término de relacionamento

Como superar um término de relacionamento: 12 conselhos

Como superar um término de relacionamento? Seja ele repentino, daquele tipo que te pega totalmente desprevenido, ou esperado (mesmo que você também queira isso), nunca é fácil passar pelo processo de superação do mesmo. Se foi você que terminou, fica com aquele sentimento de culpa. Por outro lado, se terminaram com você, parece que o chão se abriu sob os seus pés.

E, quanto maior o tempo que passaram juntos, mais difícil o término parece, pois há mais memórias para você recordar. Além disso, parece que tudo te faz lembrar da pessoa, não é mesmo? Afinal, são tantas músicas, filmes, perfumes, sabores, presentes… Como se esquecer de tudo isso, de uma hora para outra?

A boa notícia é que existe solução para enfrentar essa fase tão difícil mais facilmente. Mas, para isso, você precisa se esforçar um pouco e não ficar se vitimizando. Por isso, separei umas dicas para você. Vou falar do término de um homem com uma mulher, para exemplificar, mas serve para o inverso e casais do mesmo sexo também, ok?

Como superar um término de relacionamento:

  1. Aceite que isso leva tempo
  2. Não fique pensando no que você fez de errado
  3. Livre-se do que te faz lembrar da pessoa
  4. Fique longe das redes sociais dela
  5. Busque apoio com seus amigos
  6. Maratone séries e leia livros interessantes
  7. Desenvolva um novo hobby
  8. Matricule-se num curso
  9. Comece uma dieta
  10. Planeje uma viagem
  11. Cuide do seu visual, mas cuidado com mudanças bruscas
  12. Não se apresse para começar um novo relacionamento

1. Aceite que superar um término de relacionamento leva tempo

Não adianta você achar que vai acordar amanhã e, como num passe de mágica, ter esquecido a pessoa amada. Isso não acontece de uma hora para a outra, então você precisa aceitar e viver essa espécie de luto.

Mas você precisa se esforçar para não ficar pensando nisso o tempo todo e nem sofrendo o dia inteiro. Afinal, isso não vai mudar a situação e só vai te deixar pra baixo. Aceite que vai levar um tempo. Aproveite para refletir a relação e ver o que pode aprender com isso.

2. Não fique pensando no que você fez de errado

Pode acreditar: exceto em casos em que há traição, agressividade ou algo do gênero por uma das partes, ambos costumam ter sua parcela de culpa no término de um relacionamento.

No entanto, se sentir culpado, pensando no que poderia ter feito diferente, não vai trazer a sua ex de volta para você. Então, aceite que errou, que ela provavelmente errou também e perdoe-se por isso, além de perdoá-la também. Não guarde ressentimentos. É o melhor que você pode fazer neste momento.

3. Livre-se de tudo o que te faça lembrar da pessoa (mesmo que temporariamente)

Se vocês moravam juntos, eram casados ou se você tiver muitas coisas dela ou que remetam a ela, livre-se de tudo. Não estou dizendo para jogar fora ou queimar, como muita gente faz, mas para tirar do seu alcance de visão. Sabe aquela antiga máxima “o que os olhos não veem o coração não sente”? Então, é isso.

Uma ideia é fazer uma limpeza geral, devolver, jogar fora ou doar o que não faça mais sentido e, se quiser guardar algo, coloque tudo em uma caixa e esconda-a em um lugar que não seja de fácil acesso. Pode até ser na casa de um amigo ou parente, para não cair em tentação. Isso já é um bom começo para você começar a superar o término do relacionamento.

4. Fique longe das redes sociais dela

Se você quer melhorar de verdade, afaste-se 100% por um tempo. Isso inclui não ficar visitando as redes sociais dela. Evite “stalkear” a ex, vendo tudo o que ela faz ou deixa de fazer. Selecione no Instagram ou Facebook a opção para não ver as atualizações dela. Ou deixe logo de uma vez de segui-la. Você se recuperará muito mais rapidamente se fizer isso.

