial é a coloração verde dos grãos sob nossos pés – e por isso também é conhecida como Green Sand Beach (Praia da Areia Verde).

Papakolea é uma das quatro praias do tipo no mundo. As outras são a Talofo (ilha de Guam), Punta Cormorant (Galápagos) e Hornindalsvatnet (Noruega). Sua areia tem em essa coloração pois é rica em olivina, um tipo de mineral.

5# Giant’s Causeway – Irlanda do Norte

1-giant

Cenário para capa de um álbum do Led Zeppelin, a Giant’s Causeway é uma praia bem singular. Ela é formada por cerca de 40 mil colunas de basalto (uma rocha que tem origem de lavas) e por isso o apelido de Calçada do Gigante.

A praia está localizada a cerca de três quilómetros a norte da vila de Bushmills e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1987.

4# Hot Water Beach – Nova Zelândia

1-hot-watter

Ok, visualmente pode não ser o lugar mais interessante do mundo. Mas há um motivo para essa zona. Essa praia está instalada num território de intensa atividade vulcânica, por isso, quando a maré está baixa é comum ver algumas pessoas cavando e fazendo uma espécie de banheira para aproveitar as águas quentes.

Por isso, seja no verão ou no inverno, a Hot Water Beach (Praia da Água Quente) é sempre uma boa pedida. É um ponto turístico muito procurado pelos viajantes – estima-se que cerca de 700 mil pessoas visitam o lugar por ano.

3# Scala dei Turchi – Itália

1-sacada-beach

Contrário a algumas praias da lista, o que chama a atenção nessa daqui é sua areia mais branca do que o comum. Localizada na Sicília, a praia também é composta por falésias de calcário com formatos que se assemelham a escadarias, daí o nome Scala dei Turchi (Escadaria dos Turcos).

A referência aos turcos se deve à frequente presença deles por lá.

2# Punaluu Beach – Havaí

1-black-beach

Mais uma praia de areias negras, que também é conhecida como Black Sand Beach (Praia de Areia Preta). Essa, no entanto, é cercada por uma rica vegetação. Está localizada na maior ilha do Havaí e é uma das praias mais populares da região. É comum encontrar algumas espécies de tartarugas-marinhas em extinção por lá.

A areia negra (que também é fofa) é feita de basalto e quando as lavas entram em contato com as águas geladas, explodem.

1# Playa de Gulpiyuri – Espanha

1-praia-escondida

Talvez a praia mais surpreendente da lista. O que a torna tão interessante é o fato de você não ser capaz de ver o mar. Pois é. A praia (que é bem pequena) termina em uma uma formação rochosa a poucos metros de distância onde, teoricamente, deveria haver o horizonte a muitos quilômetros de distância. Ela, na verdade, está localizada a cerca de 100 metros do oceano. Parece mais uma piscina natural do que uma praia.

O lugar se formou devido a criação de túneis (por meio da ação da água do mar sobre o calcário da região), que permitem o avanço das águas salgadas justamente pelos seus canais.