WandaVision

As referências e segredos de “WandaVision” nos episódios 1, 2 e 3

[Veja também os segredos de “WandaVision” no Episódio 4, Episódio 5 e Epísódio 6]

Depois de muita espera, chegou à Disney+ no dia 15 de janeiro a aguardada série WandaVision. Vamos acompanhar semanalmente a nova aventura da Marvel Studios, que promete explodir a cabeça dos fãs com muitos revelações. Como sempre, tudo é muito bem pensado — e conectado — neste universo criado pela Marvel. Certamente muita coisa que acontecer na série pode dar pistas do que virá nos próximos filmes.

A série é protagonizada Wanda (Elizabeth Olsen) e Visão (Paul Bettany). O programa dá sequência aos eventos ocorridos em Vingadores: Ultimato, porém de um jeito totalmente diferente das outras produções do estúdio. Mas se tem algo que nunca muda nas produções da Marvel Studios são os segredos escondidos e suas referências. Em WandaVision não poderia ser diferente. O diretor Matt Shakman e a roteirista Jac Scheaffer capricharam nos primeiros episódios e vamos te mostrar algumas surpresas que talvez você não tenha percebido.

EPISÓDIO 1: O NÚMERO DA CASA DE WANDA E VISÃO É 2800

O universo padrão da Marvel nos quadrinhos é o 616, enquanto o MCU é ambientado na Terra-199999. O que se pode presumir que 2800 seja a realidade que Wanda criou, para assim ter sua “vida feliz” ao lado de Visão.

WandaVision
A residência de Wanda e Visão indicando qual universo se passa a história

EPISÓDIO 1: TOAST MATE 2000, DAS INDÚSTRIAS STARK

Essa referência vêm praticamente em dose dupla. O seriado WandaVision se passa como um programa antigo de TV, com risadas ao fundo e palmas. Aproveitando este formato, são inseridos comerciais no meio da série, que não são por acaso. O primeiro e mais chamativo é de uma torradeira da Stark Industries, empresa do pai de Tony Stark. Vale lembrar que Wanda teve um passado traumático relacionado à marca, já que um dos armamentos produzidos pela Stark Industries foi responsável pelo bombardeio em Sokóvia, que matou seus pais. Mas calma, tem mais: a escolha do comercial em ser uma torradeira faz menção a uma briga emblemática entre Visão e Feiticeira Escarlate nos quadrinhos, onde ela o compara a uma torradeira.

WandaVision
Os comerciais serão bem mais que distração na série, fique de olho

EPISÓDIO 1: DIA 23 DE AGOSTO (OU 8/23)

Mais uma vez a série prova que nada é por acaso. No calendário da casa de Wanda e Visão, há uma data marcada: 23 de agosto (ou 8/23 segundo o calendário dos Estados Unidos). Adivinha o que isso significa? É justamente a edição dos quadrinhos número #238 de Vingadores que traz Visão sendo reativado. Se você não se lembra, Visão foi morto no fim de Vingadores: Guerra Infinita e só está “vivo” na série porque Wanda criou este universo para ela, onde pode viver uma vida comum com seu grande amor.

WandaVision
Os mínimos detalhes que faz o fã enlouquecer

EPISÓDIO 1: MAISON DU MÉPRIS

Durante o jantar com o chefe do Visão e sua esposa, Wanda serve um vinho da marca Maison du Mépris. Em francês, este nome significa, em tradução literal, “Mansão do Desprezo”. Possivelmente é um aceno à Dinastia M, quadrinho em que Feiticeira Escarlate sofre um colapso mental e tenta alternar a realidade.

WandaVision
Um simples detalhe que faz menção ao título de um dos arcos mais importantes da Feiticeira Escarlate nos quadrinhos

EPISÓDIOS 1 E 2: AGATHA HARKNESS

A vizinha intrometida de WandaVision é chamada de Agnes. Porém, ela pode ser na verdade Agatha Harkness, uma poderosa bruxa que nas HQ’s é uma espécie de mentora de Wanda, ajudando-a a desenvolver seus poderes. Na série, Agnes tem uma função semelhante, ensinando Wanda a ser uma boa dona de casa.

