Armário funcional: como montar 27 looks diferentes com 9 peças

Você já ouviu falar no conceito de armário funcional? Ou, como algumas pessoas chamam, armário cápsula? A ideia é comprar peças básicas — porém estilosas — que combinam entre si. Desta maneira, você consegue montar uma grande quantidade de looks diferentes com poucas roupas.

Isso tem dois grandes benefícios. Primeiro, pesa menos ao seu bolso. Obviamente você vai economizar uma nota na hora das compras. Segundo, facilita as suas decisões ao escolher o que vestir no dia-a-dia, porque ao comprar você já se deu ao trabalho de pensar nessa harmonização.

Hoje fizemos um experimente de como montar 27 looks estilosos utilizando somente 9 peças diferentes. Essas foram as nossas escolhas:

PARTE DE CIMA

PARTE DE BAIXO

CALÇADO

Se você unir qualquer das três camisas, com qualquer das três calças e qualquer dos três calçados, o resultado será muito estiloso. Sendo assim temos 3x3x3 que dá 27 looks diferentes. Nada mal, né? Você consegue se vestir praticamente o mês inteiro sem nenhuma repetição com somente 9 peças. Olha só a prova de que todas as combinações ficam bonitas:

CAMISA BRANCA

armário funcional

CAMISA JEANS

armário funcional

CAMISETA HENLEY

armário funcional

Viu só? Foram 27 looks matadores! A ideia é você, com o tempo, ir expandindo o seu armário funcional, mas seguindo esse mesmo conceito de buscar novos elementos que combinam com o que você já tem. Se acrescentarmos uma henley cinza, por exemplo, aí nossas possibilidades já sobem para 4x3x3 = 36 combinações. E uma camiseta básica marinho com gola “V” já aumenta para 5x3x3 = 45 combinações.

Lembrando que esse exemplo que montei acima diz respeito ao meu estilo pessoal. O mais importante é o conceito. Se você gosta de looks mais sociais, pode usar a mesma lógica pegando camisas (1) branca, (2) azul-claro e (3) xadrez vichy; depois calças de alfaiataria (4) azul-marinho, (5) chumbo e (6) cinza; finalizando com sapatos (7) derby marrom, (8) monk strap marrom e (9) loafer preto.

Deu para entender a ideia? Claro que não é necessário que 100% das suas peças combinem com tudo. Isso é para criar uma base ao seu guarda-roupas. Com o tempo, você pode fugir à regra numa ou outra compra, mas lembrando que as peças funcionais são a essência do estilo.

VÍDEO EM DESTAQUE