fbpx
blog

As melhores ferramentas para iniciar seu blog

Todos gostamos de pensar que construir um blog ou ser um blogger de sucesso tem tudo a ver com uma escrita fantástica sobre tópicos interessantes, mas com o mundo dos blogs crescendo todos os dias, agora há muito mais em que pensar para destacar seu blog. Existem inúmeras ferramentas de blogs por aí projetadas para tornar sua vida como blogueiro mais fácil, mais eficaz e mais amigável ao Google e aos seus visitantes.

Mas quais realmente valem a pena? Aqui, reunimos nossas principais ferramentas essenciais de blogs que ajudarão você em sua jornada. Eles são uma combinação de ferramentas gratuitas e pagas, perfeitas para quem está começando a mergulhar na piscina de blogs ou para blogueiros dedicados, prontos para realmente investir em seu blog.

1# Movavi Video Editor

Ser blogger não é só escrever e depois postar no site, você também deve saber que vídeos estão dominando o mercado de marketing. Por isso recomendamos um dos melhores editores de vídeos para iniciantes, o Movavi Video Editor.

O software oferece vários programas multimídia que ajudarão você a se divertir com seus vídeos, suas músicas e suas fotos em qualquer plataforma e em qualquer dispositivo. Ele possui softwares que também são fáceis de usar.

O bom do Movavi é que além do editor de vídeo, ele também oferece outros programas, como Movavi Photo Editor, um software projetado para fotógrafos com qualquer nível de habilidade. O editor de fotos para PCs tem ferramentas inteligentes para editar e baixar imagens com rapidez e obter resultados surpreendentes. Graças à interface de usuário intuitiva em português, você pode começar a trabalhar no programa agora mesmo.

Você não precisa ter conhecimentos de tecnologia. Basta fazer o download do aplicativo para o seu PC ou Mac e estará compartilhando suas criações de mídia com outras pessoas em minutos.

2# Canva

As imagens são extremamente importantes para os blogueiros, desde as próprias postagens do blog até as postagens nas mídias sociais e muito mais. Uma imagem de qualidade também pode se tornar viral no Pinterest e trazer milhares de visitantes em um tempo muito curto. É comprovado que as postagens de blog com imagens recebem mais visitantes, mantêm os leitores em seu site por mais tempo e aumentam o número de ações que recebem, para que simplesmente não possam ser ignoradas. Se você deseja criar infográficos, imagens em destaque ou apenas alguns visuais para publicar em suas postagens, você pode fazer tudo no Canva.

Uma das melhores coisas sobre o Canva é que ele vem carregado de modelos para que todos os seus gráficos possam ser dimensionados perfeitamente para cada site de mídia social específico. Se você deseja que uma imagem seja fácil para seus leitores, escolha o modelo do Pinterest. Ou talvez você queira algo que as pessoas possam twittar? Você apenas escolheria o modelo do Twitter.

3# Evernote

Evernote é o rei de todo software de anotações, pode ser simplesmente em sua forma básica de anotações até a capacidade de capturar qualquer coisa, de páginas da Web a imagens, texto, e notas de voz. Evernote também é acessível em praticamente qualquer lugar, incluindo computador, tablet ou dispositivo móvel, o que significa que suas anotações nunca estão longe.

O sistema de marcação no Evernote é incrivelmente robusto, para que você possa manter suas ideias com uma tag simples de várias maneiras legais. Por exemplo: por tópico, por estágio de ideia e muito mais. Além disso, com a capacidade de pesquisar todas as suas notas (mesmo texto em imagens), você poderá encontrar tudo o que precisa em segundos.

4# Trello

Trello é essencialmente uma ferramenta de gerenciamento de projetos focada em melhorar seu fluxo de trabalho, o que o torna perfeito para criar um calendário editorial para o seu blog.

Você pode criar tarefas, definir datas de vencimento, adicionar vários membros da equipe e fazer quase tudo o que for necessário para gerenciar todo o processo de blog. Existem muitas ferramentas de gerenciamento de projetos por aí, mas o Trello é ótimo para blogueiros, porque é simplificado e não tem muita confusão.

5# Google Keywords Planner

Como você transforma sua ideia incrível em uma publicação de blog de longo alcance (que as pessoas podem encontrar facilmente)? Verifique se há palavras-chave populares! Criar uma postagem de blog visando uma palavra-chave específica é a melhor maneira de aumentar seu tráfego orgânico do Google.

O planejador de palavras-chave do Google permite inserir uma série de palavras-chave, e o Google retorna resultados sobre volume e popularidade da pesquisa, bem como palavras-chave relacionadas que podem desencadear uma ideia para você.

6# Grammarly’s

Basta copiar e colar seu artigo em Grammarly’s verificador de gramática online sobre o desempenho das verificações de ortografia, estrutura de sentenças, pontuação, estilo e muito mais. A pontuação inicial é livre para ser vista.

As especificidades do que mudar (bem como sugestões de gramática) vem com seus planos pagos. Essa ótima ferramenta ajudará aqueles que não conseguem acessar um leitor de provas e desejam ter a tranquilidade de que suas postagens no blog sejam gramaticalmente válidas.

7# Google Analytics

Tecnicamente, esse deve ser o número 1 da lista. Se você quer ter um blog, precisa ter o Google Analytics instalado desde o início. Ele rapidamente se tornará inestimável à medida que você cresce no seu blog.

Há muitas coisas que você pode aprender com o Google Analytics, incluindo:

  • Seus artigos mais populares,
  • Seu país visitante mais popular,
  • Dias de tráfego com melhor desempenho,
  • Melhor página de inscrição para conversão,
  • De onde vem o seu tráfego (Google, Facebook, Etc),
  • Se seus visitantes estão em celulares, desktops ou tablets.

Você pode até descobrir alguns dados demográficos de seus visitantes, como descobrir mais sobre seus interesses. Estes estão apenas algumas das ferramentas que o Google Analytics oferece, pois  quando você começar a “cavar”, não há fim para o que você possa encontrar.

O Google Analytics pode ajudá-lo a aprender o que funciona melhor em seu site e onde concentrar seus esforços e se seus leitores adoram um tema específico de postagens, você pode garantir que produza mais deles. Se uma determinada página de inscrição de e-mail for convertida melhor que as outras, você poderá enviar mais tráfego para essa página.