5. Busque apoio com seus amigos (não dá para superar um término sem eles)

Nada melhor do que momentos de boas risadas e de uma cerveja com os amigos. Mas não vale tomar um porre. Já que os tempos não estão fáceis, devido à pandemia da Covid-19, você pode fazer um happy hour virtual com eles. Cada um de sua casa, no Zoom, batendo papo. Certamente, vocês terão coisas interessantes para conversar. Isso vai tirar o foco da sua atenção no término.

6. Maratone séries e leia livros interessantes

Que tal maratonar séries e ler bons livros para ajudar você a esquecer a pessoa amada? Mesmo que temporariamente, claro. Há séries interessantíssimas disponíveis na Netflix, Amazon, HBO… Livros, então, nem se fala. Além disso, são um ótimo meio para você deixar a tristeza de lado e talvez até aprender algo novo. E o melhor: gastando pouco.

7. Desenvolva um novo hobby

Sabe aquela coisa que você sempre quis fazer e a sua ex não te apoiava? Ou que você não tinha dinheiro para investir? Então, não há momento melhor que esse. Quem sabe você não desenvolve uma nova paixão por algo que te dê muito prazer? Isso é ótimo para te ajudar a superar um término de relacionamento. E pode até ser que você conheça alguém bacana para amizade ou algo mais sério, quando estiver pronto.

8. Matricule-se num curso (essa é uma ótima dica para superar um término)

Se você costumava passar as noites junto à sua ex-parceira, por exemplo, você pode preencher esse vazio fazendo um curso online. Há milhares de opções e, se você for fluente em outros idiomas, pode procurar cursos de universidades internacionais renomadas para fazer. Há excelentes cursos gratuitos que você pode encontrar no Coursera e na EDX, por exemplo. Tanto em português quanto em outros idiomas.

Que tal superar um término de relacionamento e ainda sair dele mais culto? Essa pode ser a deixa para você conhecer pessoas novas e até se apaixonar novamente, quem sabe?

9. Comece uma dieta

Sabe aquela dieta que você vinha protelando há um bom tempo? Ainda mais por estar acomodado, já que não precisava ficar paquerando mais? Então, esse é um ótimo momento! Assim, você aprende novas receitas e cultiva novas atividades. E, desse modo, você vai se desligando dos hábitos passados que tinha com sua parceira.

10. Planeje uma viagem

Os tempos não estão propícios para viajar, mas dá para planejar a ida (num futuro próximo) para um hotel na praia ou uma casa de campo. Mudar de ares faz um bem danado e traz novas memórias para lembrarmos no futuro. Nada melhor do que passar um tempo consigo mesmo para refletir e desintoxicar.

Se não quiser ficar em um hotel, procure um apartamento, casa ou sítio no AirBnb, por exemplo. Sair da rotina e ir para um lugar novo, que não te traga lembranças da pessoa amada, é fundamental para superar um término de relacionamento. Você vai se sentir renovado!

11. Cuide do seu visual, mas cuidado com mudanças bruscas

Às vezes, ao terminar um relacionamento, dá vontade de fazer aquela mudança no visual. Cuidar de si mesmo é importante. No entanto, esse não é um bom momento para mudanças bruscas. Se você não gostar do resultado, se sentirá ainda pior que antes e pode levar tempo para o cabelo ou a barba crescer novamente. Pense nisso e vá fazendo pequenos upgrades. Aproveite, também, para ler este artigo com outras dicas do que você não deve fazer no fim de relacionamento.

12. Não se apresse para começar um novo relacionamento

Não queira buscar alguém para cobrir esse vazio que você está sentindo. Afinal, isso não é bom para você e muito menos para a outra pessoa, que será apenas usada. Dê tempo ao tempo e as coisas voltarão ao seu normal. Você vai ver! E, no momento em que estiver preparado, recomendo a leitura do artigo “Como recomeçar após o fim de um relacionamento“.

E aí, gostou dessas dicas de como superar um término de relacionamento? Espero que sim! Um abraço, Erica Queiroz, do blog O amor está na rede