fbpx
Martini receita

Como fazer o Martini perfeito? Aprenda a sua receita

O Martini é uma obra de arte no mundo dos coquetéis. Com apenas dois ingredientes principais e uma pitada de sabor extra, é um drink que atesta que menos pode ser mais. Vamos embarcar em uma jornada de como preparar esta elegante e histórica bebida, apreciada ao longo dos séculos por ícones do estilo como James Bond e Frank Sinatra.

História do Martini

A origem do Martini está envolta em mistério. Alguns atribuem sua criação a Julio Richelieu em São Francisco durante a Corrida do Ouro de 1849, enquanto outros afirmam que ele foi criado na cidade de Martinez, na Califórnia. Independentemente de suas origens, o Martini se tornou um dos coquetéis mais emblemáticos do mundo, apreciado por sua simplicidade refinada e elegância.

➤ LEIA MAIS: Os melhores chás para se aquecer nos dias frios

Ingredientes

Para preparar um Martini, você precisará de Gin ou Vodka, Vermute Seco e um limão ou azeitona para enfeitar. Quanto aos utensílios, você vai precisar de uma coqueteleira, um copo de martini, uma colher de bar e uma pinça para o enfeite.

Método de preparo

O Martini clássico é preparado com uma proporção de 5:1 de Gin para Vermute, mas isso pode ser ajustado de acordo com o seu gosto pessoal. Alguns preferem um Martini mais seco, o que significa mais Gin e menos Vermute. Aqui está uma receita básica de como fazer um Martini:

  1. Encha a coqueteleira com gelo.
  2. Adicione 60ml de Gin ou Vodka.
  3. Adicione 10ml de Vermute Seco.
  4. Mexa bem por cerca de 20 segundos para garantir que a bebida esteja bem fria. Alguns preferem agitar a mistura, mas o método tradicional é mexer.
  5. Coe a mistura no copo de Martini.
  6. Adicione uma casca de limão torcida ou uma azeitona no palito como enfeite.

➤ LEIA MAIS: Você sabe como surgiu o Petit Gateau?

Personalizações do Martini

O Martini é um coquetel que acolhe a personalização. Além do equilíbrio entre o Gin e o Vermute, você pode optar por uma variação mais moderna, substituindo o Gin por Vodka. Este é conhecido como Vodka Martini.

Da mesma forma, você pode optar por um Martini “Dirty”, que adiciona uma pequena quantidade de suco de azeitona à mistura. Ou talvez você prefira um “Perfect Martini”, que utiliza partes iguais de Vermute seco e Vermute doce.

Brinde perfeito

Agora você sabe como fazer um Martini. Este coquetel é um clássico atemporal que irá adicionar um toque de elegância a qualquer ocasião. Lembre-se, a chave para um bom Martini está na qualidade dos ingredientes e na precisão do método. Agora, tudo que resta a fazer é levantar o seu copo e fazer um brinde à arte da mixologia.

➤ Gostou deste conteúdo? Confira outras matérias semelhantes em destaque no site do El Hombre.