fbpx
Legenda

O que fazer diante da calvície?

Você está perdendo mais cabelo que um Cocker Spaniel em julho? Se a resposta é “sim”, não há motivo para ficar desesperado; saiba que você está em boa companhia. Mais de 80%  do homens dos Estados Unidos se preocupam, também, com a queda de cabelos. E mesmo não existindo um método garantido para devolver a nossa coroa aos seus dias de glória, há maneiras de segurar os fiéis fios que ainda lá permanecem.

O que causa a calvície?

A causa mais comum da perda de cabelo é a alopecia androgênica — e apesar de este transtorno genético ser objeto de incontáveis pesquisas, os cientistas ainda não conseguiram chegar a nenhum resultado conclusivo de como curá-lo. (Bom trabalho cientistas.) Isto posto, inúmeros fatores são achados como os suspeitos pela perda de folículos.

1# Hereditário: Novas evidências sugerem que o gene de perda de cabelo pode ser herdado por qualquer lado da família.

2# DHT: É um derivado da testosterona que aumenta conforme o homem envelhece. O DHT bloqueia o fluxo para o escalpo e destrói os folículos do cabelo, afetando o crescimento.

3# Dieta: Comidas gordurosas afetam os hormônios, o que pode levar ao aumento da produção do DHT. E cafeína desidrata o couro cabeludo, causando a produção de óleo, que leva a obstruir os folícuos do cabelo e previne um crescimento normal.

Segure os fios que ainda restam

Ter um afro estilo anos 70 talvez esteja fora de questão. Mas os homens não estão sem forças na batalha contra a calvície. Tente essas opções para ajudar a segurar os leais fios de cabelo que ainda restam.

1# Limpadores de couro cabeludo/Bloqueadores de DHT: Com alguns efeitos colaterais, esses produtos populares e fáceis de usar bloqueiam o desenvolvimento do DHT e, ao mesmo tempo, limpam o couro, criando assim um lugar saudável para o crescimento de cabelos. Normalmente os bloqueadores de DHT vêm com um processo de 3 passo — xampu, condicionador e creme.

2# Remédios prescritos: Propecia e Minoxidil são os únicos dois tratamentos aprovados pela Food and Drug Administration (agência de saúdo americana) que mostram alguma eficiência em reduzir ou até mesmo reverter a perda de cabelo. No entanto, eles não funcionam para todos e, como se trata de um remédio, o médico deverá ser consultado.

3# Transplante de cabelos: Preços acessíveis estão tornando o transplante capilar na Turquia uma opção incrivelmente popular para aqueles que não tiveram sucesso com outros tipos de tratamento.

4# Bom corte: ele não trará de volta o cabelo, mas um bom corte certamente ajuda a melhorar o visual do “deficiente capilar”. Fale com seu barbeiro ou cabeleireiro para achar um visual que enfatize o cabelo que ainda tem. Ou então leia essas dicas do Eduardo Lautert.

Assumindo a calvície

Acreditamos que, melhor do que ser motivo de piada por tentar arrumar os poucos cabelos que ainda restam, é mostrar confiança deixando tudo zerado. Diz a sabedoria popular que é dos carecas que elas gostam mais. E onde há fumaça, há fogo. Mas se você decidir tirar tudo, não esqueça de proteger sua recente careca do sol com xampus especiais, formulas especificas para o couro cabeludo e um bom protetor solar.

***

Para ler mais dicas de cuidados pessoas de Michael Levy, entre em seu site Grooming Lounge