pai avô

Como cuidar dos seus pais (e avós) durante a epidemia do coronavírus

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Você sabia que o coronavírus tem uma letalidade muito maior entre os idosos? De acordo com informações do WorldMeters, o número de mortes é de apenas 0,2% entre pessoas abaixo de 39 anos que contraem a doença.

Para quem tem mais de 60 anos, porém, o índice já sobe para 3,6%; acima de 70 anos vai para 8%; depois dos 80 anos atinge 14,8%; e quando a pessoa tem alguma doença preexistente, como diabetes ou hipertensão, a porcentagem cresce ainda mais.

Por isso está na hora de você, que tem pais e avós vivos, assumir a responsabilidade e cuidar deles. (Os tios merecem essa consideração, também, ainda mais se não tiverem filhos.) Eles não cuidaram de você sempre? Bora retribuir, senhores. O mais importante é tomar as cinco atitudes a seguir:

AS 5 ATITUDES DE UM FILHO/NETO ATENCIOSO

1# IR AO MERCADO E FARMÁCIA PARA ELES: O ideal é que os idosos não saiam de casa durante esta epidemia do coronavírus, então faça as compras para eles. Você pode inclusive utilizar um aplicativo de entrega para isso.

2# CUIDAR MUITO BEM DA HIGIENIZAÇÃO: Sempre que voltar para casa, lave muito bem as mãos, além de higienizar tudo o que você trouxer de fora.

3# RESPEITAR AS POLÍTICAS DE ISOLAMENTO SOCIAL: Saia de casa apenas em caso de necessidade. Se você ficar encontrando amigos, existe o perigo de pegar o coronavírus e, depois, transmitir à sua família.

4# FORNECER SUPORTE EMOCIONAL: Ficar de quarentena em casa não é fácil, por isso cultive atividades coletivas em casa com sua família. Podem ser coisas simples, como almoçar/jantar conversando sem celular na mesa; assistir ao jornal juntos na TV; montar quebra-cabeça no fim do dia; etc.

5# CONTRIBUIR NAS TAREFAS DOMÉSTICAS: No mínimo, você deve fazer sua cama; arrumar seu quarto; lavar sua louça; e dobrar suas roupas. Mas dá para ir além disso, ajudando na cozinha e na organização da casa como um todo.