A altura certa da gravata: até onde ela deve chegar?

Pergunta rápida: você sabe qual é a altura correta da gravata? Ou seja, até onde a ponta dela deve chegar? Muitos caras ficam tão preocupados em acertar o nó que acabam se esquecendo deste detalhe.

E isso tem uma explicação: a falta de uso. A verdade é que, nos últimos tempos, os homens passaram a usar cada vez menos gravata. Claro que em certas carreiras, tipo de advogado ou bancário, o acessório ainda faz parte do dress code.

Mas fora do trabalho, quem ainda usa gravata, exceto para ocasiões especiais como casamentos e formaturas? Um dos motivos é que o costume sem gravata — que, apesar de mais descontraído, também passa um certo ar de seriedade — se popularizou muito recentemente:

costume

Mas por outro lado, quando você começa a enxergar a gravata como um item não obrigatório e, sim, uma escolha fashion, é possível que acabe usando-a até mais. Tanto em looks formais quanto casuais.

Então voltando à questão que abre este post, até onde ela deve chegar? A resposta é na linha do cinto. A ponta da gravata deve encostar no cinto ou cobri-lo. Se você não estiver usando um, basta usar o passante da calça como referência.

Ok, não vamos ser radicais aqui, certo? Se ela ficar um dedo para cima ou para baixo disso, dá para aceitar. Caso contrário, é melhor refazer o nó, senão sua aparência pode ficar de desleixo. Algumas fotos de inspiração, agora:

casual formal