O acervo inclui pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias e filmes experimentais
A exposição apresenta mais de 600 obras de Andy Warhol, incluindo peças inéditas no Brasil.
O acervo inclui pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias e filmes experimentais do artista.
A curadoria destacou a influência de Warhol na cultura de massa e sua crítica ao consumismo.
A partir do dia 1º de maio, o Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (MAB FAAP), em São Paulo, abre suas portas para a exposição “Andy Warhol: Pop Art!”, a maior já realizada fora dos Estados Unidos dedicada ao ícone da pop art. Com mais de 600 obras vindas do The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh, a mostra oferece um panorama abrangente da carreira do artista, abrangendo diferentes fases e mídias de sua produção.
Organizada pelo Instituto Totex e com curadoria de Amber Morgan e Priscyla Gomes, a exposição ocupa dois mil metros quadrados do museu e apresenta pinturas, serigrafias, esculturas, fotografias, instalações e filmes experimentais. A montagem da mostra levou três anos de negociações e contou com o transporte das obras em três aviões cargueiros distintos, garantindo a segurança do acervo.
A exposição é dividida em duas grandes galerias. A primeira concentra-se na fase inicial de Warhol, com obras que remetem ao ambiente de um supermercado, como as famosas latas de sopa Campbell’s e as caixas Brillo Box. Também estão presentes retratos de celebridades como Marilyn Monroe e Elvis Presley, além de desenhos comerciais produzidos pelo artista.
A segunda galeria recria a atmosfera da Factory, o estúdio de Warhol em Nova York, destacando sua atuação como diretor, editor e cineasta. Entre os destaques estão capas de discos, como a icônica banana do álbum de estreia da banda The Velvet Underground, episódios do programa “Andy Warhol’s Fifteen Minutes”, exibido na MTV, e a instalação “Silver Clouds”, composta por balões prateados flutuantes.
A curadoria da mostra enfatiza a crítica de Warhol à sociedade de consumo e à cultura de celebridades. Obras como a série “Death and Disaster”, que retrata cadeiras elétricas em cores vibrantes, e “The Last Supper”, inspirada na obra de Leonardo da Vinci, abordam temas como a morte, a religião e o impacto da mídia na percepção pública.
Além disso, a exposição apresenta cerca de 300 fotografias instantâneas feitas por Warhol com uma câmera Polaroid, registrando momentos com celebridades e amigos. Essas imagens antecipam o culto à imagem e à autoexposição característicos das redes sociais contemporâneas.
A influência de Warhol na arte brasileira é destacada na mostra, evidenciando como artistas nacionais incorporaram elementos da pop art em suas obras durante as décadas de 1960 e 1970. A exposição também inclui o retrato de Pelé, produzido por Warhol para a série “Athletes”.
Pensando na interação com o público, a mostra oferece espaços “instagramáveis”, como murais de papéis de parede criados por Warhol e a instalação “Silver Clouds”, incentivando os visitantes a compartilharem suas experiências nas redes sociais, em sintonia com a proposta do artista de democratizar a arte.
A obra “The Last Supper”, presente na exposição, mede 3 metros de altura por 10 metros de comprimento e incorpora logotipos corporativos à iconografia religiosa.
A instalação “Silver Clouds” utiliza balões prateados infláveis que flutuam na sala, proporcionando uma experiência sensorial única aos visitantes.
O retrato de Pelé feito por Warhol integra a série “Athletes”, que inclui imagens de diversos esportistas renomados da década de 1970.
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