fbpx

Coachella 2014: o que já rolou de melhor e o que vem por aí

Começou na última sexta-feira (11), em Indio, Califórnia, a 14ª edição do “Coachella Valley Music and Arts Festival”, ou simplesmente, festival Coachella.

Em seu formato atual, o evento é realizado anualmente no mês de abril, com duração de seis dias no total, sendo os três primeiros dias realizados no segundo final de semana do mês e os outros três dias no final de semana seguinte.

Desde sua primeira edição, no ano de 1999, o festival reúne grandes nomes da música e anima a quente região situada no deserto do Colorado. Neste ano, os headliners são: Outkast (dias 11 e 18), Muse (dias 12 e 19) e Arcade Fire (dias 13 e 20).

O El Hombre não poderia ficar de fora dessa e fala sobre o que rolou de melhor na primeira semana do evento e também o que esperar da semana de encerramento.

Sexta-Feira (11)

Chromeo

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

A dupla canadense Chromeo, formada por Dave 1 e P-Thugg, apesar de já estar na estrada há 10 anos, foi a grande surpresa do primeiro dia. Apresentando seu estilo electrofunk com grooves retrô, o duo levantou a multidão e saiu ovacionado ao final da apresentação. Após a exibição, muitos acreditam que a explosão comercial do grupo deve acontecer em breve. De olho neles!

Girl Talk

girl

Girl Talk é o nome de palco do músico norte-americano Gregg Gillis, cuja especialidade é fazer mashups.
Sempre com sua bandana à cabeça, Gillis veio com a missão de anteceder a principal atração da noite, missão esta que foi muito bem sucedida. O show manteve um bom padrão e contou com várias participações especiais, entre elas estavam os rappers Busta Rhymes e Juicy J.

Outkast

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

O Outkast, formado pela dupla André 3000 e Big Boi, era a principal atração e voltava à ativa após 8 anos longe dos palcos. O setlist foi fechado com todos os maiores sucessos da carreira do duo. A apresentação manteve o público ligado e envolvido durante todo o tempo e Janelle Monáe foi um dos pontos altos na apresentação dos headliners. Porém, o show, que havia começado com atraso e estava programado para terminar a 1:00 teve de ser interrompido, provocando vaias por parte do público e pedidos de desculpas por parte de André.

  • Outras atrações: Ellie Goulding; AFI; Grouplove; The Knife; The Replacements.
  • Na sexta-feira (11), o festival teve um total de 63 apresentações musicais.

Sábado (12)

Lorde

loer

Com apenas 17 anos, a neozelandesa Lorde já é uma Royal. A capacidade e competência da artista são indiscutíveis, mas ela deixou isso ainda mais claro neste festival, mantendo os presentes sempre muito entretidos com suas músicas, a exemplo do que fez recentemente no Lollapalooza Brasil. O público lotou o palco secundário para vê-la cantar, o que acabou deixando certo vazio no palco principal, onde se apresentava a banda Foster the People.

Pharrell Williams

pharrel

Após o sucesso das participações em “Get Lucky” e “Blurred Lines”, além do mais recente hit “Happy”, Pharrell se consolidou na mídia mainstream. O carismático cantor manteve o clima leve e conquistou os presentes durante seu show, que contou com ótimas participações de Gwen Stefani, Snoop Dogg e outros artistas.

Queens of the Stone Age

queens

Para quem curte um bom rock’n’roll, a banda dispensa apresentações. Após o lançamento do último (e ótimo) álbum “…Like Clockwork” a banda voltou com tudo, e mais de 10 anos depois, foi novamente escalada para o Coachella. O setlist não deixou a desejar, teve espaço para a eterna “No One Knows” e para a o hit mais recente “My God Is the Sun”. Josh Homme e companhia mantiveram o nível alto e quem estava presente na plateia pôde curtir ao máximo do início ao fim.

Muse

muse

O trio, já consagrado, foi o headliner do sábado. Com inúmeros sucessos no seu setlist, a banda não enfrentou problemas para agradar os fãs, apesar da recente doença enfrentada pelo frontman, Matt Bellamy (que culminou no cancelamento de um show que aconteceria em São Paulo e prejudicou a apresentação no Lollapalooza Brasil), a banda agitou o público. A precisão vocal de Bellamy e a técnica apurada na guitarra ajudam a manter o show sempre em alto nível. A apresentação atingiu seu auge quando foi executado um cover de “Lithium”, do Nirvana.

  • Outras atrações: MGMT; Pixies; Pet Shop Boys; Skrillex; Fatboy Slim; Cage the Elephant; Julian Casablancas.
  • No sábado (12), o festival teve um total de 64 apresentações musicais.

Domingo (13)

Motörhead

motor

Agora falemos dos veteranos do Motörhead, que tem como frontman nada menos que o ser mais badass já nascido neste planeta, o inigualável, o mito, o macho alfa, o legítimo hombre: Lemmy Kilmister! A banda marcou presença no Coachella 2014 e levou o peso do hard rock britânico ao deserto californiano. Apesar do público presente não ser grande fã do gênero, o trio conseguiu atrair um público considerável. A festa ficou completa quando outra lenda viva do rock, Slash, subiu ao palco para tocar o maior hit da banda: “Ace of Spades”.

Calvin Harris

calvin

O DJ de 30 anos, que recebeu maior reconhecimento após apresentação em uma edição anterior do próprio Coachella, agora voltou consagrado e levantou o público com um setlist enérgico contendo hits como “Feel So Close” e “I Need Your Love”, transformando o festival em uma gigantesca rave.

Arcade Fire

arcade

A principal atração da noite, Arcade Fire, não costuma decepcionar os fãs. Dessa vez não foi diferente. Com um grande número de integrantes e grande variedade de instrumentos, a banda fez jus ao posto de headliner do domingo, tocando todos os sucessos de álbuns anteriores e do mais recente trabalho: “Reflektor”. A surpresa ficou por conta da participação da cantora Debbie Harry, líder da banda Blondie. Como de praxe, Win Butler e companhia levantaram a galera presente no Empire Polo Club executando músicas como “Wake Up” e “Ready to Start”.

  • Outras atrações: Beck; Lana Del Rey; The Naked and Famous.
  • No domingo (13), o festival teve um total de 57 apresentações musicais.

Dias 18, 19, e 20

A frase que descreve as duas semanas do evento é “mesmo lineup, mesmo lugar, mesma arte, pessoas diferentes.” A partir da próxima sexta feira, o Festival Coachella está de volta, sem novidades em relação aos artistas participantes, mas com possíveis mudanças nas performances e outras participações especiais. Na verdade não há muito o que falar sobre o que está por vir, só temos de esperar para ver.