As pessoas adoram fazer piadas com advogados, especialmente sobre a honestidade deles. “Como você sabe que um advogado está mentindo?”, diz uma. “Seus lábios estão se mexendo.”

Mas, justiça seja feita, é uma turma que sabe vestir-se bem. Numa época em que terno é dispensável na maioria das profissões, eles continuam sempre com suas gravatas alinhadas e sapatos lustrosos.

Não é uma surpresa, portanto, que eles sejam retratados na televisão com muita elegância.

Quando falamos sobre Direito, uma das séries mais populares da atualidade é “Suits”, que tem nota 8,8 no IMDB e 94% de aprovação do público, segundo o Rotten Tomatoes.

Ela conta a história de Harvey Specter, um advogado bem-sucedido, confiante e carismático advogado de Nova York, e Mike Ross, seu jovem e malandro assistente, que apesar de nunca ter se formado na faculdade, tem memória fotográfica e sabe tudo sobre as leis.

Mas o talento de Harvey não se limita ao tribunal. Ele também é extremamente habilidoso na hora de se vestir, com seus conjuntos clássicos.

Se você trabalha de terno, há várias lições que pode aprender com ele:

1# Leve o seu terno para ajustar

Harvey-Specter-estilo (4)

Quando compramos um terno, o alfaiate da loja costuma ajustá-lo para nós. Mas caso isso não tenha acontecido, é o caso de levá-lo a uma costureira. E urgente. Você pode reparar como Harvey está sempre dentro dos padrões: camisa aparecendo sob a manga do paletó, ombro com o caimento correto e barra da calça feita. Seja assim também.

2# Use camisa com colarinho largo

Harvey-Specter-estilo (2)

A camisa com o colarinho largo, como as usadas por Harvey, tem duas grandes vantagens: acentua o maxilar e contribuiu para deixar o nosso corpo em formato de “V”. Além disso, é um clássico da moda masculina, usado há décadas por membros da nobreza inglesa. As mulheres que se interessam por moda vão notar isso e você já sairá na frente da concorrência.

3# Adote um nó Windsor na gravata

Harvey-Specter-estilo (3)

Quando se usa o colarinho largo, não adianta fazer o nó simples, pois ele fica muito fino e deixa uma impressão esquisita no visual. Faça como Harvey e mande bala no Windsor, que preencherá bem a camisa.

4# Ande sempre de pocket square

Harvey-Specter-estilo (5)

O diabo mora nos detalhes. E se existe um único acessório que fará você se destacar é o pocket square, pois pouquíssimos homens o usam no Brasil. Na Europa e Estados Unidos, por outro lado, o lenço de paletó é regra entre homens estilosos. Naturalmente Harvey segue esta linha.

5# Cuide do seu grooming

N

Não interessa qual é o corte de cabelo que você adota e se deixa a barba crescer ou não: é fundamental cuidar do grooming com atenção. Gastar 15 minutos na frente do espelho pela manhã, para arrumar o cabelo direito, não vai te matar. E fará toda a diferença na impressão que você passará às pessoas nas 24 horas seguintes.