WandaVision

As referências, segredos e revelações de “WandaVision” no episódio 8

O dia mais aguardado da semana chegou: sexta-feira! Para os amantes da Marvel Studios, e para os curiosos de plantão, o dia de hoje é sinônimo de felicidade. O episódio 8 de WandaVision já está disponível no Disney Plus! Com ele, revelações de segredos que a gente já imaginava – e outros inimagináveis – foram apresentados.

O episódio 8 de WandaVision entra de fato na sua reta final, entregando os momentos mais tensos da série até agora. Sob o título de Nos Capítulos Anteriores, acompanhamos Wanda e Agatha embarcando em uma viagem ao passado para compreender melhor os motivos de tudo o que aconteceu até agora. E claro, o que pode vir acontece também. Fique por dentro dos segredos e revelações do oitavo episódio de WandaVision:

[Confira os segredos dos outros episódios em nossa série especial sobre WandaVision.]

Atenção: a matéria pode conter spoilers. Portanto, só prossiga a leitura caso não se importe ou já tenha conferido o episódio.

ORIGENS DE AGATHA HARKNESS

Não há mais tempo para “brincar de sitcoms” e adentramos de cabeça no mundo real. Quer dizer, voltamos ao passado de Agatha Harkness para saber um pouco mais desta bruxa que teve sua real identidade apresentada no último episódio. Vemos ela durante o período dos Julgamentos de Salém, sendo capturada por seu próprio coven. Descobrimos que ela traiu outras bruxas ao manipular poderes e magias muito sombrias, o que faz com que ela seja quase sacrificada. Nos quadrinhos, ela também “trai” seu coven, ao entregar vários de seus membros para os Puritanos que realizavam as queimas de bruxas em fogueiras.

WandaVision
Agatha Harkness sendo sacrificada em 1693

O BROCHE DE CAMAFEU

Em todos os episódios em que a personagem Agnes apareceu, ela usava um broche como parte de suas vestimentas. Agora no oitavo episódio de WandaVision descobrimos sua origem. Após ela matar todas as bruxas, ela vai até o cadáver ressecado de sua mãe e arranca o broche de camafeu dela. Esse artefato é importante no vestuário de Agatha Harkness nos quadrinhos, e certamente será uma peça chave na trama da série.

WandaVision
Cena em que Agatha mata sua mãe e rouba seu broche

O FALSO PIETRO E A CRIAÇÃO DE WESTVIEW

Tudo bem que não era mais segredo, mas Agatha revela para Wanda que o Pietro é falso (ou como ela mesmo chama, Fietro). Ela explica que não foi a responsável por criar Westview, mesmo tendo manipulado algumas situações. Uma destas é a presença de um Falso Pietro. Por isso o espanto de Wanda no episódio em que ele aparece em sua porta. Ainda mais, Agatha revela que fez isso por necessidade, pois o verdadeiro Pietro está em outro continente e “cheio de buracos”, remetendo ao que morreu em Vingadores: Era de Ultron. Agora a dúvida que fica é: quem será essa pessoa? O Pietro que saiu dos filmes do X-Men ou um cara qualquer?

WandaVision
Agatha revelando sobre o falso Pietro para Wanda

OS PAIS DE WANDA

Pela primeira vez no MCU vemos os pais de Wanda e Pietro. Na cena do passado, vemos Irina e Oleg Maximoff como pessoas comuns. É interessante notar nesta cena que vemos um pouco do cenário social e político de Sokóvia, mostrando Oleg precisando esconder alguns DVDs. Isso indica uma possível repressão e censura do governo. Já a mãe Irina observa pela janela um tiroteio, mostrando a vida difícil de Wanda desde criança.

Irina e Oleg Maximoff, os pais de Wanda e Pietro

O AMOR DE WANDA PELAS SITCOMS AMERICANAS

Todo mundo ficou se perguntando: porque a história de WandaVision foi apresentada através de sitcoms? Eis que agora temos a resposta! Agatha leva Wanda para revisitar vários momentos importantes de seu passado, e o primeiro é na sua infância. Wanda e sua família usam as séries para aprender inglês, e com isso ela nutriu um grande amor pelas sitcoms. Por isso que ela criou a realidade perfeita dela em Westview se baseando nelas. Na cena, vemos DVDs de A Feiticeira, Com Amor Lucy, entre outras…

WandaVision
DVDs que a família de Wanda assistiam para aprender inglês

O MÍSSIL DAS INDÚSTRIAS STARK E O PODER DE WANDA

Já ouvimos falar deste míssil das Indústrias Stark que caiu na casa da família de Wanda e Pietro, que resultou na morte de seus pais. O que sabíamos é que o os irmãos ficaram escondidos durante dois dias até serem resgatados, enquanto a bomba ficava piscando, indicando que poderia explodir a qualquer momento. Só que agora temos a verdade. Ainda sob o efeito de revelações através de Agatha, vemos que Wanda e Pietro ficaram sim escondidos durante dois dias, porém sem a possivel explosão do míssil, mostrando que Wanda estava usando seu poder para controlar o artefato.

