Como se vestir para um churrasco: 5 dicas

Texto em parceria com Havaianas

***

O churrasco é uma ocasião sagrada para o brasileiro. Esse é aquele momento especial em que nos reunimos com nossos queridos amigos para colocar o papo em dia, enquanto degustamos um banquete regado a picanha, linguiça, asinha de frango ou seja lá qual carne vocês gostarem mais. Com farofa e vinagrete para acompanhar, né?

Apesar da informalidade do churrasco, é importante caprichar no look. Nada de ser desleixado. Afinal, estamos falando de um encontro social, cuja lista de convidados costuma crescer exponencialmente quando há promessa de boa carne, boa bebida e boa companhia. Trata-se de uma oportunidade, portanto, de conhecer novas pessoas, expandir seu networking e, quem sabe, até mesmo descolar uma paquerinha. Por isso hoje reunimos 5 dicas de como se vestir bem num churrasco.

Em primeiro lugar, lembre-se que esses churrascos costumam durar longas horas. Então você precisa montar um look que é, ao mesmo tempo, estiloso e confortável para encarar a maratona. Evite camisetas e calças que sejam de tecidos sintéticos, especialmente poliéster, porque elas esquentam muito e não deixam o corpo respirar bem. Melhor apostar em fibras naturais, como o algodão ou linho, que têm um toque mais suave e confortável.

1# COMO ACERTAR NO CALÇADO

Já que estamos falando de conforto, bora começar pelo calçado. Se for um churrasco diurno, nada melhor do que uma sandália estilosa, que é imbatível nesse quesito. A nossa sugestão é a linha Urban Special da Havaianas, que é mais robusta e possui tiras largas de couro legítimo. Ela traz sola de dupla densidade, com borracha extra-macia na de cima. Perfeita para dar um toque urbano e descontraído ao seu visual. E nos dias mais frios, o que fazer? Invista numa bota. Ela traz um ar rústico que agrega muito ao outfit. Outra opção versátil é o tênis, que funciona durante o dia ou à noite. Os modelos brancos estão particularmente em alta. De preferência, use com uma meia sapatilha, daquelas que não aparecem no tornozelo.

2# EVITE O CHAMADO “OVERDRESS”

Você já ouviu a expressão “overdress”? Os ingleses a usam para descrever uma pessoa que se veste de maneira excessivamente formal para a ocasião. Churrasco é lugar para relaxar. Nada de calça de alfaiataria, sapato de couro ou camisa social. Se é algo que você usaria numa entrevista de emprego, é porque não combina com um churrasco. A seguir vamos dar dicas de peças indicadas para a ocasião.

3# ESCOLHENDO CAMISA OU CAMISETA

A camiseta é sempre uma boa pedida, mas capriche ao escolhê-la. Os modelos minimalistas causam uma impressão melhor. Por exemplo uma camiseta lisa branca, ou preta ou cinza. Não tem como errar. Você também pode arriscar numa gola henley, com botões frontais, que dá um toque rústico e charmoso ao visual. Ela é uma opção mais estilosa do que a polo. No caso da camisa, opte por modelos casuais, por exemplo uma xadrez de flanela, uma jeans ou uma de linho. Assim seu look ficará mais refinado, mas sem o exagero de uma camisa social.

4# DICAS DE CALÇAS E BERMUDAS

Para as pernas, não tem erro com uma calça jeans. Ela é um coringa da moda masculina. Apenas tome o cuidado para escolher um modelo slim, que tem um caimento melhor no corpo. Outra opção bacana é a calça chino. Sua modelagem lembra a de uma calça social, só que ela é de sarja, o que traz uma casualidade elegante à peça. E se o churrasco for na hora do almoço, com sol forte, a bermuda é uma ótima alternativa. Só que fique esperto. Ela não deve ultrapassar o seu joelho, senão deixará a sua silhueta encurtada; e se você escolher um modelo estampado, a camisa/camiseta deve ser lisa para equilibrar o visual.

5# ACRESCENTANDO ACESSÓRIOS

Uma dose de acessórios é sempre bem-vinda. O mais importante é o relógio. Dê preferência aos modelos com pulseira de aço, que são mais descontraídos do que os modelos em couro. Você pode, ainda, acrescentar algumas pulseiras e braceletes no braço para harmonizar com seu relógio. Um colar também fica bonito. Lembre-se de escolher um que não seja muito curto, tampouco longo. O peitoral é uma boa altura. Anéis de aço ou prata podem agregar também ao visual. Os óculos escuros são uma boa pedida em dias ensolarados. E boné? Aí é uma questão de gosto. Se você for adepto do streetwear, manda bala. Caso contrário, melhor evitar.