Como sair bem em fotos? 6 dicas profissionais

Você não precisa ser modelo profissional para ter um Instagram bonito. Com um pouco de estudo e de esforço, qualquer pessoa consegue fazer fotos bacanas. Não sabe por onde começar? Relaxa. Hoje reunimos aqui no El Hombre 6 dicas de como sair bem em fotos. Dá só uma olhada:

1# ESCOLHA UM CENÁRIO COM BAIXA POLUIÇÃO VISUAL

Esse é um detalhe que faz toda a diferença. Se você estiver num lugar feio, muito poluído visualmente, não há sorriso que pode te salvar. Por isso dê uma boa analisada no ambiente antes de partir para o clique. Cenários minimalistas tendem a resultar em fotos melhores.

Olha só a diferença nessas fotos do Beckham. O look está bonito nos dois casos, assim como a pose dele. Só que na esquerda há muito poluição visual. A placa amarela. O chão molhado. Vários postes. O carro com reflexo. Etc. Isso prejudica muito o resultado final da fotografia. Se você não achar um local bonito, tudo bem: pode desfocar a parte de trás, como na foto da direita. Existem apps que fazem isso e vamos falar sobre eles mais para frente.

2# UMA BOA ILUMINAÇÃO É IMPORTANTE

O segredo dos grandes fotógrafos é acertar na iluminação. Em geral a luz do meio-dia não fica bonita, pois o sol está logo acima da nossa cabeça, criando sombras muito marcadas e um excesso de contraste. Os melhores horários para uma bela luz natural são o começo da manhã e o final da tarde, que proporcionam uma luminosidade mais lateral, suave e harmônica. Ao fotografar à noite, siga a mesma lógica. Busque uma luz que venha pelas lados, não diretamente por cima.

Quem nos ajuda com o exemplo agora é o Cristiano Ronaldo. Na foto da esquerda, repare como a luz estourou, deixando a pele dele com um aspecto muito brilhante. Na direita, o problema é o oposto: faltou iluminação, o que prejudica o retrato como um todo. A melhor foto é a do centro, em que há um bom equilíbrio na luz, ressaltando na dose certa o look e o rosto dele.

3# USE UM LOOK BEM AJUSTADO AO CORPO

Sempre falamos isso em nossas dicas de moda masculina, mas não custa repetir. Usar um look bem ajustado ao corpo faz toda a diferença. Roupas largas dão uma impressão de desleixo, como o look à esquerda de Leonardo diCaprio mostra. É preciso caprichar nesse quesito.

4# ADOTE ESSES TRUQUES AO FAZER A POSE

Ok, nós sabemos que você não é um modelo profissional. Mas que tal aprender alguns truques utilizados por eles na hora de posar para a foto? São ideias simples, que influenciam bastante a qualidade final do conteúdo:

➤ Acerte a postura, mas sem ficar rígido demais, para não criar um aspecto forçado;

➤ Evite deixar o queixo acima do nível da lente, porque isso distorce seu rosto;

➤ Pense em alguma história ou lembrança que te faça sorrir com naturalidade, já que os sorrisos forçados ficam ruins em fotos;

➤ Nosso rosto não é totalmente simétrico, então analise várias fotos suas para descobrir qual é o seu melhor ângulo;

➤ Tente não fazer fotos 100% frontais, é melhor quando você fica um pouco de lado, em torno de 45 graus;

➤ Quando estiver sorrindo, não feche os olhos demais, tampouco os deixe muito arregalados;

➤ Tentar criar algum movimento com seus braços e pernas, para a foto ter mais vida.

Sabe aquela história de que a prática leva à perfeição? Pois é. Estude as poses que os seus influencers preferidos fazem no Instagram e busque praticá-las na frente do espelho. Com o tempo, será algo natural para você replicá-las.

5# TIRE VÁRIAS FOTOS EM SEQUÊNCIA

Um dos maiores erros que alguém comete ao tirar foto é fazer apenas uma. Se ela sair ruim, não tem salvação. Por outro lado, se você clicar meia dúzia na sequência, com pequenas alterações na pose, a chance se multiplica de dar certo, concorda? É matemática pura. Depois você escolhe a sua favorita e deleta as outras. Todos os modelos do Instagram adotam essa estratégia. Se alguém for bater a foto para você, então já avise: “Tira umas 3 ou 4, por favor!”

6# FAÇA TRATAMENTO DA IMAGEM NUM APP

Muita gente tem a ilusão de que as belas fotos que os modelos postam no Instagram são naturais. Só que isso não é verdade. Todos fazem um leve tratamento em apps de edição de foto. Existem várias opções de programo, sendo o Facetune o mais famoso deles. Uma funcionalidade excelente desses aplicativos é a possibilidade de desfocar o fundo, caso ele seja muito poluído. Olha só nessa foto do Ryan Gosling:

Outras ferramentas úteis nos apps de edição são:

  • Tirar a oleosidade do rosto;
  • Remover pequenos amassados da roupa;
  • Suavizar algum uma gordurinha extra na barriga;
  • Mexer na luminosidade e cores da foto;
  • Desfocar o fundo, como já falamos antes;
  • Acertar algum detalhe na pele;
  • Etc, etc.

O negócio é dar uma boa explorada no aplicativo que você baixar, porque as funcionalidades são várias. Em geral eles são bem intuitivos, com pouco tempo de uso você já aprende. Não é complexo e vai fazer toda a diferença no resultado final das suas fotos, pode acreditar.

VÍDEO EM DESTAQUE