Cansei de ser gordo: 5 dicas para emagrecer com Jorge Bentes

Jorge Bentes é um jornalista que chegou a pesar 150 quilos e viralizou na internet ao narrar no blog “Cansei de Ser Gordo” sua jornada para chegar a metade disso. Aqui neste relato ao “El Hombre” ele conta como perdeu 80 quilos (“sem remédios ou cirurgia”) e dá 5 dicas para quem quiser seguir seus passos.

* * *

Eu sempre fui gordinho, lembro de fazer dieta desde muito cedo. E desde muito cedo tinha que ficar ouvindo: “Jorginho, são 3 colheres de arroz”. Eu odeio essa medida até hoje. Era muito ansioso e comia por emoção. Só que eu não sabia disso e foi assim minha vida inteira. Até fazia regimes. Emagrecia, mas engordava tudo de novo. Ansiedade e falta de aceitação se misturavam e faziam de mim um cara mais triste.

Quando passei para a fase adulta, eu me aceitei e decidi ser gordo. Era feliz assim, namorava, tinha amigos, saía nas baladas da vida. E aí eu sempre observava e me perguntava: Onde estão os gordos? Difícil encontrar um se divertindo como eu fazia. Estavam em casa, a maioria tristes e sem se aceitar, como eu fui um dia.

Só que eu cheguei no meu limite. Fui caminhar no parque e vi o quanto a obesidade estava me fazendo mal. Não consegui caminhar por 30 minutos, aos 31 anos de idade. Eu ia morrer. Esse medo me fez cansar. Por isso o nome do blog. Eu cansei de ser gordo e resolvi me reinventar aos 31 anos e aí começou a mais divertida nova etapa da minha vida.

Para começar tudo certinho, fui em uma nutricionista (todos devem ir!) e comecei. Comecei vencendo o medo de subir na balança, pois eu suava frio e tinha medo desse troço. Subi e vi bater 150 quilos! Situação estava tensa, mesmo!

Nos primeiros 20 dias eu sentia dor física de fome. Parecia que estava saindo uma droga de dentro de mim. Sentia tonturas, sonhava com comida. Na parte das atividades físicas, eu comecei caminhando, pois não tinha coragem de ir para a academia. Um ambiente que não é feito para gordos. Era mais um monstro que eu tinha que enfrentar e eu enfrentei depois de eliminar 12 quilos.

Mandei fazer roupas para treinar (sim, não existe roupa fitness para gordo. Absurdo!) e fui! Me senti, literalmente, um ET. Aquele não era meu mundo, mas eu precisava fazer alguma coisa por mim. Desse jeito, quilo a quilo, roupas afrouxando, ponteiros da balança despencando eu eliminei 80 quilos em 1 ano!

Tive que reaprender a me vestir (jamais vou esquecer o dia que pude comprar uma roupa em uma loja considerada “normal”, pois eu vestia 60), andar, a dizer não, a sentar na cadeira de plástico, a paquerar e ser olhado de um jeito que jamais tinham olhado para mim.

Eu não era mais invisível e um mundo novo se abriu diante de mim depois passar minha vida inteira gordo. A comida não era mais o centro da minha vida. Eu tinha descoberto outras paixões que não ela. Para mim é tudo mais gostoso. Eu renasci e esse novo Jorge é muito mais feliz e forte!

5 DICAS PARA EMAGRECER A MENTE E O CORPO, POR JORGE BENTES

ad

1# Emagreça por você

Antes de qualquer processo de emagrecimento faça a seguinte reflexão: eu vou emagrecer para mim ou para os outros? Muitas vezes, emagrecemos porque a esposa enche o saco, os amigos pegam no seu pé, a mãe sempre dá bronca. Não! Se for por você, vá em frente, se não for, segura! Continua gordinho que um dia, seu dia vai chegar. Ser gordo não é crime. A vontade tem que ser sua!

2# Tenha certeza

Quando eu eliminei os primeiros 2 quilos, eu já tinha certeza que ia conseguir. Eu já me via magro. Ter essa projeção de você magro é muito importante. Afinal de contas, emagrecer só depende de você que coloca ou não a comida na sua boca. Nessa fase, poderiam esfregar uma pizza na minha cara que eu não comia.

3# Esqueça dietas malucas

Esquece dieta do sol, da proteína ou do abacaxi. A dieta, mais do que emagrecer, é um processo onde você vai aprender a comer. Deveríamos aprender isso na escola. Não aprendeu? Aprenda agora! Como? Indo em um nutricionista e fazendo uma reeducação alimentar. Tem pressa para emagrecer? Passou a vida inteira gordo, não vai emagrecer tão rápido assim. Calma! Reeduque-se e emagreça para nunca mais engordar.

4# Novas paixões

Quem é gordo tem a comida como centro da vida. Se chora come, se tá feliz come. Aí, claro, engorda! Descubra novas paixões para a sua vida. Seja ela qual for. Faça esse exercício mental. Essa reflexão. Se enxergue de perto e se pergunte quem é essa pessoa que há muito tempo só é visto como gordo! Você não se resume a isso. Procure-se!

5# Não crie desculpas e sim coragem

Gordo adora inventar desculpa. Adora dizer que não faz dieta porque a esposa não acompanha ou porque ciclano não apoia. Aí eu pergunto: você coloca a comida sozinho na sua boca? Então você pode começar sozinho também. Não espere por ninguém. Ninguém acredita mais em você do que você mesmo. Quem tem que se amar é você e não os outros. Comece, mesmo que ninguém acredite. Basta você querer e acreditar em você!