Como terminar as coisas que você começa? 5 conselhos

As grandes conquistas da nossa vida começam com uma ideia; aí temos que dar o pontapé inicial; e depois seguir em frente — um passo por vez — até conquistarmos o nosso objetivo. Só que existe um grande obstáculo entre nós e a glória: a falta de persistência. Se você não quer que isso vire um hábito para você, hoje reunimos 5 conselhos de como terminar as coisas que você começa.

1# TENHA UM PROPÓSITO

A nossa motivação depende de encontrar um propósito nas coisas que fazemos. Por que você decidiu começar aquilo? Onde isso vai te levar? Quais serão os benefícios para a sua vida? Reflita muita bem sobre essas questões — e lembre-se das respostas sempre que você se sentir cansado.

2# SEJA SELETIVO NAS SUAS ESCOLHAS

O que você prefere, ser bom em poucas coisas ou ruim em muitas? O nosso tempo é limitado, então precisamos ser seletivos com as nossas escolhas. Foque sua energia no que você considera uma prioridade para você. O resto é uma distração da qual devemos ficar longe.

3# FUJA DO PERFECCIONISMO

Quando estabelecemos uma meta alta demais para nós, é perigoso perdermos a motivação ao longo do caminho, caso algo saia do planejamento. Todas as tarefas em nossa vida precisam ter começo, meio e fim. O perfeccionismo nos leva a prolongar excessivamente a etapa do “meio”. Não caia nessa cilada, trabalha em cima de prazos sempre.

4# FAÇA UMA LISTA DE TAREFAS

Uma lista ajuda você a enxergar claramente o seu progresso, o que mantém a motivação lá no alto. Mesmo que seu objetivo final ainda esteja longe, pelo menos você sabe que está se aproximando dele. Além disso, essa organização te ajuda a escolher as tarefas que deve fazer no curto, médio, longo prazo — ou evitar de vez.

5# COMEMORE AS PEQUENAS VITÓRIAS

Toda trajetória tem um ponto inicial, um ponto final — e vários estágios entre eles. Por isso é importante comemorar as pequenas vitórias. Elas são um indicativo de que você está no caminho certo para atingir sua grande meta. A celebração dessas etapas é uma injeção de ânimo para nós.

VÍDEO EM DESTAQUE