WandaVision
Será que a vizinha intrometida Agnes na verdade é Agatha Harkness, uma poderosa bruxa?

EPISÓDIO 2: BOVA

Na abertura animada do segundo episódio, é feito uma homenagem ao clássico seriado A Feiticeira. Além de ser bem divertida e criativa, esconde algumas referências da Marvel. Dentre elas, Wanda aparece no mercado fazendo compras, e cima de sua cabeça nota-se o anúncio de um leite de Bova. O nome é justamente o mesmo da vaca humanoide que ajudou criar Wanda e Pietro nos quadrinhos.

WandaVision
O tipo de referência que se piscar por um segundo, perde

EPISÓDIO 2: O HELICÓPTERO DE BRINQUEDO E O NÚMERO 57

Até então a série se encontrava totalmente em preto e branco, porém, neste momento Wanda encontra no jardim um helicóptero de brinquedo nas cores vermelho e amarelo, que remetem diretamente ao Homem de Ferro. O brinquedo conta com o logo da S.W.O.R.D (Departamento de Observação e Resposta de Mundo Senciente) e pode ser visto o número 57, este que faz menção à edição da revista dos Vingadores que introduziu o Visão.

Referências escondidas em um simples helicóptero de brinquedo

EPISÓDIO 2: RELÓGIO STRUCKER

Mais uma propaganda cheia de significado. O anúncio mostra um relógio, com nome de Strucker e o logo da HYDRA. O nome não é estranho, já que o Barão Wolfgang Von Strucker foi o responsável por fazer experimentos com Wanda e Pietro em Vingadores: Era de Ultron. Com mais essa propaganda, se levanta uma questão: seriam os comerciais lembranças do mundo real, com traumas e angústias que Wanda vivenciou ao longo de sua vida?

O relógio Strucker, fazendo menção à Hydra

EPISÓDIO 2: GLAMOUR E ILUSÃO

Wanda e Visão participam do show de talentos local da cidade sob os nomes de Glamour e Ilusão. Nas histórias em quadrinhos eles são um casal de mutantes conhecidos por realizar truques de mágica, onde usam seus poderes para enganar o público. Além disso, o casal tem uma relação de “amizade” com Wanda e Visão. Uma leve (e esperançosa) homenagem de que em breve a Marvel possa adentrar no universo dos mutantes, já que agora detém seus direitos autorais.

Wanda e Visão como Ilusão e Glamour

EPISÓDIO 3: SABÃO HYDRA

No novo episódio de WandaVision, podemos ver mais um comercial mencionando a HYDRA. Nele, ouvimos a frase do locutor: “Quando você quer fugir, mas não quer ir a lugar nenhum: Sabonete Hydra.” Vemos claramente que a realidade está de certa forma brincando com Wanda, pegando fragmentos do seu passado envolvendo a HYDRA.

WandaVision
Os sinistros comerciais que envolvem a Hydra

EPISÓDIO 3: A GRAVIDEZ DE WANDA E OS GÊMEOS

Como nos quadrinhos, Wanda e Visão têm dois filhos gêmeos. Recebem os nomes de Tommy e Billy. Após os eventos da Dinastia M, os garotos surgem já crescidos e usando os codinomes Célere e Wiccano. Vale lembrar que eles são integrantes dos Jovens Vingadores nas HQs, em que possuem poderes iguais aos do tio e da mãe. Tommy é um velocista e Billy se torna um poderoso feiticeiro.

WandaVision
Os gêmeos Tommy e Billy

LANÇAMENTO DOS EPISÓDIOS

WandaVision apresenta tantas surpresas que está deixando todos ansiosos pra ver como isso vai terminar. Teremos mais respostas? Ou será criada mais dúvidas? Por isso, anote na agenda para não se perder: toda sexta feira (até dia 5 março) tem um episódio novo pra fazer nossa cabeça explodir! Ao total serão 9 episódios e estarão disponíveis somente no Disney+.