Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Como editar vídeos facilmente, em 5 passos práticos

Quer saber como editar vídeos facilmente? Em 5 passos práticos é possível fazer produções interessantes, mesmo se você não tiver experiência no assunto.

***

Algumas tarefas, como a edição de vídeo, passaram a ser frequentes em diferentes áreas. Para quem não entende do assunto, mas precisa fazer um projeto do tipo, saber como editar vídeos facilmente pode fazer toda a diferença.

A necessidade de editar um vídeo surge em diferentes momentos: com a popularização dos cursos EAD, muitos projetos são desenvolvidos e entregues nesse formato.

Além disso, as empresas passaram a enxergar a força dos vídeos nas redes sociais, o que teve como consequência o aumento na demanda por profissionais com conhecimento em edição.

Por fim, saber como editar vídeos facilmente pode te ajudar até no relacionamento com sua parceira, já que um vídeo é um ótimo presente.

A seguir, conheça 5 passos práticos para editar vídeos facilmente!

1. A escolha do software

Para começar, além de uma câmera para fazer a captação das imagens, você vai precisar de um software para unir os clipes em um só projeto.

No mercado, existem diversos programas de edição de vídeo. O problema é que, na maioria dos casos, os softwares de qualidade contam com uma interface direcionada aos profissionais da área.

Por isso, a escolha do software de edição precisa levar em conta tanto os recursos oferecidos pelo programa, quanto a facilidade de uso.

Nesse sentido, um programa sempre citado por sua interface simples e funcional é o Wondershare Filmora. Esse é um software com ferramentas profissionais, em um ambiente virtual bastante intuitivo.

Por conta dessas características, é uma ótima escolha para quem está começando e não quer perder tempo com uma curva de aprendizagem muito grande.

2. Estruturando a ideia

Todo vídeo, por mais simples que pareça, conta com uma ideia inicial e essa ideia, quando “desmembrada” se transforma em um roteiro.

Por isso, seja um vídeo com propósito comercial, ou com os melhores momentos com sua parceira, o ideal é estruturar a ideia em um roteiro, o que vai ajudar na criação do projeto.

Esse roteiro pode ser uma série de tópicos de assuntos que não podem faltar na produção ou mesmo uma estrutura cena a cena (o que vai aparecer na tela e em qual momento).

Outra vantagem de contar com uma ideia estruturada é ter um guia para seguir. Assim, ao invés de perder tempo na edição, pensando no que poderia acontecer na tela, você segue um caminho pré-definido.

3. Gravação e edição

Se a ideia for fazer um vídeo do zero, você provavelmente vai precisar captar algumas cenas. Nessa etapa, uma dica fundamental que vai permitir editar vídeos facilmente é se atentar à iluminação.

Você não precisa de luzes profissionais para fazer um bom vídeo, mas pode buscar formas de receber luz solar, como gravar em frente à uma janela. Esse cuidado básico vai permitir editar sem se preocupar com a iluminação.

Agora, se o vídeo já estava gravado e a imagem não ficou tão boa, programas como o Filmora contam com ferramentas de estabilização da cor.

Imagem: Filmora
Imagem: Filmora

Esse recurso é especialmente útil ao unir clipes gravados em diferentes câmeras ou dias. Além disso, o Filmora oferece efeitos de transição pré configurados, banco de animações e a possibilidade de inserir legendas ou logo.

Quem não quiser baixar um software de edição de vídeo pode contar com editor de vídeo online grátis para PC. Mas é preciso ter em mente que os recursos são limitados e o resultado pode não ser tão interessante.

4. Elementos que enriquecem

Você já reparou no conteúdo de grandes influenciadores? Além da escolha de editores de vídeo para o YouTube, esses criadores utilizam elementos que enriquecem a produção.

Alguns exemplos desses elementos são o uso de chroma-key, vinhetas animadas e até pequenos objetos que “seguem” uma pessoa dentro do vídeo.

Todos esses detalhes, por menores que sejam, enriquecem uma produção.

Por isso, na hora de editar o seu vídeo, pesquise como inserir elementos capazes de deixar o projeto mais dinâmico e interessante.

5. Vídeo com bom acabamento

Por fim, o cuidado final que você precisa ter está no acabamento, na finalização do projeto.

E uma das dicas para editar vídeos facilmente é pesquisar sobre como exportar um vídeo no formato correto da publicação.

Para isso, você precisa saber qual o destino desse vídeo. Ele será publicado no YouTube? No IGTV? Será somente para uso interno, sem divulgação online?

Essas questões vão te ajudar a exportar o vídeo no formato correto, o que garante o bom acabamento.

E caso o vídeo entre para as redes sociais, não esqueça de conferir o acabamento da capa do vídeo. No IGTV, por exemplo, existe um formato específico de capa.

Criatividade em ação

Imagem: Freepik
Imagem: Freepik

Editar vídeos facilmente é possível ao contar com alguns passos práticos.

Assim, seja um projeto de cunho profissional ou pessoal, você consegue colocar a criatividade em ação ao se valer das dicas apresentadas.

Com um bom editor de vídeo, cuidados na captação e na edição, e claro, um roteiro interessante, seus projetos de vídeo serão capazes de atingir todos os objetivos!