gênio

Como pensar como um gênio, segundo um ganhador do Nobel

Pedro Nogueira
Pedro Nogueira Editor-Chefe

Quem não gostaria de pensar como um gênio?

Muitas pessoas acreditam, até hoje, no mito de que a nossa inteligência depende do QI. Isso está equivocado. O QI pode até indicar o potencial intelectual de alguém. Mas se uma pessoa de QI alto não gosta de estudar e também não se esforça para desenvolver o seu QE (o quociente emocional), dificilmente ela chegará longe.

Por outro lado, alguém de QI mais baixo, porém muito esforçado, certamente vai acumular conquistas grandiosas ao longo da sua vida.

Dito isso, é fundamental conhecer — e praticar, claro — bons métodos para atingir o potencial da nossa inteligência. E para aprender a pensar como um gênio, o que seria melhor do que ouvir os conselhos de um?

O SEGREDO PARA PENSAR COMO UM GÊNIO

O físico americano Richard Feynman (1918-1988) foi um dos pioneiros da mecânica quântica. Pelas suas contribuições na área, ele ganhou o prêmio Nobel de Física em 1965, junto de seus colegas Julian Schwinger e Shin’ichiro Tomonaga.

A revista americana de negócios INC publicou uma artigo sobre Feynman recentemente, falando sobre o brilhante processo de análise que ele adotava para resolver problemas. É simples e genial ao mesmo tempo:

Você precisa manter uma dúzia de seus maiores problemas constantemente na sua cabeça, mesmo que os deixe em estado dormente.

Cada vez que você ouvir ou ler sobre uma nova ideia, teste-a com cada um destes 12 dilemas para ver se ajuda.

De vez em quando, vai dar certo. Então as pessoas vão dizer: “Como ele fez isso? Ele deve ser um gênio!”

A beleza desse conselho é que ele é simples e poderoso. Você não precisa de um supercérebro para implementá-lo. É tudo uma questão de sistema, não de talento.”

Que tal testar, você também, esse método ensinado por Feynman? Anote num bloco de notas os maiores desafios que você tem hoje. E, então, cultive o hábito de ler bons livros e artigos no seu dia a dia. Ouvir podcasts e assistir a vídeos ou documentários também ajuda.

Quando você se deparar com uma ideia interessante, anote-a e faça o teste com alguns dos problemas que você listou antes. Uma hora, você vai acertar. E, com o tempo, essa prática vai ajudá-lo a pensar como um gênio na resolução dos desafios da vida.