Camisa social: o comprimento certo para usar fora da calça

Já falamos muitas vezes aqui no El Hombre que o caimento das roupas em nosso corpo é tão importante quanto a beleza da peça em si. De nada adianta você comprar uma camisa maravilhosa pela internet e, ao vesti-la, ficar sobrando tecido em todos os lados. Isso acaba completamente com a harmonia do look. Hoje vamos falar sobre uma questão específica na qual muitos homens acabam errando: o comprimento certo da camisa social, caso você a use por fora da calça.

QUANDO USAR PARA DENTRO OU FORA DA CALÇA?

A primeira coisa que você deve saber é que existem modelos de camisa específicos para usar dentro da calça. Se ela for curta demais, vai ficar saindo o tempo inteiro, limitando os seus movimentos. Por isso ela tem um comprimento maior, o que a deixa presa com mais eficiência. Ela deve terminar na região entre o final do zíper e a intersecção entre as duas pernas.

Se você deixar essa mesma camisa para fora, o resultado será ruim na sua aparência. Por quê? Ela ficará longa demais, achatando as suas pernas e alongando  o tronco. Obviamente não será uma proporção harmoniosa, concorda? Por isso você deve dar preferência a algum modelo que termine mais em cima.

COMO SABER O COMPRIMENTO IDEAL?

Não existe uma matemática exata, mas uma boa recomendação é que a camisa termina, mais ou menos, na metade do zíper da calça. Ou do botão central, caso a sua calça adote este modelo. Um pouco para cima ou para baixo está ok. Mas fique esperto para não ultrapassar os limites.

Se chegar à altura da virilha, é porque está comprida demais. E se ficar muito próxima à cintura, é porque está curta demais, o que é um problema tão ruim quanto. Porque dessa maneira, quando você mexer os braços, é perigoso que a camisa suba e mostre o seu abdômen, o que não é nada elegante.

Para não correr esse risco, você pode fazer o seguinte teste: abra seus braço lateralmente. Se a barriga continua escondida, é porque não está curta. E não há a necessidade de levar os braços para o alto, o que faria o tecido subir mais ainda. Afinal, você não está se vestindo para jogar basquete, né?

Seguindo esses conselhos, você vai garantir que sua camisa esteja sempre numa altura boa, o que deixará o seu visual mais proporcional e estiloso. Confira a seguir uma ilustração para ajudá-lo a compreender certinho os tamanhos:

comprimento camisa

Deu para notar a diferença? Aqui embaixo pegamos um exemplo em foto. Na esquerda, a camisa está comprida demais, afetando a proporção do corpo. Ela seria indicada para usar dentro da calça. Na direita, ficou certinho.

comprimento camisa

Quer mais alguns exemplos? Repare abaixo como os grandes influencers da moda masculina internacional respeitam essa proporção. As fotos são de (1) Kosta Williams, (2) Daniel Fox e (3) Philippe Gazar.

comprimento camisa

Agora você já sabe o comprimento ideal para usar uma camisa fora da calça. E se ela estiver longa demais, só que você não gosta de usá-la para dentro? A solução é simples. Leve para algum alfaiate ou costureira da sua confiança, para fazer os devidos ajustes na peça.

VÍDEO EM DESTAQUE