Como fazer flexão de braço? Aprenda a técnica correta

A flexão é um dos exercícios mais populares – e eficazes – de todos. Fortalece o peitoral, braços, ombros e ainda ajuda a tonificar o abdômen, porque você precisa deixá-lo contraído durante a execução do exercício.

Nada mal para um movimento que você pode fazer a qualquer hora e qualquer lugar, sem a necessidade de aparelho auxiliar, né? Mas ainda assim, é necessário tomar alguns cuidados.

Em primeiro lugar, nada de fazer flexão todo dia. “Os treinos de força causam microlesões nos músculos, para que eles cresçam maiores e mais fortes depois”, explica a personal trainer Andrea Cespedes num artigo para o site Livestrong.

“Para esse crescimento ocorrer, é preciso haver um período de recuperação.” Por isso ela sugere fazer flexão dia sim, dia não, proporcionando um descanso de 48 horas aos músculos.

SÉRIES & REPETIÇÕES

O número de séries e repetições vai depender da sua forma física. O personal trainer David Knox, autor do livro “Body School: A New Guide to Improved Movement in Daily”, diz que uma boa meta é 3 séries de 10 repetições.

Mas principiantes podem começar com 2 séries apenas e, se não conseguir chegar às 10 repetições, tudo bem. Basta fazer o mais próximo possível.

Conforme for ficando fácil, aí dá para aumentar o número de repetições, séries e, inclusive, adicionar outras variações da flexão ao treino. Mas isso vamos deixar para falar em outro texto.

Porque agora vamos à grande questão: como fazer flexão corretamente? Pois a postura errada pode trazer, em vez de benefícios, prejuízos à saúde corporal.

EXECUÇÃO

O primeiro passo é ficar de joelhos; aí você apoia as mãos logo abaixo do ombro, levemente mais abertas; coloca os pés juntos para trás, ficando na ponta dos dedos; e estica o corpo, deixando as costas retas.

Pronto, essa é a posição para começar. Aí contraindo o abdômen, você desce com o tronco até o peitoral encostar no chão ou ficar próximo dele; e volta para a posição inicial. É importante manter sempre o corpo reto, sem flexionar a coluna.

Como uma imagem vale mais do que mil palavras, fique agora com alguns GIFs ensinando a posição correta e as erradas para fazer flexão. Vale a pena dar uma olhada, caso você tenha ficado com alguma dúvida:

CERTO

ERRADO