Míssil da Indústrias Stark

Agatha revela que a bomba deveria ter explodido, mas que Wanda usou o “feitiço de manipulação de probabilidades” para impedir que isso acontecesse. Nos quadrinhos, o poder original de Wanda era justamente as manipulações de probabilidade. Isso só comprova que Wanda manipula magia naturalmente.

Wanda criança usando seus poderes para controlar a explosão do míssil

EXPERIMENTOS DA HYDRA

No segundo flashback provocado por Agatha, vemos Wanda relembrando um de seus momentos mais sombrios de seu passado. Este em questão é quando aceitou se juntar a HYDRA e passar por experimentos, que acabaram resultando no “despertar” de seus poderes. Isso acontece quando os gêmeos estavam presos e o Barão Wolfgang Von Strücker pede para Wanda tocar a pedra que estava no cetro de Loki, sendo ela uma Joia do Infinito.

Wanda presa sendo obrigada a participar de experimentos mortais

A JOIA DA MENTE

Em seguida, vemos a Joia da Mente, retirada do cetro de Loki. A Joia é mantida em um invólucro azul, que é partido por Wanda e depois reconstruído, revelando sua coloração original, amarela. A Joia da Mente é a mesma que concedeu à Visão sua consciência quando foi combinada com o JARVIS.

Wanda manipulando a Joia da Mente

“UMA DEUSA, UMA LOUCA, UMA FEITICEIRA. ELA É DEMAIS!”

Brincadeiras a parte, nesta cena Wanda olha dentro da Joia da Mente e tem uma espécie de revelação. Ela vê um ser quase divino. Pelo contorno, trata-se da própria Feiticeira Escarlate, já com um traje fiel aos quadrinhos. É importante ressaltar que isso pode ser uma visão do futuro, mas também pode ser um reflexo do passado. Nas HQs, a Feiticeira Escarlate é um manto passado de geração em geração. Será que a Joia da Mente fez Wanda ver seu futuro? Vamos descobrir só no próximo capítulo o que isso significa.

Será esta visão do passado, ou do futuro de Wanda?

O ROMANCE ENTRE WANDA E VISÃO

Este episódio de WandaVision serviu para preencher muitas lacunas do passado do MCU, incluindo dar “vida” ao romance de Wanda e Visão. No terceiro flashback feito por Agatha, Wanda se vê diante de um dos momentos mais ternos entre eles. Os eventos mostrados nesta cena acontecem entre Vingadores: Era de Ultron e Capitão América: Guerra Civil. Nesta sequência, os dois estão no quartel-general dos Vingadores conversando, falando sobre luto, onde Wanda se sente acolhida por Visão.

Emocionante cena entre Wanda e Visão, falando sobre luto

WANDA NÃO INVADIU A E.S.P.A.D.A E NEM ROUBOU O CORPO DE VISÃO

Nos episódios anteriores de WandaVision acreditávamos que Wanda havia ido até a E.S.P.A.D.A e roubado o corpo de Visão, conforme filmagem que estava no “Projeto Catarata”. Mas agora vimos que as coisas foram diferentes e manipuladas pelo diretor Hayward para incriminar Wanda. A verdade é que ela foi até a base da E.S.P.A.D.A e vê o corpo de Visão todo desmontado. Chocada, ela tenta convencer o diretor a fazer ao menos um enterro ao Visão, que é negado por ele. Com isso, ela se despede do corpo de Visão e vai embora. Através desta cena, ficamos sabendo que o Visão que vemos em Westview não é o corpo robótico dele.

Momento em que Wanda vê o corpo de Visão totalmente desmontado

“PARA ENVELHECER NO V”

Extremamente triste por ver o corpo de Visão em pedaços, Wanda entra em seu carro e encontra uma carta, que contém uma escritura da casa em que ela e Visão moraria (se ele não tivesse morto). Porém, a série não mostra muitos detalhes se este objeto já estava lá dentro, ou se alguém colocou lá propositalmente, levantando mais um mistério em WandaVision. Após isso, vemos Wanda chegando na verdadeira Westview, antes de transformá-la em uma sitcom. A maior questão aqui é se esta carta foi feita por Visão antes de morrer, ou se alguém está induzindo Wanda para ir até a pequena cidade.

