Como dobrar a manga da camisa social? Aprenda duas técnicas!

Quando estamos de camisa social e começa a dar aquele calor, nada melhor do que dobrar a manga para bater um pouco de vento no braço. Além de refrescante, essa ideia também é excelente para trazer um ar descontraído ao look. Hoje vamos falar sobre as duas principais maneiras de dobrar a manga da camisa: a técnica clássica e a italiana. Bora ver?

DOBRA CLÁSSICA

Aqui não tem segredo. Você já deve ter feito isso várias vezes na sua vida. Basta abrir os botões; dobrar a manga em cima dela mesmo; continuar dobrando até chegar a uma altura que te agrade; e ajeitar o tecido para não ficar enrugado.

Encontramos no site “The Gentlemanual” um passo a passo fotográfico que pode ajudá-lo a visualizar. A vantagem da dobra clássica é a facilidade de fazê-la. Impossível errar. Além disso, deixa o visual bem despojado e relaxado. Perfeito para uma ocasião casual.

como dobrar a manga da camisa

DOBRA ITALIANA

Se você quiser acrescentar uma dose extra de estilo ao seu look, pode adotar a dobra italiana. Ela é um pouco mais difícil, mas vale o trabalho caso você esteja num ambiente mais sofisticado. Você começa abrindo os botões; depois dobra a manga; puxa ela até o seu cotovelo; e dobra pela metade, deixando só um pedaço da parte interna da camisa aparecendo. Olha só:

como dobrar a manga da camisa

Neste momento, você talvez esteja se perguntando: “Mas por que não usar uma camisa de manga curta logo de uma vez?” Excelente questão! O negócio é que elas têm um grau de informalidade  maior. Por quê? A manga termina numa altura mais alta, mais ou menos na metade do bíceps. Semelhante a uma camiseta.

A camisa de manga longa dobrada, por sua vez, dificilmente passa do cotovelo — já que o tecido vai engrossando, afunilando e fisicamente não dá para subir mais. Por isso, ela passa um ar mais sério. Mesmo que o tecido, a cor e a estampa das duas sejam exatamente iguais. A camisa de manga curta, portanto, seria mais restrita para uso diurno ou, se for à noite, em situações casuais de verão.dobrar a manga

E aí, qual dos métodos para dobrar a manga da camisa você achou mais estiloso: o clássico ou o italiano? Confira também o vídeo que fizemos sobre deixar (ou não) a camisa social para dentro da calça.