Como aprender inglês (sozinho ou não): 6 métodos

Se você quer impulsionar a sua carreira, a aquisição de uma segunda língua é essencial. E, entre elas, o inglês continua a ser a mais relevante. Isso o levará a encontrar novas oportunidades de trabalho; a conhecer novas culturas; a aumentar o seu conhecimento; a ter a chance de fazer cursos no exterior; e até mesmo a aprimorar sua língua materna. E quais seriam os métodos mais efetivos para aprender inglês, seja sozinho ou não?

1# FAÇA AULAS PRESENCIAIS

O primeiro método é também o mais óbvio. Uma das maneiras mais efetivas de entrar em contato com uma nova língua é através do estudo da mesma. E uma aula ao estilo tradicional pode ser o caminho mais conveniente a você. Sendo assim, busque escolas de inglês nos arredores da sua casa ou do seu trabalho, para facilitar o deslocamento no dia-a-dia.

2# FAÇA CURSOS ONLINE

Da mesma maneira que os cursos presenciais, os cursos oferecidos na internet podem ser bastante efetivos, especialmente para quem tem a rotina muito corrida. Contanto que você mantenha a disciplina e estude com diligência, essa é uma boa opção.

3# BAIXE APLICATIVOS DE SMARTPHONE

São muitos os aplicativos que poderão ajudá-lo a aprender uma segunda língua. No que se refere ao inglês, você pode começar baixando algum desses:

  • Duolingo
  • Busuu
  • Memrise
  • Rosetta Stone
  • Babbel

Há também aplicativos nos quais se pode interagir com falantes de outra língua, como é o caso do Azzar, entre outros.

4# LEIA EM INGLÊS

Escolha um livro, levando em conta o seu grau de familiaridade com a língua, e comece a lê-lo, buscando sempre num dicionário online as palavras que ainda não conhece. Além disso você pode acessar diariamente sites americanos de notícias; assistir filmes/séries com legendas em inglês; e se inscrever em canais internacionais no YouTube. Isso tudo vai ajudá-lo a se familiarizar com a língua.

5# CONSUMA A CULTURA INGLESA

Além de estudar a língua em si, você pode também se aprofundar na cultura inglesa. Pesquise mais sobre a história da Inglaterra e dos Estados Unidos; escute músicas se esforçando para compreender a letra; vá a locais da sua cidade (como pubs) que são frequentados por turistas nativos da língua.

6# FAÇA UM INTERCÂMBIO

Quando você já estiver se sentindo mais confortável com o inglês, que tal partir para o próximo passo e fazer intercâmbio num país em que se fala a língua? A sua fluência vai dar um imenso salto de qualidade desta maneira. Claro que o custo aqui é bem mais elevado do que as outras opções desta lista. Mas você pode se planejar para fazer isso, digamos, daqui 1 ou 2 anos. E aproveitar para se matricular algum curso da sua área de trabalho, para otimizar ainda mais a viagem.

VÍDEO EM DESTAQUE