OCR

As melhores formas de converter imagem em texto

Sabe aquela imagem bonita, cuja mensagem é ainda mais impactante? A mensagem é tão chamativa que buscamos uma maneira de copiá-la e colá-la em algum documento. Ou, também, quando queremos copiar trechos de um documento em formato  de imagem, para usá-los em um documento à parte. Entretanto, nem sempre o método mais tradicional de copiar e colar, seja no sistema operacional Windows ou Mac, funciona.

Neste artigo, vamos tirar suas dúvidas sobre como converter imagem em texto. Você verá, caso seja um usuário de Mac, que as ferramentas e caminhos utilizados para esse tipo de conversão são simples e de rápida assimilação.

Aplicativos que ajudam a converter imagem em texto no Mac

Como havíamos mencionado, existe a forma mais tradicional de copiar e colar fragmentos de texto: o Command C + Command V. Porém, a execução desse método é ineficaz em muitos casos. Por isso, os usuários do Mac podem lançar de alguns aplicativos que ajudam a converter imagem em texto, entre eles o Prizmo e o Pré-visualização.

Prizmo, o aplicativo da tecnologia OCR

OCR nada mais é que “Reconhecimento Óptico de Caracteres”. Em outras palavras, trata-se de uma tecnologia que permite o escaneamento de uma imagem com texto, e possibilita, depois, a extração dos fragmentos de texto da imagem. Essa é a tecnologia que caracteriza o aplicativo Prizmo.

O caminho para realizar a extração de texto começa:

  • Com um clique no botão de adição, e a seleção da origem do arquivo a ser escaneado;
  • Em seguida, após escolher a imagem com texto e importá-las para o Prizmo, selecione “Recortar”;
  • Faça os ajustes necessários (a fim de melhorar, por exemplo, o contraste das letras, melhorando, assim, sua visibilidade);
  • Como penúltimo passo, você vai clicar em “Reconhecer”, para, de fato, dar início ao processo de reconhecimento dos caracteres;
  • Finalmente, após a execução do OCR, você verá o texto no lado direito da tela, onde alterações na formatação textual poderão ser feitas.

Outros aplicativos para extração de textos

O aplicativo Pré-visualização não possui a tecnologia OCR, mas seu funcionamento básico permite uma rápida extração de fragmentos de texto por meio de um simples ‘copiar e colar’. Entretanto, esse aplicativo de leitura de PDF não é útil nos casos em que temos diante de nós um arquivo em PDF que seja uma imagem com textos, ou mesmo um documento que esteja escaneado. Ou seja, se quisermos alterar o texto, não poderemos.

A solução é lançar mão do aplicativo Editor de Texto. Depois de copiar todo o documento do PDF desejado (a cópia pode ser feita por meio do aplicativo Pré-visualização), você vai criar um documento de texto (no aplicativo Editor de Texto). Feito isso, busque, no menu, a opção “Formatar” e, em seguida, “Converter para texto simples”. Por último, selecione a opção “Editar”, e cole o conteúdo que você havia copiado. Pronto, você verá apenas a parte textual, que poderá ser editada, caso erros sejam encontrados no texto.