fbpx
carreira ansiedade
carreira ansiedade

A ansiedade está sabotando sua carreira?

Vivemos a era do instantâneo, do imediato, do aqui-agora. Nossas mentes e atitudes estão voltadas para respostas rápidas. A verdade é que, em geral, ninguém gosta de esperar por nada. Mas precisamos aprender a aguardar o tempo certo para obter conquistas e vitórias.

Quando o assunto é a carreira profissional, os resultados vêm como frutos de um processo de desenvolvimento que se constrói dia após dia. Não se cresce de forma consistente na carreira através de grandes saltos radicais. Lembre-se de que quem sobe rápido demais, pode cair repentinamente.

E como tenho me deparado com pessoas ansiosas… É comum encontrá-las em todos os lugares: dentro de nossas casas, no trabalho, no trânsito, em sala de aula, nas entrevistas de seleção, nos consultórios de psicologia ou ainda nos de psiquiatria.

O que leva alguém a ficar ansioso? Sem dúvida uma forte expectativa pelo desfecho positivo de uma espera. Isso gera consequências perversas como stress, nervosismo exagerado, irritabilidade, levando alguns até a adoecerem.

Um dos melhores segredos para neutralizar a praga do imediatismo é o controle da ansiedade. Há duas práticas que podem te ajudar bastante com isso:

1# NÃO FIQUE OCIOSO: Dedique-se a algum tipo de atividade produtiva. Manter a mente concentrada atenua os efeitos nocivos da ansiedade.

2# ESTABELEÇA UM PLANO B: Ter uma segunda alternativa vai afastar a sensação de que está apostando tudo numa única possibilidade.

Lembre-se que alimentar a ansiedade só atrapalhará seus planos de carreira. Você estará pré-ocupado e demonstrará atitudes que beiram o desespero. Poderá, inclusive, ser (mal) visto como um profissional cuja fragilidade dificulta o controle das emoções.

Portanto, procure assumir o controle da situação, dê o melhor de si, fazendo o que está ao seu alcance com qualidade e profissionalismo. Saiba que os frutos virão naturalmente na forma de uma contratação, promoção, premiação ou ainda reconhecimento.

carreira queda
Quem sobe rápido demais pode, também, cair repentinamente