Como os cinco estágios da paixão influenciam sua saúde

Uma pesquisa do site britânico eHarmony mostrou que pessoas apaixonadas tendem a seguir algumas fases específicas que afetam inclusive seus organismos.

paixao-saude2-el-hombre
Você já deve ter sentido esses sintomas

Uma banda chamada Golpe de Estado cantava na música Paixão que estar apaixonado é “estar embriagado, é não ver mais nada ao lado”. Em outro refrão diziam: “Estar apaixonado é estar entorpecido, não saber se está morto ou vivo”.

Essa coisa toda parece meio exagerada, mas não é.

O site de relacionamentos eHarmony, do Reino Unido, acaba de lançar uma pesquisa que comprova tudo isso.

O resultado mostrou que são cinco os estágios da paixão e como eles podem influenciar sua saúde física e mental.

Vamos a eles:

Estágio 1#: BORBOLETAS

paixao4-el-hombre

Tudo começa com as famosas borboletas no estômago que todo mundo sabe como funciona. Se você não sabe, trate de se apaixonar o mais rápido possível.

A sensação é deliciosa. Tão boa que aumenta sua libido e, biologicamente, tanto os hormônios masculinos quanto femininos ficam em festa. Testosterona e estrogênio para todos os lados.

A parte ruim (se é que tem) é que sua produtividade cai. Quem acaba de se apaixonar só pensa em estar com o objeto de sua afeição ou perdido em pensamentos. Ninguém quer saber de trabalhar.

Estágio 2#: CONSTRUÇÃO

paixao1-el-hombre

O nome construção para descrever relacionamentos é bem poético, mas a coisa ainda está tensa até aqui. O corpo libera neurotransmissores chamados monoaminas, substâncias que aceleram o ritmo cardíaco e disparam ondas de prazer intenso, mesmos efeitos que algumas drogas causam.

Existe ainda a dificuldade em manter o foco, o que não é para menos com tanta emoção acontecendo ao mesmo tempo. Rola também a falta de sono devido à ansiedade em estar feliz.

Ainda bem que mais para frente a coisa acalma. Ou não. Depende do tipo de pessoa que você se envolveu (mas isso já é tema para outro texto).

Estágio 3#: ASSIMILAÇÃO

paixao5-el-hombre

Neste estágio a coisa começa a acalmar um pouco. O que perturba a mente é saber se essa é a pessoa certa ou não para você. É hora de absorver as informações. Todas. Então, você assimila que tem alguém em sua vida.

É hora também de pensar o que você vai fazer com todas essas informações. Tem alguém novo em sua existência: o que você vai fazer com isso?

Estágio 4#: HONESTIDADE

paixao2-el-hombre

Esta etapa aborda o conceito por trás de como nos apresentamos ao outro, como editamos algumas coisas e como usamos algumas imagens para fazer parecer que está tudo bem. Aliás, essa parte parece ser fácil – é o que todo mundo faz em mídia social.

A hora que entra a honestidade de verdade você tem que se mostrar vulnerável, ter dúvidas em relação a um monte de coisas e pensar: “Isso aqui é o que eu acho que é?”, o que aumenta o nível de estresse.

Estágio 5#: ESTABILIDADE

paixao3-el-hombre

Depois de encarar a montanha-russa emocional dos outros estágios, aumenta a intimidade e a confiança entre o casal.

Consequentemente, as pessoas ficam mais felizes e os hormônios novamente entram em ação para ajudar. A ocitocina aprofunda os laços e a vasopressina reforça os sentimentos de apego, o que deixa o vínculo mais forte.

A estabilidade chegou. O que você vai fazer com ela são outros quinhentos.

A verdade é que se apaixonar não é fácil, mas sempre vale a pena.