Como cuidar dos seus sapatos

Dá para se dizer muita coisa sobre um homem só pela aparência do sapato.

Muitas mulheres confessam que uma das primeiras coisas que elas reparam num homem é o seu calçado. Antes até mesmo do cabelo, olhos e sabe-se lá mais o quê.

E nós não queremos que aconteça algo semelhante ao que aconteceu com o jogador de basquete argentino da NBA, Manu Ginobili, contigo: o atleta teve seu tênis totalmente destruído durante um jogo na quarta-feira após uma derrapada nervosa.

Por isso, vamos dar umas dicas de como manter seus pisantes bem cuidados e com uma maior expectativa de vida.

Em primeiro lugar, sempre, em qualquer circunstância, limpe o calçado antes de guardá-lo no armário. Um pano limpo e seco para tirar o grosso já faz uma grande diferença.

E na hora de engraxar ou polir aquele sapato de couro, que se usa em ocasiões especiais, também é obrigatório uma limpeza prévia. Uma escovinha com cerdas macias e um pano seco são ideais.

Depois, com um outro pano limpo, aplique algumas quantidades de graxa. Espalhe bem até perceber que o couro absorveu a pasta. Finalizado isso, deixe o sapato respirar em uma área arejada e longe do sol, pois isso ajuda a fixar ainda mais o conteúdo e aumenta a vida útil do calçado.

Para sapatos feitos de materiais sintéticos, camurça ou couro sem brilho, uma boa limpeza após o uso e o cuidado na hora de guardar no armário podem fazer o sapato durar mais — e atrair muito mais olhares, se é que vocês me entendem.