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A BYD dominou o ranking de elétricos com cinco modelos entre os dez mais vendidos em maio.
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O GWM Haval H6 superou o BYD Song Pro e assumiu o topo dos híbridos plug‑in.
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O mercado eletrificado representa recorde de 7,8 % do total de vendas em veículos leves.
A crescente adesão a veículos eletrificados no Brasil ganhou contornos inéditos em maio, quando o segmento alcançou 16.641 unidades vendidas, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Trata‑se de um recorde em veículos 100 % elétricos, com aumento anual de 34 % nos emplacamentos, indicativo de expansão acelerada.
Nesse contexto, a BYD se firmou como protagonista absoluta no mercado de elétricos, enquanto o GWM Haval H6 roubou a cena entre os híbridos plug‑in, desbancando modelos já consolidados.
Domínio da BYD entre os veículos 100 % elétricos
No ranking de elétricos em maio, os cinco primeiros colocados pertencem à BYD, que emplacou 5.596 unidades – ou 80,6 % do total desse segmento. O BYD Dolphin Mini liderou com 2.576 unidades, seguido pelo Dolphin (1.864) e o Yuan Pro (556). O Seal (388) e o Yuan Plus (195) fecharam o top 5. Outros modelos han aparecido no top 10, como Volvo EX30 (429), Omoda E5 (123) e JAC E‑JS1 (58).
O Dolphin Mini desponta também nas vendas no varejo, chegando a empatar com o Hyundai HB20 em maio com cerca de 2.444 unidades vendidas no canal direto ao consumidor. A presença da BYD no varejo atingiu 8,86 %, ultrapassando marcas tradicionais como Toyota e Honda.
Revolução entre os híbridos
A emergência milionária da GWM se fez notar entre os híbridos plug‑in: o Haval H6 levou 2.138 unidades em maio, superando o até então líder BYD Song Pro, com 1.716 carros vendidos. O Song Plus e o King completam o top 4, com 1.170 e 803 emplacamentos, respectivamente. O Toyota Corolla Cross ocupa a quinta posição com 614 vendas.
Além disso, os recém‑lançados GWM Tank 300 (604) e Jaecoo 7 (275) já figuram entre os dez mais, evidenciando boa recepção do público. Segundo levantamento da Mundo do Automóvel para PCD, o total de híbridos vendidos em maio somou 15.159 unidades. A Fiat, apesar de não aparecer nos dados da ABVE, lidera o ranking corporativo com 4.299 híbridos vendidos, seguida por BYD (3.702), GWM (3.036) e Toyota (1.273).
Cenário geral e perspectivas
Os híbridos plug‑in representaram 7.581 das 9.672 unidades eletrificadas emplacadas em maio. Já os elétricos 100 % somaram 6.969 veículos no período. No acumulado anual, essas tecnologias atingem 7,8 % de participação do mercado de veículos leves .
O avanço se dá por fatores como incentivos fiscais, expansão da rede de recarga e competitividade dos modelos chineses, liderados por BYD e GWM. Dentro desse contexto, os elétricos já enfrentam os modelos populares a combustão, como o HB20, e obtêm fatia relevante nas vendas diretas.
A tendência de elevação continua prevista. A indústria global projeta mais de 20 milhões de EVs até o fim de 2025 , e no Brasil já há esforço de fabricantes, como BYD, para abrir fábricas locais.
Infraestrutura e perfil de compra
O crescimento dos elétricos se sustenta principalmente no varejo urbano, onde o Dolphin Mini atrai famílias e frotistas. Já os híbridos plug‑in ganham espaço entre frotas empresariais e de locadoras, beneficiadas por menores custos operacionais. As vendas diretas atingiram marco de 106.917 unidades, ou 50,1 % do total de emplacamentos em maio.
A expectativa para os próximos meses passa por mais lançamentos competitivos, redução dos preços e aceleração na infraestrutura. Caso essas condições se consolidem, o mix eletrificado pode se aproximar de 10 % ainda em 2025.