A Hyundai está dizendo que construiu um traje inspirada no Homem de Ferro

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Impossível — simplesmente impossível — você nunca ter sonhado em vestir a armadura de Tony Stark e sair voando super protegido mundo afora. Impossível também que um dia isso deixe de ser apenas sonho para se tornar realidade.

Então não fique tão animado assim com a notícia de que a Hyundai desenvolveu uma vestimenta robótica inspirada no Homem de Ferro. Desculpe acabar tão cedo com a sua expectativa.

A inspiração pode ter existido mesmo (e é o que o blog oficial da montadora parece dizer ao julgar pelas imagens, já que está tudo em japonês), mas o resultado ficou um pouco distante do que imaginaríamos. Nada de voar por aí.

Esse protótipo tecnológico da Hyundai, chamado de H-LEX, apesar da decepção causada pelo anúncio em mentes inocentes como a nossa que já se imaginou utilizando raios repulsores a rodo, é bem interessante.

20160509-Hyundai-Wearable-Robot-06

É um exoesqueleto de 50 kg que dá, ao menos, um dos super poderes do herói aos seus usuários: a força sobre humana capaz de lhe fazer carregar quase 300 kg.

O produto tem várias finalidades, de auxílio no cotidiano das fábricas ao uso militar, passando pela ajuda na locomoção de quem tem problemas de mobilidade.

Esse projeto é o desenvolvimento de um outro que surgiu no ano passado para ajudar pessoas idosas a andarem. A ideia continua parecida, só que o produto atual é bem mais encorpado e, como falamos, pode ser usado em finalidades diversas.

Ainda não foi anunciada a data de lançamento do H-LEX, que ainda não sabemos muito bem como poderia ser-nos útil. Mas, de qualquer forma, mesmo que não nos faça voar como Tony, gostaríamos de ter um em casa.

3-Homem-de-Ferro-divulgação

20160509-Hyundai-Wearable-Robot-09

hyundai_exoesqueleto02-720x550

20160509-Hyundai-Wearable-Robot-10