Escritura da possível casa de Wanda e Visão

O VERDADEIRO PODER DE WANDA

Depois que Wanda chega no terreno da possível casa que viveria feliz ao lado de Visão, ela entra em choque de tanta dor e surta! Ela cria o Hex que engole a cidade toda, transformando tudo e todos que moram nela. Esse momento de WandaVision nos mostra que Wanda é capaz de reescrever a realidade à sua vontade, especialmente nos momentos de grande estresse e surto emocional, assim como nos quadrinhos. Vale lembrar que a série está usando a HQ Dinastia M como inspiração, que nela a Wanda surta e coloca nosso mundo em perigo.

 

WandaVision
Momento em que a Wanda SURTA e cria a sua realidade em Westview

CRIANDO O VISÃO

E lembra que Wanda saiu da E.S.P.A.D.A sem o corpo de Visão? Nesta cena vemos ela criando ele sem usar seu cadáver. Provavelmente Wanda usa a energia que obteve da Joia da Mente, pois no momento da construção de Visão, é possível observar ele tomando forma através de um brilho amarelo.

Inclusive, isso torna a capacidade do diretor Hayward de rastrear o Vibranium dentro do Hex estranha, já que aparentemente ele possuí as peças de Vibranium do corpo real de Visão.

WandaVision
Wanda criando Visão para ter uma vida perfeita em Westview

“A MAGIA DO CAOS”

Depois de todos os flashbacks que acompanhamos, Wanda e Agatha Harknees começa um diálogo interessante. A bruxa finalmente revela seu lado ruim, e vemos os filhos de Wanda acorrentados por poderes mágicos. Neste momento, Agatha junta todos os pontos e revela que Wanda também é uma bruxa, capaz de usar a Magia do Caos. Nos quadrinhos, tal poder permite que ela seja capaz de alterar e reescrever qualquer realidade.

WandaVision
Wanda com seu poder, após Agatha revelar que ela tem a Magia do Caos

A FEITICEIRA ESCARLATE

É nos segundos finais do episódio 8 de WandaVision que o momento mais aguardado pelos fãs chega! Finalmente Wanda é chamada de Feiticeira Escarlate! Isso é dito por Agatha Harkness, após ver que Visão, os gêmeos e toda Westview foi criada usando a Magia do Caos. Wanda é um ser capaz de realizar criação espontânea, sendo uma entidade extremamente poderosa, um ser que deveria ser apenas um mito. Vale lembrar que esta é a primeira vez que o codinome é dito diretamente para a Wanda. Será que ela irá adotar o codinome daqui pra frente? Tomara que sim!

WandaVision
Agatha após dizer que Wanda é a Feiticeira Escarlate

CENA PÓS CRÉDITOS: O VISÃO BRANCO

Depois das diversas revelações, a Marvel Studios não poupou nossos corações e apresentou uma surpresa em WandaVison: o Visão Branco! Na cena pós créditos, vemos que o diretor Hayward conseguiu reconstruir – ou recriar – o herói. Nos quadrinhos, tal acontecimento foi relatado em Vision Quest, de 1989. A trama apresenta o Visão Branco, um ser sem suas emoções, frio e extremamente racional.

WandaVision
Momento em que temos o primeiro deslumbre do Visão Branco

Mas a questão é: será que o diretor Hayward e a E.S.P.A.D.A vai usá-lo como uma nova arma contra Wanda? Ou conta o próprio Visão? Ou mais do que isso, o Visão criado por Wanda pode ser restaurado no corpo do Visão Branco, assim juntando os dois em um só e proporcionando a Wanda um final feliz? Estas e outras questões que ainda estão pendentes, certamente teremos as respostas na próxima sexta-feira, que até então foi anunciado como o último episódio de WandaVision.

WandaVision
O Visão Branco dos quadrinhos

E pode ter certeza que estaremos aqui para analisar o episódio completo! O que aconteceu com Monica Rambeau? Quem será o falso Pietro? O que de fato é a E.S.P.A.D.A? Os gêmeos de Wanda e Visão irão sobreviver? Como as coisas ficarão para Wanda? E Agatha é a grande vilã? Sei que é difícil, mas só nos resta segurar a ansiedade e não surtar de curiosidade, porque já vimos que o caminho do caos não é o recomendado…