Como criar um novo hábito em 8 passos

Todos gostaríamos de nos tornar a nossa melhor versão. Ser mais produtivo, mais atraente, mais livre, mais feliz. Só que, às vezes, acabamos nos frustrando ao buscar tal objetivo —  e nos entregando ao desespero. Mas lamentar não é uma boa estratégia. Em vez disso, que tal tentar promover uma série de mudanças em seus hábitos?

É natural termos alguma dificuldade em empreender tais mudanças. Um dos principais motivos? Focamos muito em nosso objetivo final, em vez de prestar atenção ao processo para atingi-lo. Nós estamos aqui, hoje, para te dar uma ideia de qual é a melhor maneira de criar novos hábitos.

1# ESTEJA CONSCIENTE DA IMPORTÂNCIA DE SUA ESCOLHA

O que fazemos repetidas vezes forma as pessoas que nós somos. Isso significa que, se você possui um hábito pouco saudável ou prejudicial a si mesmo, é necessário que o altere. Estar consciente disso é o primeiro passo — e é também um dos mais importantes.

2# MANTENHA A DISCIPLINA

Dizem que a disciplina é a ponte entre os objetivos e as realizações. Isso significa que, se formos devidamente disciplinados, teremos muito mais chances de conquistar os nossos objetivos. A disciplina fará com que assumamos responsabilidade sobre as nossas próprias vidas, e também que nos aperfeiçoemos mental e fisicamente. Para conferir as melhores maneiras de desenvolver o seu sentido de disciplina, não deixe de ler o texto que publicamos aqui no El Hombre há alguns meses.

3# NOVOS HÁBITOS LEVAM TEMPO PARA SE CONSOLIDAR

Segundo especialistas, hábitos simples podem ser incorporados em cerca de 21 dias. Em outros casos, a depender da complexidade, o esforço por você despendido demorará mais para dar frutos, chegando a 66 dias. De qualquer maneira, é esse o momento de exercer a virtude da paciência.

4# FOCO NAS PRIMEIRAS TRÊS SEMANAS

Como dissemos, você precisará de cerca de 21 dias para que um hábito simples se transforme em algo automático na sua vida. E, se você investir nesses primeiros dias, sustentar as suas decisões se tornará algo muito mais simples. Seja perseverante e consistente, crie um compromisso consigo mesmo, como se fosse compromisso de trabalho.

5# REMOVA AS TENTAÇÕES

Renove o seu ambiente de modo que este não apresente nenhuma tentação nas primeiras semanas. Se a sua intenção for se alimentar de maneira saudável, por exemplo, remova de casa os alimentos que não sejam favoráveis ao seu objetivo. Se a sua intenção for parar de fumar, jogue fora todos os maços de cigarro. E assim por diante.

6# ESPELHE-SE EM PESSOAS EXEMPLARES

Em diversos sentidos, acabamos nos espelhando nas pessoas que encontram-se perto de nós. E, mesmo que não nos espelhemos nelas, é mais provável que adquiramos uma parte de seus hábitos. Assim sendo, procure associar-se a pessoas que apresentam o comportamento exemplar na área relativa à qual você deseja se aperfeiçoar.

7# FAÇA SUBSTITUIÇÕES INTELIGENTES

As substituições são extremamente importantes.  Quando estamos procurando nos afastar de um determinado modo de vida, nós devemos encontrar algo específico que tome o seu lugar. Por exemplo, se a sua intenção for passar menos tempo no celular, mantenha sempre um livro por perto e volte-se para ele quando sentir o impulso de navegar pelos seus aplicativos.

8# RECOMPENSE A SI MESMO

Ofereça uma recompensa a si mesmo cada vez que colocar em prática com prosperidade o seu novo comportamento. Com isso você estará reafirmando e reforçando o mesmo. Se fizer duas semanas da mais comprometida dieta aliada a uma boa dose de exercícios, por exemplo, recompense a si próprio com um sorvete no final de semana. O sabor dele vai ficar até mais gostoso.

VÍDEO EM DESTAQUE