Legenda

Como lidar com colegas preguiçosos

Trabalho em equipe é um dos conceitos mais populares do mundo corporativo nos últimos anos.

hamado pelos antigos de “espírito de corpo”, ele procurar mobilizar diferentes talentos e esforços em prol do alcance de objetivos comuns aos seus membros.

Tudo muito bonito no papel. Na prática, a realidade tende a ser bem mais confusa.

Trabalhar em equipe nos colocará diante de grandes diferenças entre nossos pares: temperamentos, conhecimentos, habilidades, ritmos de trabalho, motivações, valores, princípios e muito mais.

Tenho ouvido lamentações vindas de profissionais que se dizem sobrecarregados por conta do corpo mole de alguns colegas que fogem de suas responsabilidades e preferem permanecer escorados em alguém a ter que se esforçar para cumprir suas responsabilidades.

OS ESPERTINHOS

Esses “espertos” se aproveitam da falta de uma plataforma de gestão que divida claramente as atribuições de cada um.

Considero que o grande errado nisso tudo é a própria empresa e seus líderes que falharam em montar uma boa estrutura de operações que estabeleça um rumo a ser seguido pela equipe.

Não acho viável que os “carregadores de piano” continuem a fazê-lo, esperando que algum dia o chefe se dê conta do desequilíbrio de esforços entre os colegas.

Esse dia poderá nunca chegar, gerando frustração juntamente com o desgaste decorrente de anos de sobrecarga.

Também poderá ser desastroso tentar fazer justiça com as próprias mãos ao buscar satisfações junto aos “enroladores”.

A ABORDAGEM

Como não há hierarquia entre vocês, haverá sempre  risco de sua abordagem ser mal recebida e você terminar sendo estigmatizado, ridicularizado, ameaçado ou mesmo isolado do relacionamento social dentro da equipe.

Sugiro que todo aquele que sofre com o corpo mole dos outros procure a liderança de forma reservada e exponha a situação de maneira franca.

Para evitar constrangimentos, pode ser melhor omitir nomes. Procure se focar no drama da vida real e não em seus atores.

Mostre ao chefe que seu comprometimento é real – visto que você está procurando contribuir com a elevação da produtividade da equipe através de uma melhor distribuição de tarefas, a fim de que todos se fortaleçam e se sintam cada vez mais satisfeitos com o trabalho e a empresa.