fbpx

Agora é possível escalar prédios como o Homem-Aranha

Thiago Sievers
Thiago Sievers Head de Parcerias

Você não precisa mais invejar o Homem-Aranha. Pelo menos não sua habilidade de escalar paredes de prédio.

(Mas se você quiser conquistar uma Mary Jane dê uma passada no canal de sedução para pegar umas dicas.)

Isso porque alguns cientistas americanos da Universidade de Stanford desenvolveram um equipamento, na verdade uma luva, que permite o ser humano a subir pelas paredes como lagartixas.

Foi justamente esse animal que inspirou os caras na realização do projeto.

A lagartixa tem em seus dedos uma estrutura que permite a ocorrência de uma física diferenciada que lhe dá a possibilidade de grudar nas paredes. E foi essa força de atração e repulsão que os cientistas se basearam para criar as luvas.

Mas eles foram tão bem que o equipamento pode oferecer uma adesão até mesmo maior do que a da lagartixa.

Em entrevista ao Metro americano, o engenheiro Elliot Hawkes, responsável pelo projeto, explicou o mecanismo de funcionamento do equipamento.

“Ao contrário das lagartixas, os seres humanos não têm muita força na parte superior do corpo. Nós evoluímos para andar e correr, e nossa principal força está em nossas pernas. Portanto, o sistema utiliza as pernas para levantar o peso do corpo. As mãos apenas reposicionam o adesivo.”

Portanto, o equipamento não e composto apenas por luvas, mas por uma plataforma que se encaixa nos pés também – que, convenhamos, não parece ser nada confortável.

E se você está perguntando se as luvas servirão apenas para você dar de presente de aniversário ao seu sobrinho (ou para você mesmo), a ideia dos caras não é bem essa.

O engenheiro também explicou para quais fins as luvas se aplicam: “A curto prazo a aplicação se dará em fábricas para mover objetos grandes como TV, telas de computadores, painéis solares…”

Contudo, por mais que o objetivo primordial não seja a diversão, pode mandar uns aqui para o Brasil que a gente já vai encomendar alguns pares para a redação, ok, Elliot?