chulé como evitar

Chulé: como evitar ao usar sapato sem meia? Veja 5 dicas

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Uma das maneiras mais estilosas de usar sapato é sem meia, especialmente se for um modelo casual tipo o loafer ou o dockside. (Se você não reconheceu esses nomes, veja aqui o nosso guia completo dos sapatos masculinos.) O problema é que o nosso pé transpira. Bastante. E essa transpiração vira mau cheiro, porque o ambiente quente, úmido e escuro dos calçados é ideal para a proliferação das bactérias que causam o famoso chulé. Olha só 5 dicas para evitar com esse problema desagradável:

1# MEIA SAPATILHA

chulé como evitar

A melhor maneira de usar sapato sem meia é — adivinha só? — usando meia. Mas não qualquer uma. Estamos falando daqueles modelos “invisíveis” chamados de sapatilha. Elas são bem fininhas e cavadas. Compre uma que não apareça no seu tornozelo e que cubra apenas a base do pé.

2# DESODORANTE

chulé como evitar

De Adidas a Dr. Jones, existem vários desodorantes específicos para o pé, com ação antisséptica e bactericida. Eles são úteis para controlar a umidade da região (algo inevitável quando estamos sem meia) e matar as bactérias que causam o chulé.

3# POLVILHO E TALCO

chulé como evitar

Essas são duas opções clássicas: polvilho ou talco antisséptico. A Granado, por exemplo, tem um produto assim desde 1903. Sabe aquele de embalagem dourada? É dele mesmo que estou falando. Sua ação é semelhante à do desodorante, deixando os pés secos e combatendo as bactérias da região.

EXTRA: LAVANDO OS PÉS

Pode parecer óbvio, mas não custa dizer: lave direito os seus pés antes de usar sapato sem meia. Isso faz toda a diferença. Use sabonete, enxague e depois seque cuidadosamente com toalha entre os dedos. Se você estiver com pressa, pode passar um lenço umedecido.

EXTRA: DESCANSO PARA O SAPATO

De preferência, não use o mesmo sapato por dois dias seguidos, especialmente se você estiver sem meias. Dê ao sapato pelo menos 24 horas de descanso para secar completamente e ventilar direito. O segredo está na rotação.

VÍDEO EM DESTAQUE