relacionamento a distancia
Getty Images

Como fazer um relacionamento a distância dar certo: 12 conselhos

Pronto! Você entrou em um relacionamento a distância. O destino botou um limão na sua frente. Aí cabe a você reclamar dessa fruta azeda ou fazer uma limonada. Ok, não é tão simples quanto parece. Mas, nós do El Hombre vamos te dar uma ajudinha.

O que fazer se você se apaixonou por alguém que mora em outra cidade? Em outro estado? Ou seu relacionamento começou na mesma cidade e um de vocês decide mudar por conta da faculdade ou oportunidade de trabalho. Ou, pior ainda, em outro país? Esse tipo de relacionamento a distância requer muito esforço e sacrifícios. Você gosta o suficiente a ponto de encarar esse desafio? Faça essa reflexão…

Chegou à conclusão de que sim, a relação vale todo o esforço? Show. Então bora tirar uma limonada desse limão azedo chamado “relacionamento a distância”. Reunimos 12 conselhos para fazer esse namoro dar certo.

 

CRIEM UMA ROTINA DE CONTATO

Já que vocês moram longe, é indispensável ter uma rotina de contato para a intimidade não se perder com o tempo. Por exemplo, sempre ligar para dar “bom dia” e “boa noite”, além de conversarem sobre o dia em um horário legal para os dois.

 

NÃO EXAGEREM NO GRUDE

Em tempos de WhatsApp, é perigoso vocês exagerarem no grude por causa da distância e passarem o dia inteiro trocando mensagem. Esse exagero pode afetar negativamente outras áreas da sua vida, tipo a performance no trabalho ou a relação com amigos e família.

 

FAÇAM COISAS NO MESMO HORÁRIO

Essa é uma maneira boa de vocês cultivarem a intimidade: fazer coisas no mesmo horário. Tipo preparar o jantar. Vocês podem colocar o fone de ouvido, fazer uma ligação e ficarem conversando enquanto cozinham em suas respectivas casas. Ver séries ou jogar games online podem ser outra foram de se divertirem a distância… Existem várias possibilidades.

 

PLANEJEM AS VISITAS COM ANTECEDÊNCIA

O ponto alto de qualquer namoro a distância são as visitas, óbvio. O ideal é planejar com antecedência, para criar aquela expectativa gostosa. O planejamento financeiro também é importante para evitar perrengues financeiros e principalmente ficarem muito tempo sem se verem.  Busquem revezar quem viaja a cada encontro, para não ficar muito pesado financeiramente ou fisicamente para nenhum dos dois.

 

FAÇAM CHAMADAS DE VÍDEO SEMPRE QUE POSSÍVEL

Isso ajuda muito a matar a saudade. Conversar pelo telefone e trocar mensagens é gostoso. Mas as chamadas de vídeo são ainda mais. Aproveitem as chamadas de vídeo de graça e com uma boa qualidade.

 

CULTIVEM INTERESSES EM COMUM

Procurem cultivar alguns interesses em comum, como ler um mesmo livro, assistir uma mesma série, ou praticar um mesmo esporte… As opções são muitas. O legal disso é que sempre vai render assunto e companheirismo nas conversas.

 

NÃO DEIXEM O TESÃO ESFRIAR

O sexo não podia ficar de fora desse guia, claro. Quando vocês se encontrarem, podem tirar o atraso. Mas o melhor é não deixar o tesão esfriar com a distância. A tecnologia pode ajudar a esquentar a relação com as chamadas de vídeo e fazer sexo virtual gostoso. Trocar nudes é sempre uma boa ideia também. E óbvio que você precisa confiar bastante no caráter da outra pessoa, para não correr o risco da sua foto vazar depois na internet. Mesmo que o compartilhamento seja crime, não mande fotos se acreditar que a pessoa possa mudar caso o namoro acabe.

TROQUEM FOTOS E VÍDEOS COTIDIANOS

Mandar fotos e vídeos do seu dia a dia ajudam a criar uma conexão maior entre vocês. Não precisa ser o tempo inteiro, até porque isso seria chato. Mas, fotos de momentos dos quais você gostaria de compartilhar com a outra pessoa são bacanas. Pode ser um almoço, um look ou qualquer coisa banal. Peça para que a outra pessoa faça o mesmo. Assim vocês irão se sentir mais presente na vida um do outro.

 

SURPREENDA COM UM PRESENTE DE VEZ EM QUANTO

Que tal surpreender a pessoa amada com um presente? Num relacionamento a distância não possível estar presente em todos os momentos. Às vezes mandar um presente quando não se pode estar próximo é uma forma de demostrar seu sentimento.

 

PARTICIPEM DA VIDA UM DO OUTRO

Um perigo do relacionamento à distância é vocês não participarem muito da vida um do outro, especialmente no que diz respeito a família e amigos. Tá fazendo uma chamada de vídeo e tem alguém próximo a você? Deixe a outra pessoa dar um “oi” para quem está com você. Você também pode criar grupos de interesse em comum no WhatsApp incluindo ela e amigos ou parentes seus. Tipo de “Game of Thrones”, para incentivar a interação. Quando se encontrarem, saiam com os amigos cultivem as relações que cada um tem no tempo em que está sozinho.  Evitar ficar trancado no quarto vivendo um para o outro o tempo todo.

 

SEJAM SEMPRE HONESTOS

É bem mais fácil resolver os problemas quando você encontra a pessoa ao vivo. Num relacionamento a distância, isso nem sempre é possível. Então vocês precisam ser sempre sinceros e honestos sobre as insatisfações e reclamações, para não deixar os problemas aumentarem.

 

TENHAM UM PLANO PARA O RELACIONAMENTO

Não dá para namorar a distância para sempre. Qual é o plano de vocês? Alguém pretende mudar de cidade daqui alguns meses? Ou vocês pretendem morar juntos num futuro próximo? Ter ou criar algum plano ao longo do relacionamento é indispensável, isso acaba dando uma força para aguentar os momentos difíceis de um relacionamento a distância.