Casais brigam mais quando estão com fome, diz estudo

Existe um meme famoso, que já inspirou muitas camisetas e pôsteres, que diz o seguinte: “Me perdoa por tudo que eu disse quando estava com fome.

Pois adivinha só? Essa desculpa, no final das contas, tem mesmo um fundo de verdade. A ciência provou que casais com a barriga vazia brigam mais.

Pesquisadores da Ohio State University fizeram uma experiência bem inusitada com 107 casais para chegar a essa conclusão. Os maridos e esposas receberam bonecos que representavam seus parceiros e, ao final do dia, podiam enfiar até 51 agulhas nele, dependendo de quão nervosos estavam com o outro.

Isso durou 3 semanas. Um detalhe importante? Duas vezes por dia, de manhã e à noite, os voluntários mediam seu nível de glicose. O resultado mostrou que as pessoas com os menores índices de glicose no sangue — o que dá fome — eram as que mais espetavam o seu boneco de vodu.

“Até mesmo quem dizia ter um bom relacionamento expressou mais raiva com a glicose baixa”, disse o Dr. Brad Bushman, líder do estudo. A explicação dele é que quando estamos com fome falta energia para o nosso cérebro exercer o autocontrole, então temos a tendência de explodir mais fácil.

A boa notícia é que existe uma maneira fácil de lidar com isso: deixe para discutir os assuntos mais delicadas com sua parceira depois do jantar. E se vocês estiverem brigando, uma pausa para comer uma barra de chocolate pode ajudar bastante a acalmar os ânimos, além der ler o artigo que escrevemos sobre comunicação não-violenta.

VÍDEOS RELACIONADOS